Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba acontece na Virada Sustentável!


Filme “Resgate”

 

A Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB) é atração confirmada na Virada Sustentável, que aporta em Salvador de sexta a domingo (dias 08, 09 e 10).

“Participar da Virada, pra gente, é uma janela muito importante de fortalecimento, de trazer essas discussões ao centro dos debates dentro de um Festival com esse respaldo, ainda mais no mês da Consciência Negra. Então, a nossa curadoria traz filmes que têm essa conexão: falam de racismo, identidade negra, estética afro, e vamos costurando as adversidades e diversidades que a população negra e baiana, no geral, tem para que seja algo receptivo, alegre e que as pessoas se conectem”, pontuou a idealizadora da MIMB, Daiane Rosário.

“E será a primeira exibição do filme moçambicano ‘Resgate’ no Brasil, com lançamento dentro da programação da Virada, pra gente conseguir dialogar sobre essas conexões negras, sobre o quanto a gente existe cá e lá, o quanto as nossas vidas e vivências se atravessam, mesmo em contextos culturais diferentes”, endossou.

O filme, com direção de Mickey Fonseca, será exibido no dia 10, no Teatro Vila Velha, seguido de um bate papo sobre sua construção narrativa, com a participação de roteiristas e pesquisadores baianos. O primeiro longa metragem inteiramente moçambicano é uma produção independente e foi recorde de bilheteira em Maputo – capital e maior cidade do país.

A programação da Mostra ainda conta com quatro curtas: “Sem Asas”, da paulista Renata Martins, e três produções baianas – “Rebento”, de Vinicius Eliziário; “Motriz”, de Taís Amor Divino; e “Tempo”, de Victor Uchôa, premiado como Melhor Curta Baiano no Panorama Internacional Coisa de Cinema (2018) pelo Júri da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia. E ainda o curta “Sem Asas”, da paulista Renata Martins. As projeções serão dia 09, das 18h às 21h, na Praça Lord Cochrane (Garibaldi).

E a MIMB também traz uma programação voltada, especialmente, para as crianças com a Sessão Mostrinha e a exibição de três curtas: “Nana & Nilo e os Animais”, de Sandro Lopes; “Guri”, de Adriano Monteiro; e “Lily’s Hair”, de Raphael Gustavo da Silva. Também será realizada uma oficina de Abayomi (bonecas negras) e contação de estóricas com Caroline de Jesus Adesewa. Dia 10, das 10h às 12h, no Teatro Vila Velha.

 

Serviço:

Virada Sustentável Salvador 2019 – de 08 a 10 de novembro

Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB)

Programação:

Dia 09 – 18h às 21h: “Sem Asas” (Renata Martins), “Rebento” (Vinicius Eliziário), “Motriz” (Taís Amor Divino) e “Tempo” (Victor Uchôa)

  • Local: Praça Lord Cochrane (Garibaldi)

Dia 10 – 10h às 12h: oficina de Abayomi (bonecas negras) e contação de estóricas com Caroline de Jesus Adesewa + Sessão Mostrinha: “Nana & Nilo e os Animais” (Sandro Lopes), “Guri” (Adriano Monteiro) e “Lily’s Hair” (Raphael Gustavo da Silva)

  • Local: Teatro Vila Velha

Dia 10 – 17h às 20h: “Resgate” (Mickey Fonseca / Moçambique) + bate papo roteiristas e pesquisadores baianos

  • Local: Teatro Vila Velha

Gratuito