Poeta com P de Preto, Rilton Júnior lança primeiro livro em Salvador!


Foto: Adeloya Magnoni

A Antologia Poética “A Poesia é o Alimento para quem tem Fome de Conhecimento” é o primeiro livro do escritor, poeta e ator Rilton Junior, também conhecido como Poeta com P de Preto.

O livro conta com mais de 40 poemas autorais, um conto e uma Carta aos Homens Pretos, de Rilton Junior e alguns poemas em coaturoria com parceiros(as) de caminhada cultural. Nele o leitor poderá ver diversas vertentes da literatura preta do poeta, problematizando a Masculinidade Tóxica imposta aos homens pretos através do processo de colonização.

Falando do Amor Preto, o autor expõe suas composições que narram sua vivência afetiva e também suas escrevivências, relatando como é a Paternidade Afrocentrada. O livro também tem um capítulo dedicado a denunciar o Racismo Estrutural na cidade de Salvador, intitulado “City Racist”, enaltecendo “Afrika” como sendo o berço da Humanidade e fonte de todo conhecimento.

Rilton Junior propõe uma reconexão com o saber afro-ancestral numa compilação de escritas sensitivas e expressivas acerca da sua caminhada com a literatura, desde o Resistência Poética até a realização do projeto autoral o Poeta com P de Preto. “Este livro é uma arma de alta periculosidade, violentamente pacífica, verídica, política e antirracista”, afirma o poeta. 

Rilton_Junior
Foto Dayse Cardoso

 

Para Nelson Maca, que escreveu a orelha do livro, “Rilton é mesmo um Poeta com P de Preto. Fato. Não se enganem. 3P maiúsculos. Assim ele assina e assim seus poemas o representam. Não passa pano pra racistas e opressores de nenhuma espécie. Seus versos ditam a todos que queiram ler, de nosso jeito, nossos próprios traços e sentimentos. Como nós, pretos e pretas, nos vemos e exigimos que nos identifiquem. Representatividade, como se diz hoje. Sem chance para estereótipos que nos jogam para trás.”

A capa e o prefácio 1 foram criados por Marcos Paulo e o prefácio 2 escrito por Luz Marques. A orelha leva o nome de Nelson Maca, a correção das poesias ficou por conta de Fernando Gonzaga e Rose Oliveira, a organização de Valdeck Almeida de Jesus e recebe o selo da Editora Galinha Pulando.

Durante o coquetel de lançamento, o autor vai falar sobre as parcerias ao longo do caminho, seu processo de escrita, a experiência da organização e publicação do livro, bem como a a experiência do livro impresso e lançado.

PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO

05.03.2020 (quinta-feira), às 18hs, no Foyer do Teatro Jorge Amado, avenida Manoel Dias da Silva, 2177 – Pituba
Música: Nitorê Akadã
Dança: Deusa Gisele Soares
Poesia: Poeta com P de Preto

08.03.2020 (domingo), das 15h às 19hs, no SITOC, Rua do Passo, 40, Peloutinho, Salvador-BA
Música: Nitorê Akadã
Imperatriz Beatriz
Dança: Deusa Gisele Soares
Poesia: Poeta com P de Preto
Percussão: Vitor Navar
Exposição de Desenhos: Luz Marques

Serviço:

O quê: Lançamento do livro A poesia é alimento para quem tem fome de conhecimento, de Rilton Junior

Quando e Onde: 05.03.2020, às 18hs, no Foyer do Teatro Jorge Amado, avenida Manoel Dias da Silva, 2177 – Pituba / 08.03.2020, 15 às 19hs, no SITOC, Rua do Passo, 40 – Pelourinho, Salvador-BA

Quanto: R$ 30,00 (valor do livro)