Cotidiano
3Grãos realiza 4ª edição do Sotero Por Elas com debate e oficinas dia 29

A 3Grãos realiza no próximo dia 29 (sábado), a 4ª edição do “Sotero Por Elas”, propondo diálogos sobre produção cultural feita pelas mulheres na cidade de Salvador.
Na ocasião, os debates ocorrerão na Roda de conversa “Mulheres na produção cultural de Salvador.”, com a participação da Gordiva, Vegan, Feminista, Graffiteira, Youtuber, Sista Katia; a graduanda em Jornalismo (UFBA) Val Benvindo, que atua há oito anos na área de produção, integrando a equipe de produção do Bloco Afro Ilê Aiyê e do Coletivo Criativo N. Tem também a DJ Nai Sena, do Coletivo Boom Clap, que vem se destacando no cenário com seus sets baseados em vertentes da música jamaicana como raggamuffin, dancehall e reggaeton.
Além do papo, terá também Oficinas de Stencil, realizada por Ramsestencil, com um bate papo sobre produção de estampas (inscrições no email doisdetalhes@gmail.com) e de Turbantes, com a Turbante.se. Esta será gratuita, com exposição de tecidos exclusivos, nacionais e internacionas, e ambas começarão 13hs.A Oficina de Stencil tem o custo de R$70.
Mais informações: contato3graos@gmail.com
Cotidiano
Evento reúne ONGs para discutir sobre justiça racial e tecnologias digitais

Nos dias 28 e 29 de maio, Salvador será o centro de importantes debates sobre justiça racial, reparação e inclusão digital. O evento gratuito “Conexões para o Bem Viver: Reparação, justiça racial e tecnologias digitais” acontece das 14h às 19h, no Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBA), reunindo organizações negras e do Terceiro Setor engajadas na construção de uma internet mais democrática e antirracista.
A iniciativa é promovida pelo Projeto Nanet, idealizado pela Abong – Associação Brasileira de ONGs, Ação Educativa e Ibase, e conta com a parceria do Instituto Odara – Instituto da Mulher Negra, Marcha das Mulheres Negras, CEPENDA – Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará e Elo – Ligação para a Cidadania. O evento ocorre em paralelo ao Fórum da Internet no Brasil (FIB) e integra as mobilizações preparatórias para o Fórum de Governança da Internet Mundial (IGF).
A programação inclui painéis temáticos que discutem desde a apropriação das tecnologias digitais pelos movimentos sociais até a interseção entre justiça ambiental e justiça algorítmica. Também serão abordadas questões como os impactos das plataformas digitais na equidade racial e a desinformação entre crianças e adolescentes.
“A governança da internet no Brasil precisa refletir a diversidade do nosso povo. Este evento é uma resposta política e simbólica à exclusão sistemática de pautas urgentes como raça, gênero e território. Queremos afirmar que a justiça racial também é um princípio essencial na construção de uma internet democrática”, afirma Juliane Cintra, diretora executiva da Abong e coordenadora do Projeto Nanet.
Entre os nomes confirmados para os debates estão Mariana Belmont, assessora de Clima e Racismo Ambiental do Geledés – Instituto da Mulher Negra; Debora Campelo, pedagoga no Projeto Ayomide (Instituto Odara); Sil Bahia, co-diretora executiva do Olabi; e Nirvana Lima, educadora popular em cuidados digitais na Escola de Ativismo.
Além dos debates, o Projeto Nanet atua na formação de lideranças por meio de ciclos formativos sobre cuidados digitais e bem-estar na internet, treinamento em ferramentas de cibersegurança, e oficinas voltadas ao combate à desinformação, aos discursos de ódio e à promoção da liberdade de expressão com responsabilidade.
Programação
28 de maio (terça-feira)
-
Painel 0: Articulações e apropriações das tecnologias digitais por novos mundos e por Bem Viver
-
Painel 1: (In)formar na Era Digital: caminhos para superar a desinformação entre crianças e adolescentes conectados
29 de maio (quarta-feira)
-
Painel 2: Plataformas Digitais e Racialidade: caminhos e barreiras ao Direito à Comunicação e Equidade Racial
-
Painel 3: Da Justiça Ambiental à Justiça Algorítmica: governança e negociação dos impactos
Serviço
Evento: Conexões para o Bem Viver: Reparação, justiça racial e tecnologias digitais
Data: 28 e 29 de maio de 2025
Horário: 14h às 19h
Local: CEAO/UFBA – Praça Inocêncio Galvão, 42 – Largo Dois de Julho – Salvador/BA
Inscrições gratuitas: bit.ly/conexoesparaobemviver2025
Cotidiano
Maria Lorena Alves assume “Bora Nordeste” e reforça a presença da mulher preta no jornalismo

A jornalista Maria Lorena Alves é a nova apresentadora do Bora Nordeste, programa exibido de segunda a sexta-feira na Band Bahia. Com mais de 11 anos de experiência na rádio BandNews FM Salvador, onde também atua como coordenadora, Lorena assume a missão de levar ao público as principais notícias da Bahia, entre 8h15 e 9h da manhã.
A presença de uma mulher preta à frente de um programa jornalístico voltado à cobertura da Bahia e do Nordeste na TV carrega um peso simbólico e necessário. Em um campo ainda marcado pela sub-representação de mulheres negras, especialmente em espaços de visibilidade na televisão, a chegada de Lorena ao posto reforça a importância de ampliar as vozes e olhares no jornalismo local.
Com a mudança, Lorena deixa a apresentação do Boa Tarde Bahia na BandNews FM, antes feita em parceria com o jornalista Victor Pinto. A partir de agora, Victor divide a bancada com Luís Filipe Veloso, que atua há dez anos na emissora e tem trajetória ligada à cobertura política.
Outras alterações também foram anunciadas na programação da BandNews FM Salvador, que completa 20 anos em 2025. O programa Bora Salvador, das 6h às 7h, será apresentado por Paloma Morais e Léo Sousa. Já o Jornal BandNews FM, das 9h20 às 11h, terá no comando Maria Lorena Alves e Luís Filipe Veloso.
Mais do que uma mudança de bancada, a nova composição dos programas abre espaço para discussões sobre quem ocupa os lugares de fala no jornalismo e como isso impacta a forma de narrar o cotidiano baiano e nordestino.
Cotidiano
Campanha de Páscoa mobiliza solidariedade no Cabula

A magia da infância vai tomar conta da Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula, com mais uma edição da tradicional campanha de arrecadação de chocolates organizada pelo comunicador e influenciador Rafael Manga. A ação, que já virou referência na região, promete adoçar a Páscoa das crianças da comunidade e reacender o espírito das antigas brincadeiras.
Mais do que distribuir doces, a campanha tem como proposta promover um dia de lazer e integração, com atividades lúdicas que marcaram gerações. Entre as brincadeiras estão o quebra-pote — em que os participantes, vendados, tentam atingir um pote recheado de guloseimas —, a clássica corrida com ovo na colher e a animada corrida de saco, garantindo diversão e boas risadas para os pequenos.

Foto: Diógenes Neghet
“Essa campanha já virou uma tradição aqui na Estrada das Barreiras. Além de adoçar a Páscoa, queremos proporcionar uma experiência completa, cheia de brincadeiras e momentos inesquecíveis, como era na nossa infância”, afirma Rafael Manga.
Como doar
As doações para a campanha de páscoa estão sendo recebidas por meio do Instagram (@rafaelmanga_oficial), onde seguidores podem acompanhar a preparação do evento e contribuir com chocolates. O ponto alto da campanha será no domingo de Páscoa, com a entrega dos doces e um dia inteiro de recreação, fortalecendo os laços comunitários e o espírito de partilha.
A iniciativa já mobiliza moradores, empresas parceiras e seguidores, mostrando que a solidariedade também pode ser divertida. “Cada doação representa um sorriso. Nosso objetivo é garantir que as crianças da comunidade possam viver uma Páscoa especial, cheia de doces e boas lembranças”, reforça o organizador.
Interessados em contribuir podem entrar em contato pelo Instagram (@rafaelmanga_oficial) ou via WhatsApp, no número (71) 99242-1505.
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho