Semana de Valorização do Trabalho Doméstico acontece até este sábado (28)!


Até este sábado (28), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realiza, na Praça de Eventos do Shopping Center Lapa, em Salvador, a 9ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, uma programação com palestras, serviços e atividades culturais – tudo gratuito. As atividades são voltadas para o público em geral, mas com foco nos trabalhadores domésticos.  Sempre das 9h às 20h.

O evento é uma verdadeira maratona pela valorização do trabalho doméstico, que inclui 45 atividades, ao longo de três dias. Nosso objetivo é contribuir para que trabalhadoras e trabalhadores do segmento sejam adequadamente remunerados, exerçam suas atividades em condições de liberdade, equidade e segurança e, dessa forma, tenham sua dignidade garantida”, destacou a Chefe de Gabinete da Setre, Ângela Guimarães. 

A secretária geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Oliveira, ressalta que o evento é único no país: “É um marco histórico para nossa categoria, uma experiência positiva que temos apresentado em outros estados e até fora do Brasil. Infelizmente, grande parte da sociedade ainda não vê o trabalho doméstico como uma profissão, então, essa programação oferece visibilidade e possibilita que as pessoas tenham outra visão sobre a nossa atividade”, explicou.

APP

Um dos destaques da programação da manhã foi o lançamento do aplicativo Laudelina. Desenvolvido pela ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, está disponível para ser baixado gratuitamente em aparelhos com sistema Android, oferecendo uma série de facilidades para as empregadas domésticas, como: informações sobre direitos trabalhistas, cálculo de salários, benefícios e rescisão, lista de instituições de proteção, e uma rede de contatos de profissionais do segmento que atuam na mesma região.

Atendimentos

No local, estão sendo oferecidos serviços como emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social; intermediação e cadastramento de mão de obra; informações sobre temas como segurança no trabalho, violência contra a mulher e combate ao trabalho infantil, além de orientação previdenciária, jurídica e psicológica.

marinalva_barbosa

Marinalva Barbosa: dedicação à luta das Trabalhadoras Domésticas!

Marinalva já foi presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do estado da Bahia por duas vezes, já passou pelo Setor Jurídico e hoje está na Secretaria de Serviço Social do Sindicato. Por muitos anos, dedica sua trajetória à valorização do trabalho doméstico e à formação da categoria. Hoje ela estuda Direito e sobre conquistas, avanços e desafios, Marinalva tem muito a dizer:

 

Neste dia de luta, temos muito o que comemorar. Se olharmos pra 20 anos atrás, não tínhamos direito nenhum e através de nossa luta, buscamos nossos direitos, um trabalho incansável das trabalhadoras domésticas no país. Uma conquista enorme foi a carga horária de trabalho, que hoje é definida por lei, além do Tempo de Serviço, Licença Maternidade e Estabilidade e o Seguro Desemprego. Hoje desfrutamos de Adicional Noturno, Hora Extra, Carteira Assinada.

Mas temos muito a conquistar ainda, em especial o respeito e a dignidade por parte dos empregadores. Um grande desafio é a formalização das companheiras, cerca de 70% ainda trabalha sem Carteira Assinada, sem direitos, na informalidade. Me alfabetizei com 20 anos apenas, trabalhei dois anos sem saber ler ou escrever, busquei minha educação e hoje busco terminar minha faculdade de Direito.

Esta Faculdade não é um projeto só meu, é um projeto coletivo pra mulheres negras, LGBTs, moradoras de rua, para todos que precisam. Pretendo atuar em vários movimentos sociais e isso já é uma expectativa das pessoas. Espero que sirva de exemplo para que outras companheiras tenham ânimo para buscar uma graduação”.

Você pode ajudar Marinalva – uma representante da luta pelos direitos dos Trabalhadores Domésticos a se tornar uma advogada e ampliar o acesso destes direitos a mais trabalhadores e movimentos sociais: