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Teatro

#ACenaTaPreta – Ridson Reis estreia direção com “O Contêiner”

Jamile Menezes

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Ridson Reis

Há três anos ele conheceu um texto do angolano José Mena Abrantes, que contava a história de três africanos que saem de suas casas, cada um por seu motivo, em busca de uma vida melhor, em busca da ascensão social.

A leitura mexeu com o ator de 28 anos – 11 dos quais compartilhados com o Bando de Teatro Olodum. É a convite deste que ele chega ao Festival A Cena Tá Preta, que começa nesta sexta (4), no Teatro Vila Velha.

ridsonreisoconteinerbandodeteatroolodumEstamos falando de Ridson Reis, que levará aos palcos do Vila, nos próximos dias 12 e 13 de novembro, seu primeiro trabalho como diretor teatral na peça O Contentor (O Contêiner).

Na trama, os três africanos querem chegar à Europa e, para isso, entram clandestinamente no porão de um cargueiro português. Daí em diante, os atores Cell Dantas e Edy Firenzza conduzem o espectador pela viagem dos sonhos destes imigrantes, mas que talvez não tenha chegado a um final feliz.

“Nós pretos saímos de um lugar (físico ou abstrato) em busca de ascender e melhorar nossas condições de vida porque acreditamos e sonhamos. Mas os donos de navio não querem, e nos aprisionam em seus contêiner’s”, nos aprisionam e não nos deixam sonhar”, explica Ridson.

ridsonreisbandodeteatroolodumImigração africana, direitos humanos, tensões raciais são alguns dos temas que Ridson  dirige na peça.

“O texto, escrito em 94 por Mena Abrantes, é baseado em fatos reais. Tudo aconteceu no porto de Lisboa em 1988, entretanto não há nada mais contemporâneo. Hoje, nos é tirada nossa educação – que é a peça base e mais importante na busca da realização desses sonhos”, afirma.

Ridson contextualiza: “Isso está acontecendo nesse momento. Só neste ano já morreram quase 4 mil pessoas tentando sair da África pra Europa. Os que conseguem fazer a travessia, não têm a certeza de que realmente terão uma vida melhor, ou serão mandados de volta”, diz.

ridsonreisoconteinerbandodeteatroolodumO Contentor (O Contêiner) já foi encenado em Salvador em 2006 pela “Outra Cia de Teatro”. Uma coisa Ridson promete: esta é uma versão completamente diferente, “fiel ao texto de José Mena Abrantes”.

O Contentor (O Contêiner)

Quando: 12 e 13/11, sábado às 20h, domingo às 19h
Onde: Teatro Vila Velha – Sala Principal
Valor: R$ 30 e 15
Classificação Indicativa: 12 anos

Fotos: Divulgação

Teatro

“A Revolução dos Bichos” ganha adaptação teatral da Escola de Teatro da UFBA

Iasmim Moreira

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REVOLUÇÃO DOS BICHOS

O clássico “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, ganha os palcos de Salvador em uma nova montagem cênica produzida pelo Coletivo Deságua em parceria com a Escola de Teatro da UFBA. O espetáculo será apresentado nos dias 19 e 20 de julho, às 15h, no Teatro Molière, na Aliança Francesa, com entrada gratuita.

Dirigida por Kayk Souza, estudante do curso de Direção Teatral da UFBA, a peça é resultado de um componente curricular e propõe uma leitura atualizada da famosa fábula política. No enredo, os animais de uma fazenda se rebelam contra a exploração imposta pelo dono humano e assumem o controle do local, sonhando com uma sociedade mais justa. No entanto, a experiência logo revela suas contradições, expondo temas como manipulação da informação, corrupção do poder e fake news — questões cada vez mais urgentes no cenário contemporâneo.

“Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros”, escreve Orwell, em frase que ecoa no espetáculo como crítica atemporal às desigualdades estruturais e aos abusos de autoridade.

A montagem conta com elenco formado por Brenda Matos, Briane Capinan, Heberti Hipollito, Jayana, Maria Bellazzi, Melquiades Cordeiro, Muca Ferreira, Murilo Queiroz, RAIO, Santana, Thales Moreira e Vitor Santana. A direção musical é de Ian Trigo, com execução de músicas ao vivo durante a apresentação.

SERVIÇO

Espetáculo “A Revolução dos Bichos”
Quando: 19 e 20 de julho de 2025 (sexta e sábado), às 15h
Teatro Molière – Aliança Francesa de Salvador (Ladeira da Barra)
Entrada gratuita
Retirada de ingressos uma hora antes do início da sessão, na bilheteria do teatro
Mais informações: @coletivodesagua / @espetaculo.arevolucao

Fotos: Aê | Agência de Comunicação

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Teatro

“Mesmo Sem Te Tocar” retorna aos palcos no SESC Pelourinho

Iasmim Moreira

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Mesmo

A Sinuosa Companhia de Teatro volta a encenar o premiado espetáculo “Mesmo Sem Te Tocar” em única apresentação no próximo 18 de julho (quinta-feira), às 19h30, no Teatro SESC SENAC Pelourinho. Com texto e atuação de Fernando Santana, a peça tem direção compartilhada entre o ator e Agamenon de Abreu, e propõe uma experiência poética, sensível e bem-humorada sobre o amor e a passagem do tempo.

Na trama, o público acompanha Léo, um homem que rompe as barreiras do espaço-tempo para rever, pela última vez, o grande amor de sua vida. Entre encontros e memórias, o público é convidado a mergulhar em uma narrativa de afeto e transformação, onde até o impossível é atravessado pela urgência do sentir.

Com produção de Jane Santa Cruz e Robinson Fernandes, “Mesmo Sem Te Tocar” mistura lirismo e leveza para abordar um amor que persiste mesmo diante da ausência. O espetáculo foi indicado em quatro categorias do Prêmio Braskem de Teatro 2018 — Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Texto, Melhor Ator e Diretor Revelação — e representou o Brasil em festivais na Argentina e no Peru.

A montagem é mais uma realização da Sinuosa Companhia de Teatro, grupo que integra o Colectivo Âmbar, uma rede de artistas da América Latina que desenvolve obras autorais com foco em temáticas contemporâneas, a partir das poéticas e vivências da cultura brasileira e latino-americana.

SERVIÇO

Espetáculo: Mesmo Sem Te Tocar
Teatro SESC SENAC Pelourinho
Quando: 18 de julho (quinta-feira), 19h30
Ingressos: R$20 (inteira) | R$10 (meia)
À venda na Sympla e na bilheteria do teatro
Classificação indicativa: 14 anos

Fotos: Diney Araújo

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Teatro

Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia recebe inscrições até 27 de julho

Iasmim Moreira

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Festival Estudantil

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia (FESTAC), que acontece entre os dias 8 e 14 de setembro, em Salvador. Realizado pelos coletivos COATO e COOXIA, o evento convida estudantes, professores e artistas de todo o Brasil e do exterior a inscreverem seus trabalhos até o dia 27 de julho. A edição deste ano traz como provocação o tema “Nada é definitivo”, propondo um olhar atento às transformações e incertezas que marcam o tempo presente.

Os interessados podem inscrever obras nas categorias Cenas Curtas e Espetáculos de Artes Cênicas (Mostra Oficial), em linguagens como teatro, dança, performance, circo e artes integradas. As criações devem ter sido desenvolvidas em ambiente estudantil — escolas do ensino básico, cursos livres, técnicos ou universidades. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário disponível no perfil do festival no Instagram (@festacbahia), onde também está publicado o edital de convocação.

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e estar formalmente vinculado a alguma instituição de ensino como estudante, professor ou técnico. Os proponentes devem ter representação por pessoa jurídica (como MEI), podendo inscrever quantas obras quiserem — mas apenas uma proposta por CNPJ será selecionada.

Reflexão e acolhimento às incertezas

Mais do que uma mostra de criações artísticas, o FESTAC se posiciona como espaço de formação, escuta e mobilização de jovens artistas. Nesta edição, o festival propõe uma reflexão crítica sobre a profissionalização precoce e os caminhos de vida muitas vezes impostos a jovens ainda no ensino médio. A ideia é acolher a incerteza como potência criadora, valorizando o direito à transformação, à escuta e à experimentação.

A curadoria vai selecionar dez espetáculos com duração mínima de 40 minutos e cinco cenas curtas, com duração entre 10 e 15 minutos. Estas últimas terão acompanhamento artístico de um diretor convidado. Serão priorizadas obras que dialoguem com o tema da transitoriedade, além de criações que abordem temas contemporâneos urgentes, como questões de gênero, raça, diversidade, intolerância e justiça social.

Os grupos selecionados — que serão anunciados até o dia 3 de agosto — receberão ajuda de custo para viabilizar sua participação, variando entre R$ 1.200 e R$ 2.500 no caso das cenas curtas e R$ 3.000 a R$ 5.000 para espetáculos, a depender do número de integrantes e da distância entre a cidade de origem e Salvador.

Formação, circulação e intercâmbio

Além da Mostra Oficial e das Cenas Curtas, o FESTAC 2025 inclui uma série de ações formativas e descentralizadas. Quatro residências artísticas serão realizadas em escolas públicas de Salvador, envolvendo crianças e adolescentes a partir de 7 anos. Já a Caravana FESTAC vai levar oficinas de produção, mediação e elementos técnicos da cena para jovens de quatro cidades do interior da Bahia: Lençóis, Jacobina, Feira de Santana e Euclides da Cunha. A partir dessas oficinas, serão selecionados 15 jovens para um estágio remunerado durante o festival.

Durante a semana do evento em Salvador, acontece ainda o III Encontro Nacional de Grupos de Teatro Estudantil, reunindo coletivos e educadores de diversas regiões do país para trocar experiências e debater temas ligados à arte e à educação.

Criado em 2015, o FESTAC se consolidou como um dos principais espaços dedicados às artes cênicas estudantis no Brasil. A iniciativa surgiu como resposta à ausência de um festival contínuo voltado à cena estudantil baiana, mesmo sendo o estado berço de cursos superiores de teatro e dança entre os mais antigos do país.

Comprometido com a diversidade de corpos, vozes e territórios, o festival mantém uma equipe majoritariamente composta por mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, profissionais do interior e estudantes em formação. Mais do que um festival, o FESTAC se define como uma plataforma de criação, formação e mobilização, fortalecendo a cultura estudantil como força transformadora da sociedade.

Para dúvidas e informações, o contato deve ser feito pelo e-mail falecomfestac@gmail.com.

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