Pele Negra, Máscaras Brancas – espetáculo dirigido por Onisajé estreia em março!


pele_negra_mascaras_bancas

O primeiro espetáculo da Cia encenado por uma diretora negra. O nome dela é Onisajé (Fernanda Júlia).  Estamos falando de Pele Negra, Máscaras Brancas –  que estreia na segunda-feira dia 18.

É mais uma criação da Cia de Teatro da Universidade Federal da Bahia e  depois da estreia, o espetáculo segue em cartaz de 23 de março a 14 de abril, de sexta à domingo, às 19h, no Teatro Martim Gonçalves. A entrada é gratuita.

A montagem abre a programação do 3° Fórum Negro de Artes e Cultura (FNAC), que ocorre de 18 a 22 de março em vários pontos da UFBA e traz como temática Xirê dos saberes: (Re) Conhecer, Existir. 

 

pele_negra_mascaras_bancas

O que esperar….

A encenação, composta majoritariamente por negros e negras, traz na codireção Licko Turle, professor visitante da UNIRIO. O elenco é formado por dez atuantes que foram selecionados em audição: Iago Gonçalves, Igor Nascimento, Juliette Nascimento, Manu Moraes, Matheus Cardoso, Matheuzza Xavier, Rafaella Tuxá, Thallia Figueiredo, Victor Edvani e Wellington Lima.

A ficha técnica traz ainda Thiago Romero e Tina Melo na direção de arte -cenário, figurino, maquiagem; Luciano Salvador Bahia, na direção musical; Edileusa dos Santos, na coreografia e preparação corporal; Nando Zâmbia, no desenho de luz; Joana Boccanera, na preparação vocal; e produção de Luiz Antônio Sena Jr., da DAGENTE Produções.

“Xirê dos saberes: (Re) Conhecer, Existir” será o tema do 3° Fórum Negro de Arte e Cultura na UFBA!

E nada menos que Aldri Anuncianção, dramaturgo do espetáculo! A história de Pele Negra, Máscaras Brancas se baseia em tese homônima do psiquiatra e filósofo, Frantz Fanon – uma obra de ficção que traz personagens analisadas pelo próprio. “É irônico também ao abordar um presente ultrapassado que traz feridas que persistem – racismo, rejeição as diversidades e outras subjetividades que podem se perpetuar caso não as enfrente”, comenta Anunciação.

A obra fanônica se constitui numa leitura obrigatória para aqueles que discutem, estudam e lutam contra o racismo. 

pele_negra_mascaras_bancasFNAC

Pele Negra, Máscaras Brancas é uma conquista da segunda edição do Fórum Negro de Artes e Cultura – FNAC, que caminha para a terceira edição em 2019, sob a coordenação coletiva dos professores da ETUFBA, Alexandra Dumas, Licko Turle e Stênio Soares. A realização é da Escola de Teatro e da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA.

Fotos: Adeloyá Magnoni

Serviço

O quê: Pele Negra, Máscaras Brancas

Quando: 18, 23, 24, 29, 30 e 31 de março; 05, 06, 07, 12, 13 e 14 de abril, às 19h

Onde: Teatro Martim Gonçalves

Entrada: Gratuita