Rei de Ile-Ife (Nigéria) vem a Salvador e Colóquio Literário Internacional Odùdùwa receberá também Wole Soyinka!


Ojaja_II
Ojaja II

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da UFBA, o I Colóquio Internacional Odùdùwa – Língua, Literatura e Epistemologias Iorubanas acontece em junho, em Salvador. O Colóquio será realizado por ocasião da visita do  rei de Ile-Ife (Nigéria), berço da civilização iorubana, à cidade de 6 a 10 de junho.

Neste período, a viagem inédita doo rei Ooni Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi, Ojaja II, ao Brasil, terá como intuito de –  junto à administração pública nacional – declarar a Bahia oficialmente como a capital iorubana das Américas. A visita insere-se dentro da proposta do rei Ooni para reaproximar e reunir os descendentes do grande ancestral Oduduwa espalhados pelos quatro cantos do mundo.  O rei de Ifé é descendente direto de Oduduwa, responsável pela criação do mundo, de acordo com a tradição do povo iorubá.

Wole_Soyinka
Wole Soyinka

Desde a sua ascensão ao trono de Oduduwa em outubro de 2015, o rei Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi já realizou visitas semelhantes a países como Estados Unidos, Canadá, Gana e Reino Unido, dentre outros. Este ano, será a vez da América Latina e, ciente da importância e centralidade do Brasil no cenário afro-latino-americano, o rei Ooni Ogunwusi resolveu iniciar com a Bahia. na comitiva do rei, virão à cidade personalidades africanas como o prêmio Nobel de Literatura Wole Soyinka; o Awise Agbaye, porta-voz mundial dos babalaôs, Prof. Dr. Wande Abimbola; o embaixador do Benin na UNESCO, Prof. Dr. Olabiyi Yai, dentre outras.

O evento é gratuito, aberto ao público. Programe-se!

Quando: 8 de junho de 2018 (sexta-feira), das 13h às 21h.

Onde: Auditório da Faculdade de Medicina (Pelourinho)