Virada Sustentável Salvador 2019 lança edital dia 11!


Fto Matheus Tanajura

 

Maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável retorna à capital baiana em novembro, dias 08, 09 e 10. Interessados em participar enquanto proponentes de atividades, ações e projetos poderão acessar o edital a partir do dia 11 de setembro, quando haverá o lançamento oficial, às 18h, no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha (Passeio Público), em evento aberto ao público (sujeito à lotação do espaço) e com apresentação musical de Duo B.A.V.I. – Berimbau Aparelhado Violão Inventável.

O Festival é apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e fundamentado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O propósito fundamental é reunir projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais em prol da sustentabilidade, de coletivos, artistas, oficineiros, escolas, universidades, ONGs, iniciativa pública e privada.

Ano passado, foram mapeados mais de 100 projetos baianos, dos quais 58 contemplados, que deram origem a mais de 200 atividades, ocupando 50 espaços de Salvador com uma programação inteiramente gratuita. De Itapuã a Cajazeiras, do Rio Vermelho ao Centro Histórico, passando pelo Solar do Unhão, Feira de São Joaquim, Barra e o Parque da Cidade, a programação contou com palestras e rodas de saberes, intervenções e performances artísticas, oficinas, projeção de filmes, teatro, dança, circo, feiras de artes, artesanato e economia criativa, exposições, grafite, atividades esportivas e recreativas, contação de histórias, vivências, yoga e meditação, atividades culinárias, ações educativas e ambientais, e shows musicais.

Herança histórica e cultural

Para esta edição, a Virada se fundamenta em 10 ODS: Erradicação da Pobreza; Saúde e Bem Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Vida na Água; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Parcerias e Meios de Implementação.

Fto Walter de Abreu

 

“É um convite a pensarmos, criarmos e produzirmos, juntos, uma série de iniciativas e projetos propositivos e inspiradores para a nossa cidade. Um convite às organizações sociais, grupos e artistas, empreendedores sociocriativos, universidades, instituições públicas e privadas a abraçarem a Virada Sustentável Salvador 2019 para que a gente faça, novamente, um grande festival com um número relevante de projetos, mas, principalmente, com a qualidade dos conteúdos propostos e que englobem e envolvam o máximo de ODS possíveis”, endossou o coordenador da Virada, Maurício Galvão.

Serviço:

Virada Sustentável Salvador 2019

Lançamento do Edital para inscrição de projetos

Data: 11 de setembro (quarta-feira)

Horário: 18h às 22h

  • Apresentação musical de Duo B.A.V.I. – Berimbau Aparelhado Violão Inventável: 18h20 às 19h20
  • Coquetel com caruru: 20h30

Local: Cabaré dos Novos, Teatro Vila Velha (Passeio Público)

Aberto ao público (sujeito à lotação do espaço)