UFBA homenageia Mestre João Pequeno com cerimônia na Reitoria!


mestre_joao_pequeno

O mestre João Pereira dos Santos (João Pequeno) será homenageado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) na próxima sexta-feira (15),  às 18h, no Salão Nobre da Reitoria. Em cerimônia que celebra os 100 anos do nascimento do capoeirista, a Universidade prestará uma homenagem especial, considerado o mais importante discípulo e continuador da obra do mestre Pastinha.

Participam do evento discípulos e mestres de capoeira, estudiosos da academia, o reitor João Carlos Salles e o reitor Valder Steffen Júnior, da Universidade Federal de Uberlândia, instituição que, assim como a UFBa, outorgou o título de doutor honoris causa ao mestre João Pequeno.

A iniciativa surge da compreensão que a Universidade necessita, urgentemente, dar dignidade e reconhecer os saberes populares como fundamentais para uma maior humanização do mundo. Hoje, a UFBA tem dado passos importantes na superação dessa contradição através de inúmeras iniciativas da atual gestão, muito sensível a essa causa” –  Pedro Abib, professor da Faculdade de Educação da UFBA, discípulo do mestre João Pequeno e organizador do evento.

Mestre João lutou capoeira até seus 91 anos em plena forma. O centenário está sendo celebrado durante todo o mês de dezembro, com atividades culturais e rodas na academia do mestre, no forte de Santo Antônio além do Carmo.

Confira a programação completa do centenário:

Dia 15/12:

18h – Homenagem ao título de Doutor Honoris causa (Salão Nobre da Reitoria da UFBA)

Dia 21/12:

19h – Intervenção na praça do Santo Antônio além do Carmo/ Mostra do vídeo: O velho capoeirista (Pedro Abib)/ Roda na praça Santo Antônio além do Carmo I

Dia 26/12:

19h – Tradicional roda do mestre João Pequeno – com abertura do semeando “Mestre Jogo de dentro/ 21h: confraternização

Dia 27/12:

9h – Oficina de Capoeira Angola com mestre Aranha

15h: oficina de Capoeira Angola com Nani de João Pequeno

17h: Homenagem ao mestre João Pequeno em memória aos seus 100 anos

18h: roda em memória aos 100 anos do mestre João Pequeno

20h30: confraternização com tradicional mesa de frutas