Programa Tambores da Liberdade destaca a cultura da música afro no rádio baiano


TamboresDaLiberdade
foto: Alberto Lima

Com a realização e produção do bloco afro Ilê Aiyê e apoio da Rádio Educadora FM, o programa Tambores da Liberdade tem na locução Petrus Nobre, Jaci Trindade e Sandro Teles, levando o melhor da música negra todos os sábados das 18 às 19h na rádio educadora FM 107.5.

A Educadora FM há mais de dez anos segue como a única rádio da Bahia que tem uma programação chamada de “Faixa Negra do Rádio”, entre os programas, o Tambores da Liberdade se destaca com um repertório formado por músicas de blocos afros como Muzenza, Malê Debalê, Bankoma, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Gandhy entre outros, além da música reggae, afro pop, Hip Hop, Funk, Música Tradicional e Sacra Africana, Reggae, Samba, Jazz, Blues, Samba- Reggae, e ritmos da Black Music.

O Tambores da Liberdade apresenta também quadros como o “Papo de Crioula e de Crioulo”, que a cada edição traz ao estúdio personalidades do mundo afro para entrevistas que falam sobre temas da atualidade, sobre a história dos afrodescendentes no Brasil e no Mundo e sobre a musicalidade baiana. No quadro “Noticias do Mundo Afro” o ouvinte fica informado com notícias sobre a população negra no Brasil e no mundo também. Tem também o mais novo quadro “Coisas do Axé” com entrevistas voltadas com principais representantes do Candomblé, já a interação com o ouvinte ocorre com as promoções e recados nas redes sociais.

O projeto – O Axé na Faixa Negra da Educadora FM, selecionado pelo Edital Setorial de Música do Fundo de Cultura da SecultBA, vai produzir 24 edições do programa de rádio Tambores da Liberdade durante seis meses, através do #EditalSetorial.

 

Serviço


Programa Tambores da Liberdade
Local: 
Rádio Educadora FM 107.5
Quando: Todos os sábados, 18h às 19h