Patricia Hill Collins, Djamila Ribeiro, Lívia Natália e Conceição Evaristo: a Flica é das pretas!


A 8ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) vem com tudo este ano! E uma das grandes e mais esperadas atrações será a vinda da ativista Patricia Hill Collins (EUA). Uma das principais autoras intelectuais da atualidade sobre questões de classe, raça e gênero, Collins é socióloga, feminista e professora da Universidade de Maryland.

Uma das mais influentes feministas negras da contemporaneidade, Patricia Hill participará da mesa intitulada “Onde vivem as personagens que nos representam”, que terá ainda a presença da filósofa e feminista brasileira Djamila Ribeiro. Juntas,  elas promoverão um dos mais esperados debates da Festa Literária, que a cada ano amplia a presença negra em sua programação. A mesa está programada para ocorrer no sábado (13), a partir das 17h.

No debate, o público poderá acompanhar ambas ativistas compartilharem suas reflexões a cerca das práticas políticas e afetivas das mulheres negras, além de pensarem em conjunto sobre estratégias de retomada da voz da mulher negra – historicamente silenciada. resistência, autoconhecimento e ocupação para além dos espaços institucionais.

Lívia Natália
Lívia Natália – Foto Andreia Magnoni

Este ano a Flica – de 11 a 14 de outubro – vai homenagear a escritora Conceição Evaristo, que estará na mesa ‘Admiráveis olhos d’água que nos contemplam’, com mediação da poetisa e professora Lívia Natália.

SE LIGUE!

O que: Flica debate “Onde vivem as personagens que nos representam”, com Patricia Hill Collins e Djamila Ribeiro

Quando: 13 de outubro (sábado), 17h

Onde: Cachoeira