Connect with us

Teatro

Vai ter “Áfricas” do Bando de Teatro Olodum no 13º FENATIFS!

Jamile Menezes

Publicado

on

Foto: Marcio Miller

 

O 13º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – FENATIFS ganhou formato virtual e já deu seu pontapé inicial no último final de semana. As apresentações acontecem até o dia 19 de dezembro, de forma gratuita, e são transmitidas no canal www.youtube.com/CiaCucadeTeatro.

Em cena, grupos e companhias de diversas partes do país, trazendo linguagens como clown, contação de histórias, música, teatro, circo e teatro de bonecos. Entre os convidados para participar do Festival está o Bando de Teatro Olodum, com o infantojuvenil “Áfricas”, que será transmitido na sexta, 18 de dezembro, às 19h. A montagem tem o objetivo de apresentar o continente africano através de sua história, sua gente e seus mitos, na busca por proporcionar mais referências sobre África no imaginário infantil.

Dirigido por Chica Carelli, a peça traz à cena o continente africano. As coreografias são de Zebrinha, a música de Jarbas Bittencourt, o figurino de Zuarte Júnior e o cenário de Helio Eichbauer.

O Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana tem o apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia – Edital Nº 25/2016, Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.

Serviço

13º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – FENATIFS

18 de dezembro

19h – “Áfricas” do Bando de Teatro Olodum (BA)

20h – Debate 30 anos do Bando de Teatro Olodum – Bando de Teatro Olodum (BA)

A programação completa está disponível nos canais:

www.ciacucadeteatro.com.br

Facebook.com/oficialciacucadeteatro

Instagram.com/ciacucadeteatro

Audiovisual

Produtora abre seleção de elenco para série que será gravada em Salvador 

Amanda Moreno

Publicado

on

Produtora abre seleção de elenco para série que será gravada em Salvador 
Produtora abre seleção de elenco para série que será gravada em Salvador (Foto: Divulgação)

Produtora abre seleção de elenco para série que será gravada em Salvador. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de maio a inscrição de atores e atrizes interessados em integrar o elenco principal da série “Iceberg”. A obra é de drama/suspense psicológico com oito episódios e será gravada em Salvador entre novembro de 2024 e janeiro de 2025.

O chamado de elenco é para pessoas com ou sem experiência em dramatização. Vânia Lima, diretora da Têm Dendê, ressalta que são 15 vagas: “Somos uma produtora que valoriza a diversidade em todas as suas formas, na frente ou atrás das câmeras, e nos esforçamos para refletir isso em nossos projetos audiovisuais. Em iceberg, teremos personagens com recorte de idade, mas sem definição de raça, por exemplo. Há uma personagem trans/travesti, mas não determina que tenhamos somente uma pessoa trans, seja menina ou menino, no elenco. Queremos conhecer talentos e construir esse projeto junto”.

Perfil 

Personagens adultos: Nelson (50 anos); Mônica (55), irmã de Nelson; Alice (40), mãe de Carol; Rogério (50), pai de Enzo; Robério (45), pai de Sophia e irmão de Rogério; Kelly (42), mãe de Matheus; Regina (47), mãe de Gabriela; e Clímaco (55), pai de Akim.

Personagens jovens: Arthur (18); Carol (17); Enzo (17); Sophia (16); Gabi (17); Felipe (16); e Theo (16).

Inscrições

Quem estiver interessado em participar da seleção de elenco, pode avaliar em qual destes papéis se encaixa melhor e enviar nome social, idade, pronomes, currículo ou portfólio, telefone para contato e vídeo de apresentação para iceberg@temdende.com.br. O título do e-mail precisa ter o personagem escolhido. As inscrições seguem até 15 de maio. Produtora abre seleção de elenco para série que será gravada em Salvador .

A série é assinada pela Têm Dendê, grupo baiano que atua há 24 anos em projetos audiovisuais independentes, comerciais e estratégicos, com uma cartela expressiva com mais de 40 títulos. O roteiro de “Iceberg” é de Newton Cannito, Claudio Simões, Bruna Coutt e Camila Ziviani. Jacques Jaquí é o assistente de roteiro. A produtora de elenco é Alethea Novaes e a direção de produção de Bruno Ramos.

Continue Reading

Teatro

Hilton Cobra apresenta espetáculo gratuito no ECOAR

Amanda Moreno

Publicado

on

Hilton Cobra apresenta espetáculo gratuito no ECOAR
Hilton Cobra apresenta espetáculo gratuito no ECOAR (Foto: Adeloyá Magnoni)

Os eventos são coordenados pelo PÉ NA CENA – Poéticas de Atuação e Encenação, grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (PPGAC)

Hilton Cobra apresenta espetáculo gratuito no ECOAR. O ator, produtor e gestor cultural Hilton Cobra fará uma apresentação gratuita do espetáculo “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto”, dia 25/04, às 19h, no Teatro Martim Gonçalves, dentro da programação do ECOAR – Encontro de Pesquisa e Arte: Seminários Transculturais.

A montagem mostra uma sessão imaginária de autópsia no cérebro do escritor Lima Barreto (1881-1922), conduzida por um Congresso de Eugenistas no Brasil, no início do século XX. A peça entrelaça literatura, racismo e eugenia na vida e obra do escritor e foi escrita pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz, a pedido do ator Hilton Cobra, protagonista do espetáculo, dirigido por Onisajé. Trechos da peça em vídeo podem ser vistos aqui neste link: https://tinyurl.com/2caa66ry

Logo após a apresentação, o artista, acompanhado de Luiz Marfuz, Onisajé e do diretor e premiado dramaturgo Paulo Henrique Alcântara, participa do seminário “Arte, Racismo e Eugenia: nas Dobras da Peça Traga-me a Cabeça de Lima Barreto”, a partir dos eixos temáticos e transversais que se entrelaçam no espetáculo

ECOAR – Encontro de Pesquisa e Arte: Seminários Transculturais

Apresentação da peça “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto” e Seminário “Arte, Racismo e Eugenia: nas Dobras da Peça Traga-me a Cabeça de Lima Barreto”
Coordenadores: Paulo Henrique Alcântara e Luiz Marfuz/ Grupo Pé na Cena/PPGAC-UFBA
DIA: 25/04/24 /// HORÁRIO: 19h
LOCAL: Teatro Martim Gonçalves, Rua Araújo Pinho – Canela – Salvador/Bahia.

Entrada gratuita. Sujeita a lotação do espaço. Senhas distribuídas 1 hora antes do espetáculo.

SOBRE O GRUPO DE PESQUISA PÉ NA CENA

Hilton Cobra apresenta espetáculo gratuito no ECOAR. O grupo de pesquisa PÉ NA CENA, Poéticas de Atuação e Encenação, vinculado ao PPGAC-UFBA-CNPq, desenvolve pesquisas, publicações e experiências cênicas sobre poéticas de atuação e encenação contemporâneas e integra pesquisadores, estudantes da graduação e da pós-graduação. Um dos seus projetos, liderado pelo coordenador, é “Cena e transversalidade: dramaturgia, encenação e interfaces pedagógicas e culturais.

Continue Reading

Teatro

Literama Infantil compartilha Circuitos de Contação de Histórias Negras no YouTube

Amanda Moreno

Publicado

on

Literama Infantil compartilha Circuitos de Contação de Histórias Negras no YouTube
Literama Infantil compartilha Circuitos de Contação de Histórias Negras no YouTube (Foto: Agência Dudes)

Literama Infantil compartilha Circuitos de Contação de Histórias Negras no YouTube. O projeto literário dedicado a promover o interesse pela leitura e fortalecer a literatura afro-brasileira infantojuvenil na Bahia, concluiu a segunda edição em cinco instituições públicas de ensino pertencentes à Prefeitura-Bairro IV de Salvador. As atividades dos Circuitos de Contação de Histórias Negras – realizadas neste mês do livro – serão disponibilizadas no canal do YouTube do projeto, de forma gratuita, entre os dias 25 e 30 de abril.

Contando com recursos de acessibilidade, como interprete de libras e audiodescrição, os cinco episódios filmados durante a nova edição do projeto vão ao ar seguindo o objetivo principal do projeto em tornar as obras literárias mais acessíveis, em especial as narrativas negras infantojuvenis produzidas em território baiano.

Cristiane Santana, coordenadora geral do Literama Infantil, ressaltou a importância da ação:

“Penso que promover a democratização do livro e a circulação da literatura negra infantojuvenil baiana é uma ferramenta de promoção da igualdade de oportunidades, além de contribuir para a transformação de vidas por meio da leitura”.

Literama Infantil compartilha Circuitos de Contação de Histórias Negras no YouTube. Foram contemplados com realização das dinâmicas presenciais envolvendo autores e contadores de história do segmento literário negro infantojuvenil a comunidade escolar da Escola Municipal Bosque das Bromélias, Escola Municipal Jardim das Margaridas, Escola Municipal 25 de Julho, Escola Municipal Lagoa do Abaeté e o Colégio Estadual Satélite. Para acompanhar o conteúdo gratuitamente acesse Literama Infantil, na plataforma YouTube, e @literamainfantiloficial no Instagram.

O projeto Literama Infantil foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Canal no Youtube do Literama

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA