Oficinas de Produção Cultural e Criação Dramatúrgica abrem inscrições gratuitas em Salvador


oficina_de_teatro_grupo_finos_trapos_salvador (1)
foto: divulgação

Em continuidade às ações do Projeto Abrigo e Morada – Ano II, o Grupo de Teatro Finos Trapos abre inscrições para oficinas gratuitas. Nesta etapa da ação, ‘Ô de casa, ô de fora’, será realizada a oficina “O Avesso da Cena-Produção e Gestão Cultural”, ministrada pelo administrador, produtor e gestor cultural Rômulo Avelar (MG) e a oficina “O Espaço Cênico e Criação Dramatúrgica na Cena Contemporânea”,  ministrada pela atriz, professora e dramaturga Antonia Pereira Bezerra (BA).

Os interessados poderão se inscrever no período de 23 de abril a 02 de maio 2018, através do site. As oficinas terão a carga-horária de 16h/aula, com emissão de certificado e serão realizadas na CAS – Casa de Artes Sustentáveis. A publicação do resultado dos selecionados ocorrerá no dia 03 de maio no site do grupo.

Na oficina O Avesso da Cena-Produção e Gestão Cultural, os participantes terão acesso a informações fundamentais acerca de realização de projetos culturais e de gestão de grupos artísticos e entidades constituídas como produtoras, além de abordar as diversas fases de um projeto (pré-produção, produção e pós- produção).

oficina_de_teatro_grupo_finos_trapos_salvador (1)
foto: divulgação

A oficina será realizada nos dias 04 a 06 de maio (sexta das 19:00 às 22:00, sábado das 10:00 às 18:00 e no domingo das 09:00 às 13:00).

“Quando pesamos na formulação e execução de um projeto com essa natureza, lançamos o nosso olhar para as coisas que acreditamos, e, que de uma forma ou outra possam contribuir um pouco para as questões técnicas, tanto de criação artística quando de noções do caminho da construção e até as burocráticas que sempre estão ao redor de nosso labor”, declara Frank Magalhães, integrante do grupo.

Tendo como público mais específico dramaturgos, estudantes de artes e letras, artistas e encenadores a oficina O Espaço Cênico e Criação Dramatúrgica na Cena Contemporânea propõe investigar as relações entre arquitetura teatral e espaços alternativos e a dramaturgia, trançando um panorama das principais modificações nos modelos de edifícios teatrais no decorrer da história e de como estas influenciaram a escrita cênica contemporânea.

A ministrante Antonia Pereira atualmente é professora Associada III da Universidade Federal da Bahia integra os Grupos de Pesquisa DRAMATIS e GIPE-CIT e Coordena a Área de Artes/Música na CAPES. A oficina será realizada nos dias 11 a 13 de maio (sexta das 19h às 22h, sábado das 10h às 18h e no domingo das 9h às 13h).

Serviço:

O quê:  Oficina: O Avesso da Cena-Produção e Gestão Cultural, com Rômulo Avelar (MG)

O quê:  Oficina: O Espaço Cênico e Criação Dramatúrgica na cena Contemporânea,  Antonia Pereira Bezerra (BA)

Inscrições: de 23 de abril a 02 de maio 2018

Onde: CAS – Casa de Artes Sustentáveis (Rua Democrata 21, Dois de Julho)