Trio Respeita As Minas adota o Circuito Barra-Ondina e sairá na sexta-feira de carnaval!


Trio Respeita As Minas
Foto Leto Carvalho

Um Carnaval de enfrentamento ao assédio sexua! Esse será o tema do Trio Respeita As Minas – que chega pela primeira vez ao Circuito Barra Ondina, saindo no dia 1º de março, sexta-feira de Carnaval. Idealizado pela Maré Produções Culturais e realizado em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Trio ficará por conta da cantora Larissa Luz, ao lado de Luedji Luna e Xênia França, no projeto Aya Bass. 

A iniciativa coloca no centro do carnaval a discussão sobre o assédio sexual no carnaval, bem como a pluralidade de formas de violência contra a mulher que se dão no espaço da avenida. Em comum, as artistas convidadas têm a atuação comprometida com a luta pela igualdade de gênero e defesa dos direitos humanos. Em 2019, o projeto mantém a característica de unir a dança, a celebração e a alegria com a conscientização sobre as situações de assédio e o cultivo de posturas amigáveis no ambiente da festa, onde há expressão da sexualidade e do afeto, sem precisar evocar o uso força ou causar constrangimento.

Com os pés fincados nas raízes ancestrais, cada uma traz o arquétipo de uma yabá: Yansã, Oxum e Yemanjá, escolhidas para a narrativa. De acordo com Larissa Luz, diretora artística e musical do projeto, “o repertório pensado para o Respeita As Minas vai beber no canto de referências como Marcia Short, Alobened, Margareth Menezes, Virgínia Rodrigues, Mariene de Castro, Patrícia Gomes Jovelina Pérola Negra, Daúde, fazendo releituras que trazem à tona a cultura do grave”.

 

SE LIGUE:

O que: Trio Respeita As Minas

Quando: sexta-feira, 1º de março,14h30

Onde: Saída do Farol da Barra

Quem: Larissa Luz, ao lado de Luedji Luna e Xênia França

Sem cordas!