Perfil
Annie Ganzala: em Salvador e no mundo aquarelando mulheres negras
Nascida em Salvador, a soteropreta Annie Ganzala Lorde tem um estilo único de fazer sua arte: ela usa a técnica da Aquarela para pintar suas memórias, encontros e experiências. E mais: ela pinta o amor. Mas não é qualquer amor, ela usa suas multicores para dar vida ao amor preto e lésbico, em especial. Em suas telas, Annie se destaca por esta sensibilidade, retratando momentos de afeto, de intimidade e de partilha entre mulheres negras que se amam. Em suas quase 80 (atualizar) aquarelas pintadas ao longo de mais de 20 anos, Annie – filha de D. Lina, mãe de Lila, candomblecista, grafiteira e artista visual – é daquelas jovens pretas empoderadas que não estão aí para ser enquadradas, ela enquadra o mundo sob suas próprias cores e vai aquarelando suas narrativas.
É no bairro da Federação que ela pinta suas Aquarelas lesbofeministas, antiracistas e decoloniais, onde mora e se inspira. Assim ela define seu trabalho, o que pode ser sensivelmente percebido em cada tela. São mulheres negras, gordas, magras, cabeludas, carecas, de Candomblé, desinibidas, cheias de sentimentos transbordando em cores múltiplas. Elas se tocam, choram, brincam, fazem amor, se beijam e trocam afagos, se unem a multidões…é tanta coisa que Annie pinta. E é preciso contemplar tela por tela para que se possa ter uma dimensão do que todas aquelas cores querem passar. Tudo fruto do aprendizado que obteve junto a outras mulheres quanto à importância de se situar em suas identidades.
“Eu pinto memórias, utopias, nossos sonhos que nos permitam sair desses traumas, dores e mortes que vamos tendo durante a vida, sonhar com cores, alegrias, amores, lugares e relações possíveis.”
Ela já pintava antes desse auto reconhecimento – começou criança, autodidata – e, na medida em que foi se entendendo, sentiu necessidade de manifestar estas novas descobertas. Como falar não era seu forte, as cores passaram a ser suas aliadas. Com o grafite e a aquarela, passou a atender aos apelos de amigas que a visitavam e viam seu trabalho em casa. Como são seus encontros e memórias que transporta para as telas, Annie passou a pintar não só a afetividade lésbica, mas o Candomblé, a irmandade comandada por mulheres, na qual encontra força artística e espiritual.
Em 2014, veio a janela para o mundo, com o Encuentro LesboFeminista da America Latina e Caribe, na Colômbia, para o qual teve a iniciativa de pedir apoio para exibir suas aquarelas. E conseguiu. Pela 1ª vez Annie saiu do Brasil e mostrou seu trabalho. Logo depois, com uma campanha de arrecadação virtual junto a amigas, chegou a Berlim, onde fez oficina e expôs suas telas. Em 2016, a soteropreta chegou a Viena, por onde ficou durante um ano executando projeto sobre feminismo decolonial, antirracista e lésbico.
De volta às origens, Annie vê a arte negra feminista ganhar força em Salvador. Para ela é um privilégio poder estar entre estas artistas, influenciando-as e sendo influenciada. A diversidade de temas em uma arte com identidade, mostrando afetividade e empoderamento negro e com crítica social é o que importa para esta artista de 28 anos, apesar do mercado não contemplar tamanha produção e criatividade. Ela é certeira: “Se fosse uma pessoa branca fazendo arte, com o capital cultural que tenho hoje, não estaria nesta condição. Ainda é muito fechado, fazemos, mas quem consome são as mulheres negras que valorizam meu trabalho. A arte negra só é bonita e valorizada quando o branco faz, como Carybé, Jorge Amado, Verger”.
E nesse corre do dia, Annie faz encomendas para todo Brasil. Está aprendendo a fazer logomarcas, leva ímãs com suas artes para atividades diversas e trabalha uma nova série chamada “Casa das Diferenças”, na qual ela retrata lésbicas negras, indígenas, com deficiência, adolescentes, idosas… É só procurar por Annie Gonzaga Lorde’s e entender como ela usa as infinitas cores para transbordar e falar de tudo isso e muito mais.
Mais Lidas
#NegrasRepresentam – ANAADI, negra, múltipla, das Artes!
Que música é para aquecer nossos corações, não temos dúvidas. Explicar o que a música provoca é como escrever pra primeira paixão das nossas vidas. Aquele bilhetinho no auge do sentimento. E é assim que podemos descrever ANAADI, artista que muitos descrevem como a que canta o que compõe e compõe quando canta. Ela já cativou ouvidos de artistas como Rick Wakeman, Roberto Menescal, Ivan Lins e Ronaldo Bastos.
Destaque na segunda edição do programa The Voice Brasil, Anaadi é o que podemos considerar multi. Como produtora, idealizou o documentário “Arte das Musas?”, cujo destaque são as mulheres na Música. Sua atuação enquanto artista caminha ainda por composições para o documentário “Madrepérola”, que fala sobre mulheres gordas, beleza e autoestima.
Portal Soteropreta – Como exatamente sua carreira se iniciou?
ANAADI – Minha carreira iniciou compondo canções, e mostrando pros amigos na escola e no cursinho pré-vestibular. Foi assim que fui descobrindo o potencial que tinha, de tocar as pessoas de alguma forma através da Música. Isso foi pelos 16 ou 17 anos, época que comecei a dar canjas em bares de Jazz da minha cidade.Me formei em Psicologia em 2010, com essas experiências, eu aprendi o poder incrível de contar a própria história, e o quanto isso pode ser transformador tanto pra quem conta, como pra quem escuta. A vontade de fazer documentários veio muito daí. Da minha convivência com pessoas, da música. Sou apaixonada por autobiografias, por ouvir as histórias das pessoas no dia-a-dia, e quando consegui criar a oportunidade de ouvir tantas mulheres que vivem de música e para a música, fiz tudo para que essas histórias ganhassem espaço e chegassem a mais pessoas. Assim nasceu o “Arte das Musas?”. Participar do “Madrepérola” também foi incrível, e é até hoje. O que nos levou a ganhar um prêmio de juri popular num festival de cinema em Chicago.
Portal Soteropreta – Você lembra quando sua trajetória a levou para produções que exaltam a beleza negra ou combate padrões vigentes?
ANAADI – Lembro sim. Foi em 2011, quando compus a música Sexyantagonista, que busca valorizar outros tipos de beleza, pra além do corpo e dos padrões físicos e comportamentais vigentes. Ela questiona o que é ser sexy. A partir dela, descobri que conseguia levantar essas questões através da minha música, então aos poucos fui compondo outras canções e investindo em outras produções que pudessem colaborar para a desconstrução de conceitos violentos contra as mulheres, por exemplo. O termo “Musa” é um conceito que a gente tenta desconstruir no meu filme “Arte das Musas?”. A gente tenta mostrar que as artistas da Música não têm vidas perfeitas nem nascem com um talento perfeito.
#NegrasRepresentam – Ilka Danusa, mulher de negócios, comunidades e sustentabilidade!
Tenho me unido com muitas mulheres negras que também se descobriram há pouco, e tem sido fantástico finalmente poder me ver no espelho através de outras mulheres, e admira-las, ama-las, chorar com elas, rir com elas. Acredito que tem rolado um despertar coletivo, sabe? O Brasil parece estar vivendo um momento de despertar da população negra para a sua identidade, o seu valor e a possibilidade de trocas, aprendizados e crescimento juntos.
Portal Soteropreta – Como foi transitar por áreas diferentes das artes? Como você percebe esse impacto na sua atuação social?
ANAADI – Hoje a gente vive num mundo que pensa em rede, não pensa mais em linha. Consideramos muitas possibilidades ao mesmo tempo, e isso é interessante e libertador inclusive socialmente. A questão de ser uma mulher negra é cada vez mais importante no meu caminho artístico e na minha identidade, mas é uma descoberta recente, sabe? Eu não sabia que eu era uma “mulher negra” até 2016. Eu sabia que era uma mulher, e eu sabia que era negra. Ponto. Mas eu nunca tinha me dado conta de que eu vivo essas duas realidades ao mesmo tempo, inseparavelmente. Ou seja, que eu sou da única classe que sofre pelo machismo e pelo racismo ao mesmo tempo, e que pertenço a um grupo de mulheres que sofrem das mesmas aflições e compartilham tantas coisas que implica estar fora de uma rede de privilégios e ser destituído dos seus direitos.
#NegrasRepresentam – Renata Dias, preparada para repensar a Cultura!
Enfim, a gente considera muitas possibilidades ao mesmo tempo, e todas existem dentro de seus contextos. Essa multiplicidade nos liberta de um padrão de pensamento muito limitante que dizia que tudo era A ou B. Portando unir diferentes formas de arte amplia os canais de discussão e dar mais visibilidade pras questões importantes pra a gente. Sendo múltiplo, transitando por mundos diferentes, vamos encontrando novos jeitos de falar sobre o que precisamos falar. Eu escolhi a música e o cinema, outros escolhem a academia o que importa é que estamos falando.
Entrevistas
#NegrasRepresentam – Luana Soares, feminista, militante e incentivadora!
Por meio de perfis, a campanha #NegrasRepresentam tem o objetivo de apresentar os pensamentos de mulheres negras em diversas esferas sociais e como suas ações vem propondo mudanças na realidade racial do país. Conheça Luana Soares:
Luana Soares é graduada em História pela Universidade Católica do Salvador e Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela UNICAMP. Militante feminista e anti-racista, integra a Marcha Mundial de Mulheres e a Coordenação Nacional de Entidades Negras. Atualmente, compõe a equipe da Coordenação de Políticas para a Juventude, órgão do Governo do Estado da Bahia. Luana é uma destas mulheres que podemos considerar incentivadora e fiel a quem ela considera. Sempre se inspirando em mulheres que resistiram a modelos hostis e violentos, ela vem construindo uma trajetória de força e solidariedade.
Portal Soteropreta – Você é reconhecida por sua atuação na luta pelo direito das mulheres negras, em especial quando se trata de auto cuidado. O que lhe fez optar por esse caminho?
Luana Soares – Venho de uma família de mulheres muito fortes. Do tipo que resolve problemas de todo mundo, mas que dedica pouquíssimo tempo para si. Essa é uma realidade que é delas, uma realidade que é minha e de muitas mulheres negras e que Bell Hooks fala em Vivendo de Amor, a nossa forma de amar, a forma de amar das nossas mães é garantindo a sobrevivência. Somos ensinadas desde cedo que o nosso papel é cuidar, manter a vida girando, a dos filhos, a da comunidade, a dos homens. Então, parar pra cuidar de si, seja física ou psicologicamente e/ou espiritualmente é um ato de muita resistência. Foi observando essas mulheres e a mim que percebi que não nos cuidamos, não porque não queremos, mas porque nosso tempo é massacrado por um divisão sexual do trabalho que é cruel e marcada pelo racismo e machismo.
Portal Soteropreta – Comente um pouco das contribuições que você percebe sobre o sobre o pensamento feminista negro, esse campo de estudo e militância?
Luana Soares – Desnaturalizar violências. Harriet Tubman em seu discurso histórico, na verdade está falando sobre as mulheres a quem o cuidado (mesmo um cuidado de bases machistas) era destinado às outras para quem a violência era destinada e naturalizada. Então, me erguer contra essas violências, falar sobre elas, gritar, sair do papel de “Grand Mama” que a sociedade racista tenta imprimir as mulheres negras, é a principal contribuição do feminismo negro na minha vida. E certamente, a solidariedade. Veja, apenas acredito em uma sororidade não-branca, não-colonizada, então prefiro utilizar o termo Solidariedade de mulher preta pra mulher preta é um negócio surreal. É tangível, é prático, se insere na roda da solidariedade da classe operária e não tem nada a ver com gostar ou não da outra. Sai do romantismo e vai para o gás q acaba e a outra ajuda, é ficar com o filho pra outra poder trabalhar, é amparar na hora do aborto, feito sozinha, é o cabelo que precisa ser trançado pra trabalhar na casa dos brancos. É uma prática ancestral.
O que eu gostaria de deixar de questionamento é: as mesmas condições são oferecidas a nós e as mulheres brancas? Ou aos homens brancos e negros? A minha experiência pessoal diz que não. Então acho que temos combatido o silenciamento, estamos ocupando os espaços, mas me preocupa sob quais condições estamos adentrando.
#NegrasRepresentam – Campanha homenageia mulheres no Novembro Negro
Perfil
#PoesiaSoteroPreta – A poesia problemática de Geilson de Andrade!
Poesia marginal e problemática é como o poeta Geilson de Andrade define sua produção artística, que inclui, ainda, peças de teatro e contos. Mas é na escrita e na récita que ele se encontra, se entrega.
De corpo e alma, em busca de atingir o psicológico de quem lhe ouve, ele faz um bombardeio de rimas, expressões corporais e faciais. É impossível vê-lo em atividade e não arrepiar, não sentir os olhos apertarem e o coração se angustiar. A verdade dói! Os primeiros versos tratavam de amor, questões existenciais e sobrenaturais, conflito entre vida e morte, durante a infância e adolescência, lá pelos 13 e os 15 anos de idade. Em 2010, já pesquisador de História, o veio de protesto e afirmação lhe tomou.
Os textos passam a expressar esta identidade que lhe acompanha desde então. Questões sócio raciais e referentes à opressão institucional assomam sua produção textual, toda escrita na tela de um computador. “Não lembro a última vez que usei papel e caneta”, assume Geilson.
Para além de válvula de escape, a poesia é, para Geilson de Andrade, “uma forma de conscientizar as pessoas, uma espécie de mecanismo educacional que desperte o pensamento e o sentimento das pessoas”. E complementa: “A poesia para mim é um veículo pedagógico e de resistência, utilizo o contexto histórico para situar o sujeito psicologicamente enquanto pessoa importante dentro da sua própria existência e resgate de valores”.
A fonte de inspiração é a família, tanto a biológica, normativa, mas, também, aquela que acolhe e abriga no seio da comunidade, seja a vizinhança ou a comunidade dos saraus, dos slams de poesia, os que pensam e defendem os direitos humanos. Este é o poeta, humano, Geilson Andrade.
Sistema Nazista
Perdeu-se o brilho daquela esteira de estrelas
Que se estendia a caminhar tranquilamente sobre o asfalto
Os brotos morreram, as flores murcharam
Vidas foram ceifadas a flor da idade
Pela foice que corta, na frieza da morte
Por displicência da carne
Foi-se a juventude da alma
E perdeu-se o brilho e ofuscaram o asfalto
Mancharam de sangue coração dilaceraram
Caminhos tortuosos e destinos cruéis
Em meio a frágeis e poderosos
Injustiças entre vítimas e réus
Tenho que parar
Tenho que parar porque não cabe no poema
Esse triste cenário pobre miserável
De mentes estúpidas e corações insensatos
Me tirem desse sistema nazista
Sem perspectiva otimista
Sem que me tirem a vida
Sem que massacrem minhas crianças
Sem que prostituam as minhas meninas
Me tirem desse sistema tão ego
Me tirem desse sistema tão ísta
Por favor, favela
Me tirem desse sistema nazista