Connect with us

Teatro

Teatro ICBA recebe espetáculo de dança Movimento I. Parado é Suspeito

Jamile Menezes

Publicado

on

“Movimento I, Parado é Suspeito”
“Movimento I, Parado é Suspeito” Pela primeira vez em Salvador, o Coletivo DMV22, vindo de São Paulo, apresenta o espetáculo de dança “Movimento I, Parado é Suspeito” no Teatro do Goethe-Institut/ICBA, nesta quarta (14). A criação coreográfica tem como ponto de partida a frase “Negro parado é suspeito, negro correndo é ladrão” para dar vazão a um estudo sobre atribuir sonoridade ao corpo e corpo ao instrumento.

“Movimento I” busca os lugares dos sujeitos cuja origem está na diáspora africana: dos contadores de histórias, que os livros escolares calam, até as abordagens policiais que suspeitam de um negro correndo.

A montagem evoca um mergulho na origem, uma busca pela oralidade, a capacidade de contar e recontar o novo. Em cena, faz-se presente a percussão, incorporada também como uma qualidade de movimento, como uma memória corporal.

Sobre Coletivo DMV22

Som, cor e movimento em diálogo no urbano. Ponto de partida de um músico, um artista plástico, de uma bailarina e um performer são as transformações instantâneas que São Paulo vivencia, das quais nos apropriamos e as consequentes readaptações que provocamos.

Achiles Luciano (pintura digital), Gabriel Espinosa (trilha) e Mario Lopes (movimento) acompanhados por orientações de Isabel Hölzl (bailarina) iniciaram sua parceria no início de 2010, quando em um show musical espontaneamente juntaram à música uma ação de pintura digital e a dança. Surgiu desse primeiro encontro uma vontade de unir estas três linguagens em uma ação cênica.

Espetáculo de dança “Movimento I, Parado é Suspeito”

Onde: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA

(Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)

Quando: 14 de dezembro (quarta-feira), 20h

Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada)

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Teatro

Avatar Studio de Artes apresenta mostras infantis gratuitas no Xisto

Jamile Menezes

Publicado

on

Avatar Studio de Artes, que integra a Avatar Cia de Teatro
Foto Day Boechat

O Avatar Studio de Artes, que integra a Avatar Cia de Teatro, volta aos palcos de Salvador com duas mostras infantis: a peça “Cinderela Cacheada”, uma história envolvente de uma linda garota negra, de cabelos cacheados, sonhadora e muito empoderada; e a peça “#somostodossamba”, na qual o garoto Samba e sua amiga Hanna são impedidos de vivenciar a amizade devido à intolerância religiosa. Ambas as mostras estarão em cartaz no Espaço Xisto Bahia (Barris), em fevereiro.

Na peça “Cinderela Cacheada”, a personagem vive com sua madrasta e suas duas filhas que a exploram. Mas um dia, após o anúncio de um baile, com o apoio da sua Fada Madrinha, a sorte de Cinderela começa a mudar. Inspirado na história clássica de Charles Perrault, o espetáculo tem adaptação e direção de Sérgio Mício, educador e idealizador da Avatar. O elenco é formado pelas Turmas de Teatro Kids 2023.

Já em “#somostodossamba”, a história se passa em um país fictício chamado Zenda. Abordando os temas representatividade, respeito à diversidade religiosa e combate ao racismo, #somostodosamba é uma comédia musical que agradará crianças e adultos. O espetáculo inédito conta com o elenco formado pela Turma de Teatro Juvenil 2023 e é escrito e dirigido por Sérgio Mício.

“Estrear estes dois espetáculos agora está sendo uma experiência muito importante para a minha proposta de realizar um teatro voltado para crianças e adolescentes negros de Salvador. Embora a Avatar Studio de Artes seja aberta para todos, todas e todes, a minha meta como arte-educador sempre foi levar o protagonismo negro para os palcos, seja numa adaptação de um conto clássico infantil como Cinderela ou numa história inédita escrita por mim”, diz Sergio Mício.

Com entrada gratuita, as mostras acontecem nos dias 23, 24 e 25/02.

AVATAR – O Avatar Studio de Artes foi inaugurado em 2018 e oferece oficinas extensivas de teatro na proposta de desenvolver e aprimorar as habilidades artísticas dos estudantes, utilizando aulas práticas, teóricas e ludicidade, para auxiliá-los a ingressar no mercado de trabalho no mundo das artes. Ele integra a Avatar Cia de Teatro, que desde 2013 prioriza temas como o respeito à diversidade, empoderamento negro infantil e feminino, incentivo à leitura, impactos positivos e negativos da tecnologia na família, conflitos de gerações, dentre outros temas.

As aulas experimentais gratuitas para as turmas de Teatro já estão abertas com vagas limitadas, de 1ª a 9 de março (Edifício Fórum Empresarial – Nazaré). Informações: (71) 98624-9240.

 

 SERVIÇO

Onde: Espaço Xisto Bahia (Barris)

Quando:

Cinderela Cacheada – 23, 24 e 25/02 às 10h, 11, 15h, 16h

#somostodossamba – 23, 24 e 25/02 às 19h

Quanto: entrada gratuita

 

Continue Reading

Teatro

Dandara na Terra dos Palmares tem sessões gratuitas na CAIXA Cultural

Amanda Moreno

Publicado

on

Dandara na Terra dos Palmares tem
Dandara na Terra dos Palmares tem (Foto: Tarcísio Ivo)

Dandara na Terra dos Palmares tem sessões gratuitas na CAIXA Cultural Salvador. A nova temporada do infantojuvenil “Dandara na Terra dos Palmares” encantará o público nos dias 17 e 18 de fevereiro, às 15h, em sessões gratuitas. A história de uma menina que, após enfrentar o preconceito, conecta-se com suas raízes e sonha com o lendário Palmares, é produzida pela Arte Sintonia Companhia de Teatro.

Com texto envolvente de Antônio Marques e direção primorosa de Agamenon de Abreu, Dandara na Terra dos Palmares estreia, que é sucesso de bilheteria, desnuda o racismo estrutural e mergulha na jornada de uma menina que encanta ao utilizar linguagem lúdica e poética. A montagem emociona ao retratar a luta e a sabedoria de seus antepassados.

O elenco estrelado do espetáculo inclui as talentosas atrizes mirins Maria Alice Xavier e Yandra Góes, além dos experientes Denise Correia, Gilson Garcia e Leonardo Freitas da Arte Sintonia Companhia de Teatro, junto aos atores convidados Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos. Complementando a experiência, as belas canções originais de Emillie Lapa e Natalyne Santos cativam ainda mais o público.

As apresentações contarão com duas sessões disponíveis. No entanto, é importante se apressar, pois as vagas são limitadas a 70 participantes por sessão. A classificação é livre, e as inscrições devem ser feitas individualmente, com cada criança acompanhada por apenas um responsável. Não será permitido o acesso após o início do espetáculo. Os interessados devem preencher o formulário (https://bit.ly/49rYduO) para garantir os acessos.

Serviço

Espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares”

Data: 17 e 18 de fevereiro (sábado e domingo)

Horário: 15h

Local: CAIXA Cultural Salvador

Gratuito

Classificação: Livre

Informações: (71) 99269-8274

 

 

Continue Reading

Teatro

Arte Sintonia Cia de Teatro anuncia espetáculo e videocast

Jamile Menezes

Publicado

on

Arte Sintonia Cia de Teatro traz protagonismo feminino preto.

A Arte Sintonia Cia de Teatro apresentará “Dandara na Terra dos Palmares”, desta vez na Sala do Coro do TCA em abril. Com atuações notáveis das atrizes mirins Maria Alice Xavier e Yandra Góes, esta será mais uma oportunidade de vivenciar o espetáculo indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2023 na categoria “Espetáculo Infantojuvenil”.

Com uma mensagem antirracista, a montagem, escrita por Antônio Marques e dirigida por Agamenon de Abreu, explora a jornada de uma jovem que enfrenta o racismo na escola, destacando a importância de abraçar a própria identidade e raízes.

Março reserva a estreia do videocast “Fala, Preta!”, no canal do YouTube da companhia, apresentando seis mulheres soteropolitanas que abordarão questões pertinentes ao universo feminino negro.

O programa retorna com entrevistas e debates sobre temas relevantes para a mulher negra. Sob a direção artística de Antônio Marques, o videocast contará com a participação de artistas como  Denise Correia, Natalyne Santos, Clara Paixão, Lívia França, Madah Gomes e Aline Nepomuceno.

Ao longo de mais de duas décadas, a Arte Sintonia Cia de Teatro construiu um legado de oito musicais, destacando-se os infantis “H2òpera” e “Legal, tchan, tchan, tchan!”, indicados ao Prêmio Braskem de Teatro. Sua mais recente obra, “Dandara na Terra dos Palmares”, emocionou mais de 20 mil espectadores desde a estreia, destacando-se pela abordagem sensível à ancestralidade negra.

Antônio Marques, autor, produtor e diretor artístico, é a mente criativa por trás da Arte Sintonia. Sua trajetória, marcada por produções aclamadas como “Zona Contaminada” e “Xô Xuá, Um Samba para Riachão” e “Se acaso você chegasse”, um musical em homenagem a Elza Soares, culminou no sucesso de “Dandara na Terra dos Palmares”. Com uma carreira dedicada à arte e à representatividade, Antônio Marques continua a impulsionar o cenário teatral baiano.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA