Connect with us

Literatura

Sarau da Onça prepara II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário

Jamile Menezes

Publicado

on

sarau da onça

saraudaoncaA onça vai ganhar mais fôlego agora! O Sarau da Onça foi contemplado no edital Setorial de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) com o projeto “II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário Sarau da Onça”.

Ele que propõe uma série de ações culturais no bairro de Sussuarana, onde o Sarau atua.

Dentre elas está o Concurso Literário Sarau da Onça, que selecionará 90 poemas e 10 contos de autores locais, além da publicação em 5 mil exemplares desta Antologia Poética.

A publicação será entregue aos poetas participantes e também vendida, cuja renda será revertida para financiar ações culturais do Sarau da Onça em Sussuarana. O lançamento da publicação será no Espaço CENPAH – Centro de Pastoral Afro – Anfiteatro Abdias do Nascimento (Sussuarana – Novo Horizonte), onde o Sarau atua, em maio de 2017.

“A gente se integra assim, fazendo com que elas entendam que a Sussuarana é um local positivo, trazendo a boa visibilidade para o bairro, promovendo nelas o orgulho, a partir daí elas divulgam, participam” – Sandro Sussuarana

saraudaoncasussuaranaProgramação – Além do concurso literário, serão oferecidas oficinas de Teatro, Dança, Hip Hop, Criação Literária, que vão ser ministradas por membros do Sarau da Onça e convidados, aos sábados ou domingos.

O Festival terá encontro no qual poetas, dançarinos, músicos e atores. E, claro: terá o Sarau da Onça, no qual serão feitas homenagens a pessoas e entidades ligadas à cultura popular, educação e história do bairro e do seu entorno.

Sarau da Onça

As ações do Sarau da Onça ocorrem quinzenalmente na comunidade de Sussuarana e integram uma rede de ações afirmativas fundada nas questões sociais. Veja aqui entrevista com um dos membros do Sarau, Sandro Sussuarana.

Fotos: Lissandra Pedreira

Literatura

Escritora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia

Amanda Moreno

Publicado

on

Claudya Costta está sentada em um barco na beira mar e veste branco
Escritora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia

A escritora, cantora e compositora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia nos dias 28/04, na Estante Virtual e 29/04, no studio da Editora Malê, com relançamento, contação de histórias e tarde de autógrafos do seu livro “Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté”, lançado, recentemente, pela editora Malê.

Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté é um livro de representatividade negra e traz mensagens de ancestralidade, memórias, tradições, autoestima negra e pertencimento identitário. Ayana, personagem principal do livro, vai trabalhar a libertação do Racismo estético e reversão de racismo à brasileira. As tradições populares, de matrizes africanas, a construção da nossa identidade, a cultura popular e uma homenagem às Ganhadeiras de Itapuã estão presentes, na obra.

Sobre a Bienal do Livro

A Bienal do Livro Bahia, que acontece em Salvador entre 26 DE ABRIL E 01 DE MAIO, faz da capital baiana um ponto de (re)encontro da Bahia com o Brasil, com o mundo e com ela própria. E isso tudo a partir da força da literatura, ecoando no convite para todas as idades: “Venha com a gente e escute as histórias que a Bahia conta”.

Lugar onde o Brasil começou, a Bahia sempre esteve na vanguarda em termos políticos, sociais e culturais. Não somente no decorrer dos últimos cinco séculos, mas sobretudo hoje, no nosso presente, com as aspirações e valores, que irão se refletir no nosso futuro possível.

SERVIÇO

O que? Escritora Claudya Costta na Bienal do Livro Bahia 2024

Quando? 28/04, às 16h (Estante Virtual) e 29/04, às 10h (Stand Malê)

Continue Reading

Literatura

Cássia Valle lança coleção de livros infantis sobre heroínas negras brasileiras

Amanda Moreno

Publicado

on

Cássia Valle lança coleção de livros infantis sobre heroínas negras brasileiras
Cássia Valle lança coleção de livros infantis sobre heroínas negras brasileiras (Foto: Heder Novaes)

Cássia Valle lança coleção de livros infantis sobre heroínas negras brasileiras. A escritora, atriz e diretora Cássia Valle, em parceria com Luciana Palmeira, lança uma coleção de livros para o público infanto-juvenil que conta a história de heroínas negras brasileiras, como Maria Felipa, Luíza Mahin, Maria Firmina e Zeferina. A coleção “Meu primeiro Black Power – box 2” é formada por quatro livros, publicados pela editora Mostarda, que serão lançados dia 1º de maio, durante a Bienal de Livros da Bahia.

Cada livro apresenta a trajetória de uma dessas mulheres que se destacaram na história do Brasil. Cássia conta que, junto com Luciana, construíram a narrativa das personagens pensando em uma energia da natureza.

“Zeferina é uma mulher do vento; Felipa tem a força das águas; Luiza Mahin é uma verdadeira mulher rio, cheia de profundos mistérios; e Firmina é a mulher ar, que transforma o mundo através de palavras. Assim, de forma lúdica, levamos para as nossas crianças a força que essas mulheres negras tem, tiveram e ainda vão ter na construção da identidade, memória e formação desse povo brasileiro”.

A autora ainda destaca a importância de apresentar a história de heroínas brasileiras e reais, que deixaram sua marca  de resistência, coragem e luta. “Num mundo onde as crianças ainda tem como referência os heróis de Hollywood, com seus superpoderes, nós queremos mostrar que no Brasil temos mulheres poderosas e reais. Guerreiras, sem poderes mágicos, mas que fizeram uma revolução com seus conhecimentos e atitudes”, destaca Cássia.

Referência em projetos de arte-educação antirracista para o público infanto-juvenil, Cássia já lançou quatro livros e dois espetáculos que permeiam essa temática. Ainda em maio, a escritora lança o Circuito Letras Pretinhas, que percorrerá bibliotecas comunitárias e escolas públicas do Subúrbio Ferroviário de Salvador com uma imersão literária poética e oficinas de musicalização e escrita criativa.

O projeto Circuito Letras Pretinhas: A Imersão Literária Preta Infantojuvenil, foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Continue Reading

Literatura

Editora Malê marca presença na nova edição da Bienal do Livro da Bahia

Amanda Moreno

Publicado

on

Editora Malê marca presença na nova edição da Bienal do Livro da Bahia
Editora Malê marca presença na nova edição da Bienal do Livro da Bahia

Editora Malê marca presença na nova edição da Bienal do Livro da Bahia. Prestes a completar uma década de atuação no mercado de livros brasileiro, a Editora Malê aposta na intimidade e intercâmbio históricos entre a Bahia e o Rio de Janeiro, o que se traduz no próprio nome da editora, inspirado no mais emblemático levante de escravizados ocorrido no Brasil, a Revolta dos Malês. O episódio apavorou a elite baiana da época e espalhou o temor pelo país, à sombra da insurreição ocorrida anos antes no Haiti. O Estado com a maior população negra do país está desde sempre no DNA da editora, uma das principais do Brasil com foco em narrativas negras.

A partir dessa proximidade cultural, a Malê vem acompanhando de perto a cena literária da Bahia, reforçando a presença das autorias baianas em seu catálogo. E é na cidade marcada pela revolta que inspirou seu nome que a editora retorna com a chegada da nova edição da Bienal do Livro da Bahia. No evento, que ocorre entre  26 de abril a 01 de maio de 2024, no Centro de Convenções de Salvador, a Malê terá um estande com 40m2, bem próximo à entrada do Centro de Convenções, ao lado do estande do Governo da Bahia, com uma oferta diversificada de encontros com autores e autoras

Desta vez, a Malê selecionou 110 títulos de seu catálogo, e terá autores marcando presença em três diferentes espaços: dentro da programação oficial da Bienal, no estande da Estante Virtual, além das sessões de autógrafos realizadas em seu espaço próprio.

Diversidade também nos eventos: autores da Malê estarão presentes na programação oficial, no estande da editora e na Estante Virtual 

Entre os autores presentes nas três programações, estão Aldri Anunciação e Marcos Cajé, ambos no dia 26 de abril, data de abertura da Bienal. O primeiro, agraciado com o Prêmio Jabuti, é ator, escritor, dramaturgo, roteirista, cineasta e apresentador de TV, e no ano passado lançou pela Malê o livro Pretamorphosis: a biografia não autorizada de um ex-branco.

Aldri participará de um debate no Café Literário, às 18h. Na sequência, dará autógrafos no estande da Estante Virtual, às 19h. Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia  e autor do livro juvenil Akin: o rei de Igbo, Marcos Cajé falará sobre histórias afrofantásticas no Espaço Infantil da Bienal, às 11h. No dia 30/04, no mesmo horário, o escritor volta ao evento para uma sessão de autógrafos na Estante Virtual.

Com assídua presença feminina em seu catálogo, a Malê leva para o estande da Estante Virtual seis autoras baianas de destaque: a poeta Jovina Souza; a multiartista e integrante do Cortejo Afro, Claudya Costa; a atriz Cássia Vale e a escritora Luciana Palmeira, que juntas lançaram o infantil Calu e Aziza; a deputada estadual Olívia Santana, reconhecida militante dos movimentos negros pela luta antirracista, autora de Mulher preta na política; e Nádia Cardoso, importante ativista pela igualdade racial e de gênero em Salvador, autora de Ancestralidade Griot. Para completar o time, o poeta baiano Wesley Correia, que publicou a coletânea de poemas Laboratório de incertezas, adotado no vestibular da Universidade Estadual da Bahia.

Confira a programação:

EDITORA MALÊ – PROGRAMAÇÃO BIENAL DO LIVRO DA BAHIA 2024

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA