Mawo Adelson de Brito lança Livro-Songbook “ÒGÚN: Ogun OniIre Alákoro, Gù alágbεdε” no IGHB!


Mawo_AdelsonMawo_Adelson
No dia 1º de outubro, às 18h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) receberá o lançamento do Livro-Songbook “ÒGÚN: Ogun OniIre Alákoro, Gù alágbεdε”, segundo de uma coleção de livros de um segmento inédito na literatura litúrgica das religiões de matriz africana (o primeiro livro foi “ EXU: Èṣù Ẹlẹgbára Vɔdun Lεgbà”, lançado no dia 8 de agosto do ano passado no Instituto. O livro é de autoria do Mawo Adelson de Brito.
O livro integra o “Projeto Nagô-Vodun, uma Ponte entre dois Continentes”, concebido pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação do Legado Imaterial Afro-ocidental na Bahia – NUPE, fundado por um grupo de professores do Centro Universitário Estácio da Bahia – Estácio FIB. Nele está pautado o pelo resgate de textos e cânticos litúrgicos originais, entoados nos Candomblés Jeje e Nagô (Iorubá), principalmente nas línguas: Iorubá (èdè Yorùbá) e língua Fon (Fɔngbè).  A novidade é a inclusão do Inquice Nkosi na história de Ògún e de , segundo o autor, por inspiração do próprio Orixá, que o levou a uma Feijoada de Ogun, na qual recebeu uma “revelação” de que o referido Inquice deveria figurar como parte dessa obra.
“EXU foi o primeiro livro…agora veio OGUN..e próximo será OXÓSSI, e por ai vamos, registrando as liturgias básicas das religiões de matriz africana oriundas da Costa Ocidental da África, como uma forma de luta contra a intolerância e a discriminação. Precisamos mostrar que essas religiões têm estruturas de culto a Panteões Divinizados como quaisquer outras praticadas no ocidente”, diz o autor.  
Autoria
Com capa e ilustrações de Hugo Canuto (Conto dos Orixás) e Henrique Brito (um dos fundadores do NUPE, junto com o Professor Adelson de Brito, o Mawo Adelson, e autor dos projetos gráficos, tanto do livro “Exu Elebara é Vodun Legba, quanto do presente livro), “ÒGÚN: Ogun OniIre Alákoro, Gù alágbεdε”, seguindo o modelo bem-sucedido adotado no livro de EXU, contextualiza cânticos, louvores, orações a Ògún, o Orixá do ferro, da guerra e da agricultura dos nossos irmãos iorubás e dos nossos ancestrais nagôs, assim como também o faz em relação ao Vodun , Deus dos metais fundidos no interior dos vulcões e adorado pelos nossos ancestrais fon (mais conhecido como Jeje).
SERVIÇO
O que: Lançamento do livro “ÒGÚN: Ogun OniIre Alákoro, Gù alágbεdε”, de Mawó Adelson de Brito
Quando: Dia 1º de outubro (terça-feira), 18h
Onde: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia IGHB
Aberto ao público