Portal SoteroPreta e UNIME apresentam “Semana Mulher e Representatividade”


8 de março
Isaura Moura

Um dos temas mais discutidos e repercutidos nos dias atuais é a questão da REPRESENTATIVIDADE. Em diferentes setores, este é um tema que vem chamando a atenção por sua amplitude e importância, por seu poder de transformação de realidades. Nesta temática, o Portal Soteropreta, exclusivo sobre Cultura Negra, realiza, em parceria com a Unime Lauro de Freitas, a Semana Mulher & Representatividade, de 13 a 17 de março de 2017.

Serão realizados diálogos com mulheres de diferentes áreas profissionais, de modo a contribuir para a transformação de realidades pessoais entre estudantes e divulgar histórias que possam balizar a formação de seu alunado.

A Semana é uma homenagem ao Mês da Mulher e trará, em sua concepção, a necessidade de abordar o protagonismo feminino em áreas profissionais de destaque na sociedade, de modo a divulgar experiências de vida representativas para jovens em formação.

Na programação, serão levadas profissionais das áreas de Engenharia, Nutrição, Administração, Direito, Psicologia, Comunicação, Educação e Tecnologias. Áreas que a Unime Lauro de Freitas dispõe em cursos de graduação. Os diálogos serão realizados de 19h às 21h dias 13, 14, 15 e 17 de março, são abertos ao público. 

Anhamona de Brito
Anhamona de Brito

Dentre as convidadas está a advogada, ativista de Direitos Humanos, doutoranda  e professora do curso de Direito da Uneb, Anhamona de Brito.  Ela atuou em diversos cargos públicos, onde se destacam o de Superintendente de Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDHDS) e Secretária de Políticas de Ações Afirmativas do Governo Federal (SEPPIR).

Além dela, a nutricionista clínica e esportiva, Tâmara Ferreira, que atua na Secretaria de Saúde do Estado/IPERBA, é Assessoria Nutricional do Programa de Qualidade de Vida de Empresas Multinacionais, e colunista do ‘Nutrindo Saúde’ do site Bahia Na Lupa. Também está na programação, a engenheira civil, Rute Carvalhal, que preside a Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento da Bahia (Abenc-BA).

Praça das Empreendedoras

Na Praça de Alimentação da unidade, será montado – ao longo da semana – o Espaço Colaborativo Tacho & Dendê, da empreendedora Milla Costa, que levará mulheres empreendedoras em diferentes áreas. A Semana Mulher & Representatividade conta com a coordenação da jornalista, Jamile Menezes, editora-chefa do Portal SoteroPreta (www.portalsoteropreta.com.br) e a administradora, Carolina Menezes, docente da Unime nos cursos de Administração e Comunicação.

8 de março
Tâmara Ferreira

PROGRAMAÇÃO

13/3 – Segunda

8 de março
Joilma Nobre

Direito & Admnistração

 Anhamona de Brito – advogada, ativista de Direitos Humanos e professora de carreira do curso de Direito da Uneb (Campus XIX – Camaçari). Doutoranda em Difusão do Conhecimento (análise cognitiva) pela UFBA, onde estuda participação popular, cidadania e acesso à Justiça. Atuou em diversos cargos públicos, onde se destacam o de Superintendente de Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDHDS); Secretária de Políticas de Ações Afirmativas do Governo Federal (SEPPIR); Ouvidora Geral da Defensoria Pública dá Bahia; e Presidente do Colégio Nacional das Ouvidorias das Defensorias Públicas do Brasil.

Joilma Nobre – Psicóloga pela Universidade Salvador; Gestora e coordenadora de Pós-graduação da Nobre Assessoria Organizacional; Especialista de Carreiras; Ex-gerente no SineBahia; Pós graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas e organizações, pela UNEB. Possui formação em Psicanálise nas Instituições é Consultora externa, Orientadora Profissional e Psicóloga clinica.

8 d emarço
Claudete Alves

14/3 – Terça

Tecnologia & Psicologia

Claudete Alves – Coordenadora de Projetos Especiais da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA. Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação, Coordenadora do Ponto de Presença da RNP na Bahia (PoP-BA) e da Rede Metropolitana de Salvador (REMESSA).

Isaura Moura – Psicóloga clinica, é Diretora do Centro de Inteligência Emocional Plenitude, palestrante e analista do comportamento. É Especializada em Psicopedagogia, Coach de autoconhecimento e inteligência emocional. Atua organização social que atende crianças em vulnerabilidade social e suas famílias em Salvador e coordena o projeto “Meu filho, minha Prioridade”, de orientação parental, treinamento de pais para a formação de filhos autônomos, saudáveis e equilibrados emocionalmente.

 

8 d emarço
Mia Lopes

15/3 – Quarta

Comunicação & Educação

Mia Lopes – Comunicadora Social pela UNIME, youtuber, blogueira e produtora de conteúdo. Criadora do webprograma Miando Por Aí e do projeto de emagrecimento Aquela Já Era, repórter da TV Câmara Salvador e Coordenadora de Comunicação do Instituto Flores de Dan.

Josiane Climaco – Mestra em Educação (PPGE-UFBA), especialista em Planejamento Educacional e Gestão Escolar (Universo), especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte e Lazer (Uneb), licenciada em Educação Física, supervisora do PIBID/UFBA. Atualmente, coordena o Fórum Nacional de Mulheres Negras – BA, recebeu o Prêmio de Esporte Educacional pela Petrobrás (2014) e o prêmio Educar para Igualdade Racial e de Gênero pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) em 2015.

 

8 de março
Rute Carvalhal

17/3 – Sexta

Nutrição & Engenharia

Tâmara Ferreira – Nutricionista clínica e esportiva, graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem especialização em Nutrição Esportiva e Clínica, é Sanitarista e sócia-proprietária da Clínica Cruz Lemos. Atua na Secretaria de Saúde do Estado/IPERBA, na Clínica Clivale (Iguatemi) e é Assessora Técnica de churrascarias e restaurantes, além de prestar Assessoria Nutricional ao Programa de Qualidade de Vida de Empresas Multinacionais, ser colunista do ‘Nutrindo Saúde’ do site Bahia Na Lupa e ter Prática clínica em Fitoterapia, Medicina Tradicional Indígena e Nutrição Esportiva.

Rute Carvalhal – Engenheira civil, primeira mulher eleita presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento da Bahia (Abenc-BA), é também graduada em Administração de Empresas e Geografia. Possui Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Administração Pública. Foi Conselheira do Crea-BA (2007 a 2012) e Coordenadora Nacional e Regional da Câmara Especializada de Engenharia Civil (2010 e 2011). Ocupou o cargo de coordenadora adjunta da Comissão de Ética e Mérito (2009) e da Câmara Especializada de Engenharia Civil (2009).

 

8 de março
Josiane Climaco

SERVIÇO

O que: Semana Mulher & Representatividade

Quando: De 13 a 17 de março, das 19h às 21h

Onde: Unime Lauro de Freitas (Av. Luís Tarquínio, 600 – Centro, Lauro de Freitas)

Gratuito

Mais informações: (71) 99219-7135 (Jamile Menezes)

www.portalsoteropreta.com.br 

 

Fotos: Divulgação