Cotidiano
Comunidade negra tem, a partir de hoje, portal exclusivo para cobertura de temas culturais

Faltava apenas dez minutos para começar a última apresentação de Lótus e o Teatro Vila Velha estava repleto de pessoas negras para assistir ali um espetáculo encenado e produzido por mulheres também negras. Havia naquele dia, uma série de critérios e valores que demonstravam que a performance da atriz e bailarina Danielle Anatólio, tinha valor objetivo e subjetivo para ser pauta de cobertura jornalística da mídia. Mas nenhum veículo de comunicação baiano apareceu.
A partir de hoje isso mudou. Mudou porque a jornalista Jamile Menezes arregaçou as mangas e suspendeu a barra da saia para lançar na noite de segunda-feira (10), o primeiro portal de notícias que prioriza a visibilidade da produção cultural da comunidade negra de Salvador, o SOTEROPRETA.
No auditório do Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO, da Universidade Federal da Bahia, mais de 100 pessoas estiveram reunidas nessa noite para conhecer de perto o portal de notícias que vai dar a visibilidade jornalística que a cultura negra soteropolitana tem produzido e gerado nos últimos anos e na atualidade.
Quem “abriu os trabalhos” da noite, foi a Ialorixá Jaciara do Terreiro Abassá de Ogum, em Itapuã, que falou sobre a importância da comunicação e dos caminhos iluminados que Jamile vislumbrou ao criar o portal, trazendo em sua fala a referência à apropriação das mulheres nas diversas áreas da produção humana. “O uso da palavra SoteroPreta e não SoteroPreto já demonstra como é importante entender o poder feminino dentro de nossa sociedade”, destacou.
O lançamento contou ainda com a fala de autoridades políticas e institucionais, entre elas a do arquiteto e diretor da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Zulu Araújo, que não deixou passar despercebida a atual situação política no Brasil. “Jamile está de parabéns pela coragem de estabelecer novas formas de comunicação, especialmente nesse momento em que a linguagem é tão importante na disputa de poder”.
Em se tratando de um portal de notícias afroculturais, não poderia faltar a presença cultural no lançamento, que ficou a cargo das apresentações da jovem cantora Ayana Amorim e da performance da transformista, Luana Lins. Para abrilhantar ainda mais o lançamento e seguir a linha defendida por Jamile Menezes e que guiará a publicidade do portal, foi montado no espaço do CEAO o Espaço Colaborativo da Tacho & Dendêcom as marcas Adynkra, Quilombos&Flores, Casa da Nêga, Oro Mi Maio, Chato&Chata e Moda Étnica. Teve ainda coquetel com a Sabores Docinhos Docinhos e Pizzará. Confere mais fotos na Fanpage SoteroPreta!
Texto de Juliana Dias
Fotos: Jamile Coelho/Estandarte Produções
Cotidiano
Maria Lorena Alves assume “Bora Nordeste” e reforça a presença da mulher preta no jornalismo

A jornalista Maria Lorena Alves é a nova apresentadora do Bora Nordeste, programa exibido de segunda a sexta-feira na Band Bahia. Com mais de 11 anos de experiência na rádio BandNews FM Salvador, onde também atua como coordenadora, Lorena assume a missão de levar ao público as principais notícias da Bahia, entre 8h15 e 9h da manhã.
A presença de uma mulher preta à frente de um programa jornalístico voltado à cobertura da Bahia e do Nordeste na TV carrega um peso simbólico e necessário. Em um campo ainda marcado pela sub-representação de mulheres negras, especialmente em espaços de visibilidade na televisão, a chegada de Lorena ao posto reforça a importância de ampliar as vozes e olhares no jornalismo local.
Com a mudança, Lorena deixa a apresentação do Boa Tarde Bahia na BandNews FM, antes feita em parceria com o jornalista Victor Pinto. A partir de agora, Victor divide a bancada com Luís Filipe Veloso, que atua há dez anos na emissora e tem trajetória ligada à cobertura política.
Outras alterações também foram anunciadas na programação da BandNews FM Salvador, que completa 20 anos em 2025. O programa Bora Salvador, das 6h às 7h, será apresentado por Paloma Morais e Léo Sousa. Já o Jornal BandNews FM, das 9h20 às 11h, terá no comando Maria Lorena Alves e Luís Filipe Veloso.
Mais do que uma mudança de bancada, a nova composição dos programas abre espaço para discussões sobre quem ocupa os lugares de fala no jornalismo e como isso impacta a forma de narrar o cotidiano baiano e nordestino.
Cotidiano
Campanha de Páscoa mobiliza solidariedade no Cabula

A magia da infância vai tomar conta da Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula, com mais uma edição da tradicional campanha de arrecadação de chocolates organizada pelo comunicador e influenciador Rafael Manga. A ação, que já virou referência na região, promete adoçar a Páscoa das crianças da comunidade e reacender o espírito das antigas brincadeiras.
Mais do que distribuir doces, a campanha tem como proposta promover um dia de lazer e integração, com atividades lúdicas que marcaram gerações. Entre as brincadeiras estão o quebra-pote — em que os participantes, vendados, tentam atingir um pote recheado de guloseimas —, a clássica corrida com ovo na colher e a animada corrida de saco, garantindo diversão e boas risadas para os pequenos.

Foto: Diógenes Neghet
“Essa campanha já virou uma tradição aqui na Estrada das Barreiras. Além de adoçar a Páscoa, queremos proporcionar uma experiência completa, cheia de brincadeiras e momentos inesquecíveis, como era na nossa infância”, afirma Rafael Manga.
Como doar
As doações para a campanha de páscoa estão sendo recebidas por meio do Instagram (@rafaelmanga_oficial), onde seguidores podem acompanhar a preparação do evento e contribuir com chocolates. O ponto alto da campanha será no domingo de Páscoa, com a entrega dos doces e um dia inteiro de recreação, fortalecendo os laços comunitários e o espírito de partilha.
A iniciativa já mobiliza moradores, empresas parceiras e seguidores, mostrando que a solidariedade também pode ser divertida. “Cada doação representa um sorriso. Nosso objetivo é garantir que as crianças da comunidade possam viver uma Páscoa especial, cheia de doces e boas lembranças”, reforça o organizador.
Interessados em contribuir podem entrar em contato pelo Instagram (@rafaelmanga_oficial) ou via WhatsApp, no número (71) 99242-1505.
Cotidiano
Cineasta Ana do Carmo recebe Prêmio Barra Mulher 2024

Cineasta Ana do Carmo recebe Prêmio Barra Mulher 2024. A cineasta Ana do Carmo recebeu, na noite desta quinta-feira (07), o Prêmio Barra Mulher. Em sua 15ª edição, a premiação é concedida pelo Shopping Barra a mulheres baianas mais votadas pela Comissão Julgadora e pelo voto popular, que se destacaram por suas iniciativas transformadoras e de relevância social.
“Me sinto honrada em ter ganhado o Prêmio Barra Mulher, ao lado de tantas mulheres incríveis e tendo reconhecimento no meu próprio território. Somos diversas, plurais e estamos em todos os espaços. Foi uma cerimônia inesquecível, onde eu tive o privilégio de receber o prêmio pelas mãos do meu pai e da minha mãe, que tanto sonharam e acreditaram junto comigo. São 15 edições de história do prêmio e estarmos aqui hoje, celebrando nossas histórias, é nos entendermos como parte de uma continuidade desse processo”, celebra Ana do Carmo.
Diretora e roteirista, Ana do Carmo venceu mais de 20 premiações, é sócia-fundadora da produtora Saturnema Filmes, co-idealizadora do selo criativo Películas Negras, realizou 11 curtas, como “A Mulher no Fim do Mundo”, ficção pós-apocalíptica exibida em 10 países. Foi selecionada para o Colaboratório Criativo da Netflix, já trabalhou para Amazon Studios e Warner Bros. Atualmente, desenvolve a ficção científica “Sol a Pino”, sua estreia em direção solo de longa-metragem.
O fato de ser mulher a obriga a ser duas, três vezes melhor, mas também é parte integrante do seu processo criativo. “Enquanto diretora e roteirista, eu crio personagens femininas e negras que eu gostaria de ter assistido na minha infância e adolescência. Não a melhor amiga, não a preterida, muitos menos a primeira personagem a morrer. Ser mulher negra e carregar minha identidade dentro do meu trabalho é um compromisso artístico e político. É principalmente um processo de cura, autoinvestigação e alteridade, que me permite criar personagens que mulheres como a minha mãe assistam, se identifiquem ou até mesmo que queiram odiar.”
Além de Ana do Carmo, outras 10 baianas foram homenageadas no Prêmio Barra Mulher: a médica oncologista Anelisa Coutinho, a professora, escritora e palestrante Bárbara Carine, a jornalista e apresentadora Camila Oliveira, a Mestra Preguiça (Cleonice Damasceno), a empresária Iasmine Fernandes (voto popular), a empresária e advogada Isabela Suarez, a cantora Rachel Reis, a Tenente Coronela da PM Roseli Santana, a atleta paralímpica Táscitha Oliveira, e a empresária Veruska Pithon (empreendedora Shopping Barra).