Roteirista Susan Kalik é finalista do maior concurso de roteiros da América Latina


Roteiro
Foto: Adeloyá Magnoni

Um dos maiores concursos de roteiros da América Latina, o FRAPA elegeu o roteiro de longa-metragem LAFOND, da roteirista Susan Kalik, como um dos finalistas dentre 197 roteiros inscritos. LAFOND está entre os 10 finalistas que vão apresentar seus pitchings na manhã do dia 3 de julho, dentro da programação oficial do festival, em Porto Alegre. Eles serão avaliados por uma banca especializada e concorrerão a prêmios com consultorias e software de edição de roteiros.

O roteiro de LAFOND foi produzido através do Edital de Novos Roteiristas do MINC de 2017 e já passou por algumas consultorias, como a do roteirista Marcos Barbosa e por Aleksei Abib, Iana Cossoy e Francine Barbosa, no último PAN-LAB, o Laboratório de Roteiros do Panorama Internacional Coisa de Cinema, e script doctoring de Bill Labonia consultorias temáticas de Fernanda Julia Onisajé e Daniel Arcades. Atualmente o filme está em captação, pela Encantamento Filmes e já conta com Conceição Evaristo, no elenco.

LAFOND é uma ficção que cruza a história de Jorge Lafond com a de um ator nos dias de hoje, dialogando sobre como o racismo, o machismo e as barreiras sociais atuaram e atuam nas vidas destes dois artistas. Também sobre o FRAPA, o próximo roteiro de Susan Kalik, ainda em desenvolvimento “BARRA AZUL” foi selecionado para reunião nas Rodadas de Negócios por sete importantes produtoras e distribuidoras, entre elas a Amazon, Conspiração e Globo Filmes.

O FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre – é o primeiro evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. A quarta edição do FRAPA será realizada de 2 a 5 de julho de 2019 na Cinemateca Capitólio e no SENAC Porto Alegre e tem como objetivo debater e reforçar a importância do roteiro na crescente produção de cinema e TV, bem como estimular a aproximação dos profissionais locais à produção do resto do continente.

Susan Kalik é paulista, radicada na Bahia há 22 anos, atuando como roteirista, diretora e produtora desde 2010 pela Modupé Produtora. Sua produção mais recente, como diretora assistente e produtora executiva, “Bando, um filme De”, com direção de Lázaro Ramos e Thiago Gomes, venceu o Panorama de Cinema 2018 como Melhor Longa Baiano.