Texto de Lázaro Ramos será encenado pela primeira vez em Salvador!


Espetáculo Boquinha_
Foto Fabricio Rocha

 

Com texto de Lázaro Ramos, a peça “Boquinha… e assim surgiu o mundo” promove o encontro do pequeno João Vicente, personagem central da trama, com as diversas perspectivas de surgimento do mundo. Numa viagem pelo seu quarto e pelas anotações do seu avô, João se depara com amigos mágicos que o ajudam a fazer o dever de casa e a pensar nas múltiplas possibilidades de respostas para a indagação.O espetáculo integra a programação especial TCA.Criança e, juntamente com o “Sarauzinho da Calu” e “Erê” – também Bando de Teatro Olodum – inicia o ciclo para a comemoração dos 30 anos do grupo. “Boquinha… e assim surgiu o mundo” fará quatro apresentações na Sala do Coro do TCA, às 16h, aos sábados e domingos: 02, 03, 09 e 10 de novembro.

“Contando várias versões de como surgiu o mundo, o espetáculo estimula as crianças a pensarem como as coisas são criadas, mas também fundamentalmente, estimula as crianças a cuidarem das coisas, cuidarem do mundo, dos objetos, das pessoas e de si mesmas”, confirma Lázaro Ramos.

Dividindo a tarefa de atuar e dirigir em seu primeiro espetáculo solo, Ridson Reis (integrante do Bando de Teatro Olodum), se arrisca no universo infantil. Ele que estreou na direção, em 2016, com o espetáculo “O contentor”, montagem que lhe rendeu a indicação na categoria “Diretor Revelação”, no Prêmio Braskem de Teatro.

 

Foto Fabricio Rocha

 

“Eu acredito que as crianças são a chave para a estruturação de um mundo melhor. Pensando nisso que decidi me arriscar a subir num palco sozinho e encarar esses seres que são os maiores sonhadores desse universo. É através dos sonhos que conseguimos nos manter firmes na realidade, acreditando e tendo fé na humanidade. E esse espetáculo é, também, a realização de um sonho que sem uma grande equipe por trás não seria possível. Uma equipe muito profissional e que joga junto”, reflete Ridson.

A criação do conteúdo audiovisual e de animações serão feitos pela Estandarte Produções Òrun Àiyé (A Criação do Mundo“ e “Corações Encouraçados”, Festival Internacional Music Shorts Film Anima Mundi 2019) (ÒrunÀiyé: a Criação do Mundo). O cenário e o figurino ficam a cargo de uma dupla formada por Guilherme Hunder e Luiz Buranga. A iluminação será feita por Luiz Antônio Sena Jr.. E Roquildes Junior assina a direção musical e também a co-direção da obra.

Espetáculo “Boquinha… e assim surgiu o mundo”, com Ridson Reis 

Data: 02, 03, 09 e 10/11 (aos sábados e domingos)
Horário: 16h

Local: Sala do Coro do TCA

End.: Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande, Salvador – BA

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

http://www.tca.ba.gov.br

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelos canais da Ingresso Rápido. Acesse página de vendas em http://site.ingressorapido.com.br/tca