Unegro e o Coletivo do Bairro da Paz se unem pra formar a Frente de Negras e Negros – Osvaldão! Lançamento este mês!


osvaldão

Frente de Negras e Negros – Osvaldão. Partindo de uma articulação nacional, a Frente Osvaldão surge com objetivo de unificar e fortalecer a luta antirracista, trazendo reflexão e direcionamento para a luta e somando com outras frentes. Uma iniciativa da Diretoria de Combate ao Racismo da UJS- BA. O lançamento da Frente acontece no próximo sábado (13) na 20ª Edição do Sarau do Bairro da Paz Vive.

Em parceria com a Unegro e o Coletivo do Bairro da Paz, a Frente se propõe a dialogar com os bairros da cidade do Salvador e também com a juventude do estado da Bahia, trazendo uma reflexão central do acesso à cidade e segurança pública, transversalizando com diversas temáticas, ligadas às demandas sociais que afetam diretamente a população negra no Brasil e em especial na Bahia.

Quem foi Osvaldão?

Osvaldo Orlando da Costa ou Osvaldão foi um guerrilheiro brasileiro e um dos principais integrantes da Guerrilha do Araguaia, ocorrida na região Norte do Brasil na década de 1970 e onde veio a falecer em 74. Membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Osvaldão foi obrigado a viver na clandestinidade depois do golpe militar de 1964, quando passou a ser procurado por sua militância. De acordo com as instruções do Partido, que pregava uma mistura dos militantes com os habitantes da região, estabeleceu-se como garimpeiro, caçador e mariscador. Tornou-se, em pouco tempo, o maior conhecedor da área ocupada pelos guerrilheiros e bastante popular entre os camponeses e agricultores do Bico do Papagaio, a região no sul do Pará onde o PCdoB se estabeleceu.

 

Serviço: 

O que: Lançamento da Frente de Negras e Negros – Osvaldão

Quando: Sábado, 13 de abril, às 19h

Onde:20ª Edição do Sarau do Bairro da Paz Vive – Bairro da Paz