Spike Lee é o grande homenageado do XIV Panorama Coisa de Cinema este mês!


FacaCoisaCerta
foto: divulgação

O cineasta norte-americano Spike Lee é o principal homenageado do XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, o que se traduz em uma mostra com 13 longas-metragem dirigidos por ele e na identidade visual desta edição.

Faça a Coisa Certa (1989), um dos filmes mais conhecidos de Spike Lee será exibido gratuitamente na abertura do festival, dia 14 de novembro, 20h, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. O filme volta a ser exibido dia 15, às 17h45.

Os preconceitos também estão no centro de Febre da Selva (1991), que flerta com a comédia romântica, mas não abre mão da carga dramática ao abordar o caso extraconjugal de um arquiteto negro e sua secretária branca. A sessão será no dia 21, às 13h20. Em Crooklyn – Uma família de pernas pro ar (1994), Spike Lee parte de lembranças da própria infância no Brooklyn para mostrar um casal com cinco filhos, lidando com o desemprego e as diferenças sociais. A produção será exibida nos dias 18 (17h) e 19 (15h30).

Cineastas da Nigéria e do Quênia serão destaque no XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema!

Em O Plano Perfeito (2006), o cineasta usa e subverte os elementos do gênero policial numa trama repleta de camadas, com o detetive interpretado por Denzel Washington. O longa será exibido nos dias 16 e 20, às 14h55 e 16h45, respectivamente.

A mostra em homenagem a Spike Lee inclui ainda Os verdadeiros reis da comédia, Ela quer tudo, Lute pela coisa certa, Mais e melhores blues, Irmãos de sangue, Garota 6, O verão de Sam, Milagre em Santa Anna e Elas me odeiam, mas me querem. Alguns dos filmes selecionados também serão exibidos na Sala Walter da Silveira, com acesso gratuito.

O XIV Panorama acontece de 11 a 17 de novembro em Cachoeira (Cine Theatro Cachoeirano) e de 14 a 21, em Salvador. Na cidade do Recôncavo, o acesso à programação é gratuito, enquanto na capital baiana, os ingressos custarão R$ 12,00 e R$ 6,00 (meia), com exceção das sessões de abertura, que têm entrada grátis.