Nelson Maca e Jorjão Bafafé são atrações do Quintas Gregorianas em agosto!


Maca_e_Bafafé
Foto: Léo Ornelas

 

Em agosto, o “Quintas Gregorianas” movimenta a exposição Gregórios, que foi estendida até outubro na Galeria do Teatro Gregório de Mattos. Sempre provocativa e instigadora de reflexões, a programação esse mês ganhou a participação ilustre do poeta baiano Nelson Maca acompanhado do mestre da percussão Jorjão Bafafé.

Na quinta-feira, dia 23, às 19h, o público irá conferir Tamborismo: Poesia & Tambor, performance que nasce do encontro entre a poesia e a percussão. Temas, formatos e ritmos da diáspora africana. O poeta, também professor e idealizador do Sarau bem Black apresenta um conjunto de poemas autorais que transitam entre o belo e bélico, enquanto o mestre da percussão traz para a performance sua longa trajetória na música afro-baiana.

Criada em 2014, a performance Tamborismo: Poesia & Tambor já foi apresentada em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraty. Trata-se de uma forma de expressão da oralidade contemporânea estruturada a partir de elementos da poesia do “poema batuque”, do “slam poetry”, do “dub poetry” e do “rhythm and poety” (rap). Explora o ritmo da língua e do corpo, acompanhada pelo couro e efeitos da percussão afro-diaspórica. Musicalmente, bebe das células rítmicas do candomblé, do reggae, do dub, do rap, do kalyso, do funk carioca e do funk-soul.

 SERVIÇO:

Quintas Gregorianas

Tamborismo: Poesia & Tambor com Nelson Maca e Jorjão Bafafé

Data: 23/8 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Galeria do Teatro Gregório de Mattos

Entrada gratuita