Programa Corra pro Abraço lança o CD “Outros Caminhos São Possíveis”!


corra_pro_abraço
Foto: Camila Souza/GOVBA

 

“Outros Caminhos São Possíveis”! Esse é o objetivo e nome do álbum musical organizado pelo Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que será lançado às 17h, da próxima terça-feira (18), na sala Walter da Silveira (Barris).

As canções foram escritas pelos próprios beneficiários do “Corra”, ao longo dos seus cinco anos de existência, durante as oficinas de arte-educação e redução de danos. O álbum tem como protagonistas os assistidos pelo serviço: pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade, ou afetadas por problemas relacionados a criminalização das drogas, tais como a população em situação de rua e jovens que residem e transitam em territórios com altos índices de violência. O CD, gravado em abril nos estúdios do bloco afro Ilê Aiyê, surgiu da necessidade de dar visibilidade às composições destes artistas, participantes do programa, que se encontram em contextos de vulnerabilidade.

Os 20 artistas se dividiram nas tarefas de compositores, percussionistas e cantores. Entre as faixas estão: “Maloqueiro Não”, “Sou a rua”, “Um gesto de amor”, “Meio da rua”, “Canto a vida”, “Tributo a Salvador”, “Vacilão”.

“Nunca imaginei gravar um CD. Músicas que contam a realidade da favela mesmo”, conta Lidineia Oliveira, 36, vendedora de picolé e percussionista. Cledson Braga dos Santos, 42 anos, compositor da faixa “Dom Musical”, acredita que essa é uma “oportunidade também de contar a ação feita no programa” e os impactos e transformações em suas vidas.

corra_pro_abraço
Divulgação

Ambos são assistidos pelo serviço da SJDHDS que realizou nos últimos dois anos, durante execução da oscip COMVIDA (Comunidade Cidadania e Vida), mais de 45 mil atendimentos a pessoas usuárias de substâncias psicoativas e jovens em contextos de vulnerabilidade em Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana.

O evento contará com os arte-educadores: Dainho Xequerê e Merry Batista, na abertura do lançamento, que serão também os mestres de cerimônia da noite, apresentação dos cantores, compositores e percussionistas do álbum, presença de representantes governamentais, movimentos sociais, academia, entre outros convidados e apoiadores do Corra pro Abraço.

SERVIÇO

O que: Lançamento CD “Outros Caminhos São Possíveis”!

Quem: Corra pro Abraço (SJCDHS)

Quando: 18 de dezembro, 17h

Onde: Sala Walter da Silveira (Barris)