Religiosos se preparam para a 9ª Caminhada da Pedra de Xangô!


caminhada_Pedra_de_xango
No próximo dia 4 de fevereiro, será realizada a 9ª Caminhada da Pedra de Xangô, localizada na Avenida Assis Valente, bairro de Cajazeiras X. A pedra é símbolo da luta dos escravos pela libertação, pois ali se reuniram os negros no período colonial para organização do quilombo conhecido por Buraco do Tatu.

“Uma agressão tanto a nossa religião, quanto ao respeito pela gente que não desrespeita ninguém e quando acontece um ato desses, claro nos sentimos ofendidos, machucados e discriminados”, disse Mãe Iara de Oxum, fundadora da caminhada.

A construção da avenida valorizou comercialmente a região e, desde a inauguração em 2010, os rumores de destruição do rochedo crescem junto com a especulação imobiliária e deixando a pedra exposta a atentados de intolerância religiosa. Exemplo disso aconteceu na madrugada do dia 10 de novembro de 2015, quando oferendas foram destruídas, e onde se encontrou sal grosso e pichações.

Ambientalistas e historiadores estão convidados a juntar-se aos adeptos do candomblé, todos vestidos de branco, às 7h30min no local conhecido como Campo da Pronaica, de onde partirá a caminhada.

9ª Caminhada da Pedra de Xangô

Onde: Pedra de Xangô – Avenida Assis Valente, Cajazeiras X

Quando: Dia 4 de fevereiro (domingo), 7h30