Nzo Mungongo Lembeuaji Junsara, realizará a Roda de Conversa “Juventude Negra e os Caminhos da Ancestralidade”!


Pensando as diversas formas de organização do pensamento e das estratégias de resistências, o Nzo Mungongo Lembeuaji Junsara, realizará a Roda de Conversa “Juventude Negra e os Caminhos da Ancestralidade”, no dia 5 de julho (sexta – feira) às 16h – parte da agenda do Julho das Pretas 2019. 

Para debater sobre legado, os desafios da juventude na contemporaneidade, tradição, continuidade e resistência, mulheres negras de religião de Matriz Africana foram convidadas: Fernanda Silva, Ekedi do terreiro Ilê Axé Ominigê, Mestranda em Artes Cênicas (UFBA); Dai Costa, Makota Ndanbulakossi do Nzo Mungongo Lembeaji Junsara, iniciada por Tata Tualembê, graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia e Professora do projeto Bahia Street, que trabalha com empoderamento de meninas negras.

Tem ainda a participação de Gabriela Ramos, Yá Leyn do Axé Abassá de Ogum, Advogada, Mestre em Direito; Thiffany Odara, iniciada na Orixá Oxum, sucessora e à frente do Terreiro Oya Matamba de Kakuruca, Pedagoga formada pela UNEB; Naiara Soares, jovem, negra, periférica, candomblecista, Makota de Ndandalunda do Terreiro São Roque, estudante de administração, educadora popular, facilitadora nacional da REJU – Rede Ecumênica de Juventude.

Rede de Solidariedade contra o Racismo Religioso.

Há pouco menos de um mês, o Terreiro Ilê Axé Omo Omin Tundê, na cidade de Salvador, foi vítima de intolerância e racismo religioso. A casa foi invadida e atacada por criminosos, deixando Yalorixá e filhos de santo prejudicados imaterial e materialmente.

Sabendo da negligência do Estado embasada no racismo religioso, o Nzó Mungongo Lembeuaji Junsara, acredita que devemos nos unir nesses momentos difíceis, pois entendemos os caminhos de resistência e união entre terreiros de candomblé que nos forjaram e que permitem nossa existência até o dia de hoje. Nesse sentido, como fora de solidariedade no dia do evento, o Nzo Mungongo Lembeuaji Junsara estará arrecadando quilos de alimentos que serão direcionados aos mesmos.

O Nzo Mungongo Lembeuaji Junsara fica localizado na Rua Doutor Helvécio Carneiro Ribeiro, Nº 21, Ondina, Salvador.

PROGRAMAÇÃO

O que: Roda de Conversa“Juventude Negra e os Caminhos da Ancestralidade”.

Quando: 05/07/2019 das 16h às 21h 

Onde: Rua Doutor Helvécio Carneiro Ribeiro, Nº 21, Ondina, Salvador.