Salvador recebe lançamento da 40ª edição dos CAdernos Negros nesta sexta (18)!


cadernos_negros

Os Cadernos Negros Vol. 40 é o mais recente da série literária da Quilombhoje, que se tornou um fundamental veículo de visibilidade da Literatura Negra. Serão lançados em Salvador no próximo dia 18 de maio (sexta-feira), às 18h, em evento aberto ao público. A programação conta com participações de autores (as) de variadas edições da série, intervenções artísticas e homenagens.

O volume 40 traz contos de 42 autores distribuídos ao longo de 376 páginas. Escritores (as) iniciantes e outros (as) que já têm uma obra consolidada, de vários Estados brasileiros, publicam em Cadernos Negros, abordando temas como relações afetivas, família, mulher negra, questão racial, dentre muitos outros, levando ao leitor (a) de todas as idades emoção e informação.

 

Na pesquisa A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004, coordenada pela professora de literatura brasileira da UNB, Regina Dalcastagnè, que analisou 258 obras publicadas por três das principais editoras do país no período, 93,9% dos autores e autoras publicados são brancos. O Cadernos coloca em primeiro plano a autoria negra, como rasura ao establishment, e traz a tona outros referenciais estéticos para a arte literária brasileira.

Esta edição conta com a participação dos (as) escritores (as) baianos (as): Alessandra Sampaio, Aline Soares Negríndia, Ana Fátima, Benício dos Santos Santos, Fernando Gonzaga, Jairo Pinto, Joceval Nascimento (Layê) e Lidiane Ferreira.

PROGRAME-SE!

Lançamento do livro Cadernos Negros Volume 40

Editora: Quilombhoje

Preço do livro: R$ 40,00

Dia 18 de maio de 2018 – sexta-feira – 18hs

No Museu Afro-Brasileiro da UFBA, Escola de Medicina – Terreiro de Jesus, s/n, Pelourinho – Salvador/BA