Beleza
Contagem regressiva para II Marcha do Empoderamento Crespo (13)
Pense em mais de 4 mil mulheres, homens, crianças, todos os gêneros e estilos mas com um elemento de luta em comum: o cabelo. Diversas cores, texturas, comprimentos, até mesmo sua ausência. Enfim, poder. Essa foi uma das mensagens que a Marcha do Empoderamento Crespo deixou em 2015 e pretende deixar mais uma vez no centro de Salvador.
A II Marcha já está em contagem regressiva para acontecer dia 13 de novembro – próximo domingo – lotar o Campo Grande mais uma vez. A concentração é a partir das 12h. Mais que um movimento estético, a Marcha é um ato político de autoafirmação negra. Ela vai tomar as ruas do entorno de forma inclusiva e diversificada: pelos diferentes corpos, identidades de gênero, estilos de cabelos, faixa etárias e representações culturais.
“Propomos discussões dos aspectos estéticos, simbólicos e políticos relacionados ao cabelo, configurando uma rede de conhecimento, suporte e de pertencimento”.
Será um percurso crespo até a Praça Castro Alves, celebrando a estética negra e o poder e direito de decisão da mulher negra, do homem negro e da criança negra sobre sua imagem. Mas não é só na Marcha que este movimento se faz. A Marcha segue em caminhada desenvolvendo ações em diferentes espaços e setores da sociedade (escolas, associações de bairro, universidades, centros de apoio entre outros).
Ela é coordenada por uma comissão que reúne estudantes, militantes, acadêmicas/os e pessoas interessadas na temática. É um grupo misto composto majoritariamente de mulheres negras. São elas: Andréa Souza, Ivy Guedes, João Vieira, Lorena Lacerda, Milla Carol Soares, Nadja Santos, Naira Gomes, Samira Soares, Vanessa Santos.
“A Marcha do Empoderamento Crespo quer “contribuir para a construção de um referencial de valorização do corpo negro e a reversão das representações negativas, na elaboração da auto-afirmação através da estética negra”.
Dentre os temas de debate que propõem estão o silenciamento que a branquitude, o racismo estrutural e a mídia impõem sobre o povo negro. Originado no Facebook, o movimento da Marcha já conta com mais de 14 mil pessoas em seu grupo oficial.
PROGRAME-SE
II Marcha do Empoderamento Crespo – 13 de novembro (domingo)
12h – Oficina de Cartazes
13h – Ensaio dos gritos
13h30 – Recital de Poesias
14h – Concentração para saída da Marcha
Local: Campo Grande
“Quando digo que empoderamento não é só deixar o cabelo natural, mas uma atitude política de aceitação e afirmação do que se é e entender a beleza do que é natural em ser negra. A negra pode sim ter o cabelo que quiser, desde que isso não esteja associado à adequação a um padrão de beleza eurocêntrico. Podemos ficar lindas com o cabelo que temos.” – Manuela Cristina (Papo Reto com Manu)
Beleza
“Pretas têm Dendê” encerra com o Miss Black Federação
O bairro da Federação vai receber, neste sábado (27), o encerramento do evento sociocultural “Pretas têm Dendê”, com o concurso Miss Black Federação – 7ª Edição. O evento, realizado por membros da comunidade, acontece no Centro Social Urbano da Federação (CSU), neste sábado (27/07), a partir das 13h. A entrada é gratuita e sujeita a lotação.
O tema do desfile deste ano do “Pretas têm Dendê” é a Bahia, estado com uma rica herança cultural e histórica, especialmente no que diz respeito à cultura afro-brasileira. Salvador, a capital, é conhecida como a cidade mais negra fora da África, e a Bahia como um todo tem uma população majoritariamente negra, com uma forte presença de tradições africanas em sua música, dança, culinária e religião.
Acontecerá também o tradicional circuito moda praia, que antecede o principal. As modelos serão avaliadas por um time de jurados composto por especialistas reconhecidos por suas contribuições em suas respectivas áreas e por seu compromisso com a promoção da cultura e da diversidade.
Além do desfile, o Pretas tem Dendê contará com apresentação de samba de roda com o grupo de idosas Estrela, Banda Verbo Ativo, sessão de poesia com Wesley Guedes, e rodas de conversa sobre literatura e ancestralidade.
A proposta do Pretas têm Dendê é quebrar paradigmas e estereótipos na moda. Sejam pretas, brancas, lisas, crespas, gordas, trans, lésbicas, idosas, o “Miss Federação” homenageia e empoderar a manifestação da cultura e da beleza negra da comunidade da Federação.
“Este evento não é apenas um concurso de beleza, mas uma plataforma que destaca a riqueza da nossa herança cultural e promove a autoestima e a representatividade das mulheres negras” ressalta um dos idealizadores do evento, o produtor Daniel Silva.
A coordenadora do CRAS Federação e também idealizadora do projeto, Daianne Silva, afirma:
“O Pretas é possibilidade, o Pretas é o momento que nos permite a sonhar e acreditar que apesar das limitações cotidianas e principalmente econômica, podemos sonhar e acreditar que somos ilimitadas e que estaremos atentas e fortes uma ajudando às outras como acreditamos que deve ser. Um detalhe importante nos Pretas é que não estamos só””, diz.
O evento é produzido pela Idealize Produtora, em parceria com CRAS Federação.
Serviço:
O que: Pretas têm Dendê realiza Miss Black Federação 2023
Quando: 27 de Julho, a partir das 13h
Onde: Centro Social Urbano da Federação (CSU)
Beleza
Sussuarana elege princesa, príncipe e rainha Odara neste sábado (6)
O concurso Noite da Beleza Negra chega a sua 12ª edição neste sábado (6), às 19h, no CAPDEVER, na Rua Manoel Bispo, 54, Novo Horizonte/Sussuarana, com entrada gratuita. Candidatos com idade mínima de 12 anos irão competir nas categorias de princesa, príncipe e rainha Odara.
O projeto é realizado pelo Coletivo Negritude Sussuarana em parceria com o Núcleo Artístico de Favelas (NAF), Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU) e Centro de Pastoral Afro Pe. Heitor Frisotti (Cenpah), que formam a Rede Sociocultural de Favelas.
Os vencedores terão a oportunidade de representar suas comunidades ao longo de um ano, participando de diversos eventos e atividades que destacam a importância da cultura e história negra.
O evento celebra a resistência do povo negro em Sussuarana, oferecendo visibilidade e reconhecimento para os vencedores do concurso. Além do prestígio, os vencedores poderão receber prêmios que chegam a R$ 5 mil, variando conforme a categoria e desfilam na Caminhada da Consciência Negra, em novembro.
“Este é um momento de celebração e reconhecimento da beleza e representatividade negra. Além disso, é nossa contribuição para a desconstrução do processo histórico cruel que enfrentamos. Nossos antepassados também foram parte da nobreza, promovendo nosso empoderamento e autoestima”, diz Danubia Santos, coordenadora do Coletivo Negritude Sussuarana e idealizadora do evento.
A programação prevê dança, música e arte afro-brasileira, com público esperado de 500 pessoas. O corpo de jurados é formado por personalidades do cenário nacional e internacional, como Camila Morena, rainha do bloco Malê Debalê, e o professor de dança da Universidade da Flórida, Augusto Soledade.
Beleza
Noite da Beleza Negra abre inscrições em Sussuarana
Estão abertas as incrições para a 12ª edição da Noite da Beleza Negra, uma realização da Rede Sociocultural de Favelas, formada pelo Coletivo Negritude Sussuarana, NAF, Cedhu e Cenpah. Interessados terão até dia 1º de julho para se inscrever. A participação é destinada a candidatos com idade mínima de 12 anos, que poderão competir nas categorias de princesa, príncipe e rainha Odara.
O concurso tem como objetivo principal valorizar a beleza, cultura e identidade da comunidade negra. Os vencedores terão a oportunidade de representar suas comunidades ao longo de um ano, participando de diversos eventos e atividades que destacam a importância da cultura e história negra.
Haverá também o desfile na Caminhada da Consciência Negra, marcada para novembro. O evento celebra a resistência do povo negro em Sussuarana, oferecendo visibilidade e reconhecimento para os vencedores do concurso. Os vencedores poderão receber prêmios que chegam a R$ 5 mil, variando conforme a categoria.
Os interessados em participar da Noite da Beleza Negra poderão se inscrever de duas maneiras: pelo Instagram oficial do evento, @negritudesussuarana, ou presencialmente no Cenpah, na Rua Albino Fernandes, 59 C, Novo Horizonte/Sussuarana, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Para mais informações, a organização disponibilizou o telefone: (71) 92001-0449.