Rede Dandaras lança Mapeamento de Psicólogas Negras contra racismo, machismo e LGBTfobia no Brasil


saúde mulher negra
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O enfrentamento ao racismo, machismo e LGBTfobia passa por diversas frentes que, articuladas, fortalecem a afirmação e resistência do ser. Uma destas frentes, de fundamental importância, é a Saúde e, nela, a Psicologia. Fundada em 2016 pelas psicólogas Negras Laura Augusta e Tainã Vieira, a Rede Dandaras é uma articulação que tem como objetivo a promoção da saúde através do pertencimento identitário, a construção de gênero e territorialidade.

Desde então, a Rede tem realizado ações estratégicas de enfrentamento ao racismo, machismo e LGBTfobia na cidade de Salvador, com o objetivo  de contribuir com a educação, promoção de saúde e identidade de mulheres negras.

A Rede Dandaras surge de demandas de mulheres negras  dentro de uma universidade de Salvador, que estavam invisibilizadas pela vitimização do racismo, correlacionado com o machismo. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Para ampliar sua atuação em distritos sanitários da cidade de Salvador, a Rede lança na web o Mapeamento de Psicólogas Negras no Brasil – articulando a Rede contra o Racismo e Misoginia no Brasil. A iniciativa vem para  articular, fortalecer a Rede e promover a saúde entre as mulheres. Com a identificação destas profissionais, a Rede pretende formular, conjuntamente, ações que fortaleçam os laços para um melhor enfrentamento do ponto de vista da saúde mental deste público.

“A Rede Dandaras surge de uma inquietação pela forma que as mulheres negras são atravessadas brutalmente pela estrutura racista e machista que as oprime nos serviços de saúde. Como quando não são mencionadas nas Políticas de Atenção Integral da População Negra e da Mulher e na assistência do serviço da Lei Maria da Penha. Elas são revitimizadas pelo não funcionamento, fazendo com que o índice de feminicídios aumente para nós” – Laura Augusta.

Quer fazer parte ou conhece alguém que precisa estar nesta articulação?

Estão sendo feitas inscrições neste link