Mafro recebe fotógrafo Antonio Terra para batepapo sobre novo projeto “Fundo de Garrafa”


antonio_terra_fotografia_salvador
Acervo Pessoal

Celebrando os 35 anos do Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (Mafro-UFBA), nesta sexta (25), às 17h, será realizada a leitura do portfólio artístico do fotógrafo carioca, Antonio Terra. Na ocasião, o público conhecerá as fotografias que integram o projeto Fundo de Garrafa, no qual ele captura personalidades negras que veem o mundo através dos óculos. Nessa edição, tem personalidades como o cantor Lazzo Matumbi, Dr. Carlos Moore e o pesquisador e compositor Nei Lopes.

Ao longo de quase  30 anos de fotografia, Antonio Terra já deixou sua marca em revistas como Vogue e Marie Claire. Capas de discos é outra referência importante de sua trajetória profissional; É autor da célebre contracapa do disco Para Todos de Chico Buarque, além das capas de Gabriel Pensador, Ana Carolina, Elba Ramalho e Dominguinhos.

No dia, Terra falará da trajetória dele como fotógrafo negro, das experiências, vivências, enquanto o público visualiza suas fotos e compartilham suas impressões. Com inspiração estética do fotógrafo malinês Seydou Keita, a  fotografia de Terra flagra – entre luzes, sombras e ângulos singulares, as mais diversas relações que artistas e intelectuais negrxs mantêm com seus óculos.

Tanto no enquadramento e tratamento dado pelo artista, quanto na forma, o mundo se emoldura nas lentes, armações e olhos das pessoas que ele escolhe para fotografar.

 

O quê: Leitura do portfólio artístico Fundo de Garrafa de Antonio Terra

Quando: Dia 25, (sexta-feira), 17h

Onde: MAFRO (Sala Carybé, Faculdade de Medicina, Terreiro de Jesus)

Entrada: Gratuita