Projeto “Mulher com a Palavra” traz Mariene de Castro e Ana Maria Gonçalves pra falar de “Maternidade”!


mariene-de-castro
Mariene de Castro

O projeto “Mulher com a Palavra” chega ao quarto ano de atividades, reunindo personalidades da cultura brasileira para debater temas inquietantes sobre os direitos das mulheres, desta vez em torno da questão “Maternidades Possíveis”. Abrindo os trabalhos, uma conversa entre a cantora Mariene de Castro e a escritora Ana Maria Gonçalves, com mediação da apresentadora Rita Batista.

A conversa vai girar em torno de perguntas como: quais as visões das mulheres de hoje para a potência da maternidade? Como enxergam as imposições relativas à educação de crianças pela sociedade? E a sacralização da figura da mãe, a quem atende? E a possibilidade de não ter filhos? A impossibilidade de escolher legalmente interromper uma gravidez?

SOBRE ELAS:

ana-maria-gonçalves

Ana Maria Gonçalves nasceu em 1970 em Ibiá, Minas Gerais. Publicitária por formação, residiu em São Paulo por treze anos. Em viagem à Bahia, encantou-se com a Ilha de Itaparica, onde fixou moradia por cinco anos e descobriu sua veia de ficcionista, passando a se dedicar integralmente à literatura e ao universo cultural da diáspora africana nas Américas.

Sua estreia no romance se dá em 2002, com a publicação de Ao lado e à margem do que sentes por mim – “livro terno, íntimo, vivido e escrito em Itaparica”, segundo o depoimento de Millor Fernandes. O texto teve circulação restrita, em primorosa edição artesanal. Em 2006, a autora torna-se conhecida em todo o país com o lançamento de Um defeito de cor, narrativa monumental de 952 páginas.

Mariene de Castro Mariene Bezerra de Castro, mais conhecida como Mariene de Castro, é atriz, modelo, instrumentista, bailarina, cantora e compositora brasileira, notória por destacar maracatu e samba de roda em sua obra, formada por 5 álbuns. É mãe de Bento Velloso, Pedro Velloso, João Francisco Velloso e Maria dos Santos. 

 

rita_batista_mulher_com_a_palavra_tais_araujo_salvador
Rita Batista

O “Mulher com a Palavra” é uma iniciativa da Maré Produções Culturais, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), com o patrocínio da Avon e da Bahiagás.

SERVIÇO

Quando: 23/07, 20h

Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), das filas A a Z11

Onde: Teatro Castro Alves – Sala Principal (Campo Grande)

Classificação indicativa: Livre