Roda de Conversa Mulheres Negras na Cena Literária pauta Maria Carolina de Jesus!


carolina_maria
Carolina Maria de Jesus

A reflexão, os trânsitos, afetos e tensões de quatro mulheres negras atuantes na cena artístico-educacional de Salvador estarão no foco do debate na Roda de Conversa Mulheres Negras na Cena Literária, que vai reunir as pretas Dayse Sacramento, Gabriela Gaia, Raquel Alves dos Santos Nascimento e Cidinha da Silva, curadora do evento.

Cada uma terá um tema para abordar da Roda, que acontece nesta quinta (21), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha. O encontro terá exposições seguidas de debates, intervenções entre as convidadas e perguntas da plateia.

O resultado esperado é uma efervescência de ideias para olhar por diferentes ângulos a presença e atuação das mulheres negras na cena literária contemporânea.

dayse_sacramento_literatura_negra_feminista
Dayse Sacramento Foto Lis Pedreira

Com a professora de Língua Portuguesa do IFBA e doutoranda em Literatura pela UFBA, Dayse Sacramento, a temática será “A urgência da reflexão sobre a literatura produzida por mulheres negras: ações e perspectivas”, na qual aplicará seus estudos e pesquisas de textos da literatura de autoria de mulheres negras. Dayse falará de mulheres negras nos eventos literários, sua participação como autoras, críticas e como parte da assistência e produção. 

Já Gabriela Gaia, que é capixaba e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, falará da narrativa de Carolina Maria de Jesus, com o tema “A cidade nas dobras da narrativa de Carolina Maria de Jesus”. Gaia terá a missão de provocar um diálogo entre a narrativa da escritora e o processo de produção da cidade. A cidade enquanto lugar da disputa, dos conflitos, da solidariedade, dos afetos, da criação, da reinvenção da vida e da reivindicação de direitos. 

Ainda sobre a autora, o tema “Carolina Maria de Jesus e seu “Quarto de Despejo” na Alemanha: o olhar do outro como um convite para refletirmos sobre o nosso olhar” será tratado pela paulista, Raquel Alves dos Santos Nascimento, doutoranda em Estudos da Tradução pela USP. Raquel se debruçará sobre a clássica obra O quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, que teve sete edições publicadas na Alemanha entre 1962 a 1993. Em sua fala, a análise será de como esta obra foi recebida por lá, a partir dos jornal publicados na época no país. 

cidinha da silva
Cidinha da Silva

Por fim, a curadora do evento, a escritora Cidinha da Silva falará do tema “Nós da cena”, no qual tematizará questões ligadas à autoria de mulheres negras, geração editorial, crítica literária e mercado editorial, como convite à audiência para desfazer as caixinhas, nas quais a literatura das mulheres negras volta e meia é enclausurada.

“O evento Mulheres Negras Na Cena Literária Contemporânea será um espaço importante, tanto pelo arranjo de expositoras proposto, envolvendo diferentes perspectivas e diferentes campos em torno do tema, quanto pela metodologia proposta, que pretende propiciar uma troca mais rica entre o público e as convidadas. Acredito que as abordagens propostas por cada uma de nós se tangenciam, ao mesmo tempo que se somadas trazendo mais densidade para pensar o universo do tema do evento”, afirma Gabriela Gaia. 

Roda de Conversa Mulheres Negras na Cena Literária

Dia: 21 de setembro, quinta feira, 18h

Local: Espaço Cultural da Barroquinha.

Entrada aberta ao público