Sábado de Carnaval é dia de Negrada: vai ter Ilê Aiyê, Bankoma, Muzenza e Malê na Avenida!


Deusa do Ébano 2019 – Fto André Frutuoso
O Circuito do Campo Grande hoje é da negrada! No sábado de Carnaval já é esperada a beleza negra com a passagem dos mais tradicionais Blocos Afros da folia em Salvador. O mais esperado, com certeza é o Ilê Aiyê, que tem sua consagrada saída lá da ladeira do Curuzu.
O tradicional cortejo acontece às 21h, com concentração a partir das 20h, em meio a uma cerimônia religiosa presidida pela mãe de santo Hildelice Benta, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu. Logo após a chegada no Plano Inclinado, o bloco segue para o Corredor da Vitória, onde inicia o seu primeiro desfile no circuito Osmar (Campo Grande), às 2h da madrugada do domingo (3/3), em direção a Praça da Piedade. Neste ano, o Ilê será conduzido por sua majestade, a Deusa do Ébano, Daniele Nobre.
ileayie_frutuoso
Ilê Aiyê – Foto André Frtuoso
Comemorar os 45 anos do bloco na avenida é também celebrar a história do primeiro bloco afro do Brasil e todas as conquistas alcançadas desde o seu primeiro desfile em 1974. Não à toa o tema do Carnaval 2019 da entidade é “Que Bloco é Esse?”, numa referência à canção de Paulinho Camafeu que embalou sua primeira aparição.
Pra mim é muito gratificante colocar o bloco na rua mais um ano. Somos o primeiro bloco afro e há 45 anos ininterruptos estamos desfilando no Carnaval mesmo com toda dificuldade que a gente enfrenta, então é hora de celebrar as conquistas que acompanham o surgimento do Ilê Aiyê, essa transformação que a cidade sofreu na musicalidade, na estética, no resgate da autoestima do povo negro e, sobretudo, no despertar desse sentimento de negritude, que fez com vários outros blocos afro surgissem na Bahia, no Brasil e até no mundo”, realça Antônio Carlos Vovô, fundador e presidente da entidade.
Muzenza
Muzenza Foto Alfredo Filho_Secom
A noite deste sábado (02) também terá desfiles do Bankoma, Muzenza, Malê Debalê e Ilê Aiyê, que vão enegrecer a passarela Nelson Maleiro. Com uma rainha mais do que especial desfilando em 2019, o bloco afro Muzenza, que comemora 38 anos, desfila com o tema “Afrofuturismo” – acompanhado da rainha Josy Brasil, de 33 anos. A jovem é cadeirante e foi surpreendida durante o ensaio do bloco com o título, dividido com o rei, Siry Brasil, que há 14 anos está no posto.
“Debalê: Uma nação africana chamada Malê” será o o tema do Bloco Malê Debalê, que chegará diretamente do Abaeté, comemorando 40 anos de história. Terá seu desfile conduzido pela rainha Quênia Santos e pelo rei Tony Ferreira.
Male debale_
Foto Afredo Filho_Secom04

Com o tema “Uma nação africana chamada Bahia, onde se pratica reggae, futebol e paz”, o Muzenza levará por dois dias para a Avenida: percussionistas, alas de dançarinos, capoeiristas, baianas, além dos  rastafaris, em uma ala que homenageia o artista jamaicano, Bob Marley, divulgador da cultura rastafári pelo mundo.

O Bloco Bankoma traz, em 2019, o tema “Katendê Mukua-Xi Nsaba” – Katendê – O habitante das folhas, e desfila  sábado no Campo Grande, segunda e quarta em Lauro de Freitas, de onde se origina. Durante a transmissão de seu desfile pelas redes sociais o bloco sofreu uma série de ataques racistas e de ódio religioso, reforçando a importância e a necessidade de se fortalecer estas agremiações durante o Carnaval.

bankoma
Bankoma – Foto André Frutuoso

SERVIÇO ILÊ:

1º Dia – 2/03/19 (Sábado) | Circuito Mãe Hilda.

Concentração no Curuzu (20h às 21h), seguindo até Plano Inclinado da Liberdade.

A partir de 2h da madrugada de domingo (3/03), saindo da Vitória  em direção a Piedade.

2º Dia – 4/03/19 (Segunda) | Circuito  Campo Grande

Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela) | Saída prevista: 19h

3º Dia – 5/03/19 (Terça-feira) | Circuito Campo Grande

Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela) | Saída prevista: 19h

 

SERVIÇO BANKOMA:

2º Dia – 2/03/19 (Sábado) | Circuito Campo Grande

3º Dia – 4/03/19 (Segunda) | Lauro de Freitas 

4º Dia – 6/03/19 (Quarta) | Portão/Lauro de Freitas

SERVIÇO MUZENZA:

1º Dia – 2/03/19 (Sábado) | 20h | Circuito Campo Grande

2º Dia – 4/03/19 (Terça) | 15h45 | Circuito Campo Grande

Foto destaque: Fafá Araújo