XVI Enecult terá aula-show de Tiganá Santana!


Foto por José de Holanda

 

O XVI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) acontecerá em formato online sob o tema “Cultura é Vida”. Com inscrições gratuitas, disponíveis no site www.enecult.ufba,br, o evento será realizado entre os dias 15 e 18 de setembro de 2020. As transmissões das mesas e atrações culturais serão ao vivo, abertas ao público, através do site do evento (cult.ufba.br/enecult) e no canal oficial no YouTube (youtube.com/enecult).

A 16ª edição do Enecult contará com uma programação diversa, como de costume, mas sem apresentações nos seus grupos de trabalho (GTs). No dia 16 de setembro, quarta-feira, às 19h, o filósofo e cantor Tiganá Santana apresenta uma aula-show intitulada “Transtemporalidade, tecnologias e arte-feitiço negras”. Esta atividade online foi preparada especialmente para esta edição do Enecult, numa combinação entre comentários teóricos e performance artística.

Doutor em estudos da tradução pela Universidade de São Paulo (USP), Tiganá volta-se à fundamental inscrição de vivências de ancestralidade, presença e devir, a partir de cultivos cosmológicos africanos e afrodiaspóricos, que apresentam suas complexas tecnologias para a experiência de espaço tempos distintos, além de trazer manifestações artístico-criativas, necessariamente, efetivas e transformativas (alicerçadas num existir coletivo). Ressonâncias e reflexões, portanto, dão esteio a esse diálogo virtual entre o artista e o público presente.

Instrumentista, poeta, produtor musical, diretor artístico, curador, professor e tradutor, ele também é pesquisador no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Seus estudos voltam-se, principalmente, para línguas, linguagens e cosmologias africanas, dando ênfase às línguas-cultura bantu. Ele foi o primeiro compositor da história fonográfica brasileira a apresentar, como compositor e intérprete, um álbum musical em línguas africanas.

 

SERVIÇO

XVI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult)

Quando: 15 a 18 de setembro de 2020

Transmissões de mesas online e ao vivo emcult.ufba.br/enecult e youtube.com/enecult

Inscrições gratuitas até o dia 18 de setembro através do site: enecult.ufba.br