Religiosos realizam IV Xirê de Rua em Camaçari neste sábado (23)!


xire_de_rua_camacari

Um Xirê em plena rua de Camaçari. Mais especificamente ali na Praça Desembargador Montenegro, desde 2014, terreiros de Candomblé do município e adjacências se reúnem para – juntos – celebrar os Orixás e a religiosidade de matriz africana. Um tributo à história e legado religioso vivenciado e cultuado por milhares de pessoas. O Xirê de Rua, projeto que reúne adeptos, amigos e simpatizantes da religião nas ruas de Camaçari, reproduz o ritual do Xirê realizado nos Terreiros de Candomblé, visando a promoção da diversidade religiosa e o respeito. Este ano, será no próximo sábado – 23 de setembro – às 14h, em Camaçari. 

Em tempos de ódio religioso propagado na mídia e nas redes sociais, o Xirê vem ainda com a mensagem de combate e enfrentamento às práticas que vem vitimando religiosos em todo país, através da sensibilização da população a cerca da importância do respeito mútuo entre as religiões. O projeto, inclusive, vem disso; há três anos o Terreiro Asé Oloodé Omilolá, em Camaçari, foi invadido, assentamentos sagrados foram destruídos e a família do Axé foi ameaçada. A inciativa é coordenada pelo Babalorixá do Omiolá, Roberto de Jesus Silva.

xire_de_rua_camacari2

“O Xirê de Rua assume também o papel de informar e levar conhecimento a cerca destas influências e estimular a identidade do ‘povo de santo’ com vistas à criação de espaços para a preservação das tradições de matriz africana. Desde 2014 os Terreiros de Camaçari se articulam na tentativa de levar o maior número de pessoas para a rua, buscando parceiros para que o Xirê de Rua possa ser uma tradição viva, assumindo seu papel social e político na vida das pessoas através de reivindicações junto às autoridades para a criação de políticas afirmativas para os povos de matriz africana” – Babalorixá Roberto de Jesus Silva.

A atividade é aberta ao público.

O que: Xirê de Rua contra a Intolerância Religiosa

Onde: Praça Desembargador Montenegro, Camaçari

Quando: Dia 23 de setembro, 14, sábado

Aberto ao público

Fotos: Divulgação