Vídeo gravado no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira será lançado pelo poeta Lucas de Matos


Foto: Divulgação

O poeta Lucas de Matos interpreta em seu novo vídeo do projeto #QuartasPoéticas, videos de poesia, com 1 minuto de duração, divulgados no Instagram e legendados para serem acessíveis às pessoas com surdez. O vídeo foi gravado no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), em Salvador. “Musa eu, sou seu museu aberto pra visitação” é um dos versos de Chico César recitados por ele.

“O MUNCAB, além de ser um belíssimo prédio do início do sec. XX, abriga um valioso acervo sobre a história negra que edificou esse país”, salienta Lucas, poeta baiano que escolheu o espaço como cenário para interpretar ‘Museu’, música de Chico César. “Chico é um artista negro, e o Muncab traz a história da negritude ancestral, que não esgota de descobertas. Toda essa potência cultural atravessa meu fazer artístico e me inspira. E em um vídeo de apenas 1 minuto, podem-se apreender diversas leituras”, completa o poeta.

A ideia do projeto #QuartasPoéticas surgiu em 2018, quando Lucas publicou dois vídeos, sendo um deles gravado no Pelourinho. Retomando neste ano, a segunda temporada traz o amor e suas vertentes como temática norteadora dos textos poéticos, autorais e de outros, ilustrados por meio de vídeos que contam com a edição do cineasta Roger Ghil (Vila Velha-ES).

Foto: Roger Ghil

Com direção do tropicalista José Carlos Capinam, o Muncab fica localizado na Rua do Tesouro, centro histórico de Salvador. “Estamos no mês em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus, e a ideia de gravar neste espaço é fazer com que mais pessoas se interessem em visitá-lo”, pontua Lucas. “Espero que o vídeo possa despertar esse interesse”, conclui.

Confira o resultado desse projeto no Instagram @_lucasdematos (https://www.instagram.com/_lucasdematos/), ou em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC8NFqhXlwzGJDGDfcj3m9-Q).

Confira o vídeo Museu: