Noite da Beleza Negra acontece neste sábado (8)!


2019-02-16-deusa-do-ebano-ile-aye-foto-max-haack-ag-haack-271-
Foto Max Haak

 

41ª Noite da Beleza Negra acontece próximo sábado (8), a partir das 21h, na Senzala do Barro Preto, e vai escolher a Deusa do Ébano 2020. Nesta edição, vozes femininas sobem ao palco: Daniela Mercury, Nara Couto e o show “Encontro de Poder”, com Graça Onasilê, Marcia Short e Patricia Gomes, além da anfitriã Band’Aiyê.

Não à toa quem abre a noite são três jornalistas negras em atuação em veículos de comunicação da Bahia: Lise Oliveira, Luana Assiz e Vânia Dias. Participações significativas garantem outros momentos emocionantes, como a performance que traz as gêmeas Valentina e Verena, de 3 anos, cuja mãe denunciou a discriminação racial que sofreram por parte de um segurança do metrô de Salvador, no último dia 25 de janeiro.

Militantes do movimento negro, como a jornalista Maira Azevedo, a transexual política, dançarina e cantora de funk brasileiro, Leo Kret, e a acadêmica e pesquisadora em estudos feministas Carla Akotirene deixam seus depoimentos na festa, que promete um momento ápice ao abordar o tema feminicídio. Sobe ao palco a filha de uma vítima deste tipo de assassinato que é motivado pelo menosprezo à condição feminina, apresentação que, para Elísio Lopes, deve se configurar numa das passagens mais marcantes do show.

Todos as performances da Noite da Beleza Negra trazem à cena diferentes linguagens artísticas. Exemplo disso é a participação da cantora e compositora baiana Nêssa no quadro sobre empoderamento do corpo da mulher negra. Ela se apresenta acompanhada de um balé composto por 30 bailarinos.

Toda riqueza artística é dedicada às  principais personagens desse grande dia, as 15 finalistas ao título de Deusa do Ébano 2020. Esta edição do concurso recebeu inscrições de 126 candidatas. Uma delas, próximo sábado, conquista o posto e assume a responsabilidade de ser uma poderosa representante da luta do povo negro por reconhecimento do seu valor, identidade e beleza.

Ao fim da noite do próximo sábado (8), terão sido eleitas uma Rainha e duas Princesas do Ilê Aiyê. Além do Troféu Perfil Azeviche (2º e 3º lugares) e do Troféu Deusa do Ébano (1º lugar), as vencedoras serão premiadas com fantasias do bloco Ilê Aiyê.

A 41ª Noite da Beleza Negra é uma realização do bloco Ilê Aiyê e Caderno 2 Marketing e Produções, com patrocínios da Avon e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e da Bahiagás, com apoio da Saltur e Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Salvador. A produção é assinada pela Benvindo Produções.


I Serviço I

41ª NOITE DA BELEZA NEGRA DO ILÊ AIYÊ

Atrações musicais: Daniela Mercury, Nara Couto, show “Encontro de Poder” (Graça Onasilê, Marcia Short e Patricia Gomes) e Band’Aiyê
Dia: Sábado (8/2)
Horário: 21h
Local: Senzala do Barro Preto
Ingresso: Sympla