“Preciso de olhos para ser artista!” – Ajude Annie Ganzala, nossa Aquarela!


AnnieGonzaga

“Tenho glaucoma e cerotocone, já perdi 85% da visão do olho esquerdo e o direito está indo pelo mesmo caminho”.

Annie Ganzala é “afro sapatão, mãe, feminista decolonial, Candomblecista, Aquarelista e grafiteira”, como ela mesma se define. Nasceu em Salvador e tem um estilo único de fazer sua arte: ela usa a técnica da Aquarela para pintar suas memórias, encontros e experiências. Por conta do recente diagnóstico, seu trabalho e – por consequência – sua expressão em vida, está sob risco. 

Annie Ganzala: em Salvador e no mundo aquarelando mulheres negras

O estágio do Glaucoma e Cerotocone que Annie hoje apresenta é avançado – já comprometeu 85% de sua visão esquerda. Mas há tratamento que pode ser feito. O Ceratocone é uma doença que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas

annie_ganzala

Em campanha online, Annie apela pela ajuda de quem a conhece e não conhece, de quem a admira e acompanha, de quem ama seu trabalho. A Vakinha online pretende arrecadar R$5mil – que custearão tratamento, medicações. Até o fechamento desta matéria, a Vakinho já havia arrecadado R$ 1.955.

“Faz seis meses que percebi que meus olhos não vem funcionando muito bem, mas não imaginei que fosse tão grave e passei muito tempo esperando vaga nos hospitais púbicos. Quando percebi que não conseguiria, pedi ajuda a uma amiga com os exames iniciais, mas não pude seguir o tratamento por falta de recursos financeiros.

annie_ganzala
Fto: Helemozão Fotopoesia

Annie é autônoma, sua subsistência vem de sua arte e como intitula a campanha: “Preciso de olhos para ser artista”.

“Não tenho recursos para bancar o tratamento e medicamentos, mas acredito que com seu apoio posso recuperar a visão e continuar fazendo o que sei fazer de melhor que é arte”, apela na plataforma online.

Quer ajudar? Acesse o site e contribua: “Preciso de olhos para ser artista”.