Projeto Contos e Cantadores homenageará Mestre Bimba!


Foto Thiago Del Rey

 

A proximidade do centenário do Mestre Bimba inspira a próxima edição do projeto Contos e Cantadores, que acontece próximo dia 1° de setembro, 10h, no Museu Udo Knoff, no Pelourinho. Com o tema “Ritmos da Regional”, o encontro irá reunir Mestre Sabiá, Mestre Canguru, Mestre Nenel e a professora de samba de roda Nalvinha para falar deste que foi o criador da Capoeira Regional e fundador, em 1932, da primeira academia especializada em capoeira.

O Circuito Contos e Cantadores tem realização assinada pelo Projeto Mandinga e Aú Marketing com Propósito e apoio financeiro apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Com total de quatro edições, em diferentes museus da cidade, o projeto convida o público a participar de rodas de conversas e música para conhecer a identidade histórica do povo brasileiro a partir do cancioneiro da capoeira.

Para falar do legado deste que, de tantos ensinamentos que deixou, veio a inspirar, em 1993, a criação da Fundação Mestre Bimba, estarão reunidos Mestre Nenel e professora Nalvinha, ambos filhos do homenageado, Mestre Canguru, formado pela Fundação Mestre Bimba e exímio tocador de berimbau, e Mestre Sabiá, à frente do Projeto Mandinga e idealizador do projeto Contos e Cantadores.

“Esperamos que o público venha homenagear conosco o lendário Mestre Bimba, diferenciado pela sua musicalidade, por ter sido um visionário da capoeira que, mesmo analfabeto, foi um grande educador e influenciador de jovens, muitos da classe alta, tendo encontrado uma forma digna de inserir a capoeira na sociedade. Se hoje a capoeira está no mundo todo, devemos muito a ele, a esse grande cidadão, que deixou um imenso legado, sobretudo o de ter tocado a conduta de seus alunos, na roda e fora dela, de maneira muito marcante”, adianta Mestre Sabiá.

Encontro “Circuito Contos e Cantadores” homenageia legado do Mestre Gato Preto em Salvador!

SERVIÇO:

Contos e Cantadores – 2º encontro

Quando: 1º de setembro (sábado)

Horário: 10h

Onde: Museu Udo Knoff – R. Frei Vicente, 3 – Pelourinho, Salvador – BA, 40025-060

Entrada franca