Beleza
Luana Assiz lança seu videoclipe “Encrespei”


Foto: Peu Teles
Neste domingo – 20 de novembro -, a jornalista e musicista soteropreta Luana Assiz lança, em seu canal no YouTube, o clipe da música “Encrespei”, de sua autoria. A composição versa sobre a naturalização capilar e carrega a bandeira da valorização da identidade negra. O tema nasce de um processo vivido pela autora, que há um ano decidiu iniciar sua transição capilar, caminho que abre janelas para além da estética.
A escolha do Dia da Consciência Negra para o lançamento da obra tem como objetivo acrescentar o projeto às diversas expressões que fazem parte do dia 20 de novembro. “É uma forma de colocar a minha voz ao lado de tantas outras que gritam por representatividade numa data que nos convida a (re)avaliar nossos caminhos e lutas”, afirma a compositora, que utilizou o samba como forma de expressão dessas ideias.
A música “Encrespei” tem direção musical e mixagem de Ataualba Meirelles. A gravação é interpretada por Luana Assiz, acompanhada por Jurandir Santana no violão, Hugo Sambone no trombone, Giba Conceição nos instrumentos percussivos e Lorena Dias, no backing vocal. O clipe tem direção geral, roteiro, fotografia, captação de imagens e edição assinados por Peu Teles e direção artística e maquiagem de Dominique Meirelles. Luana Assiz falou com o SoteroPreta sobre este trabalho:

Foto: Peu Teles
Como foi o processo vivido por você que a levou a fazer a música/clipe?
Luana Assiz – Eu fiz essa música em agosto, depois de assistir ao episódio de encerramento da última temporada de Mister Brow, que trouxe a cena em que a personagem de Taís Araújo falava com uma menina negra sobre a beleza dos cabelos crespos. E a garota dizia que havia chegado a pensar em fazer alisamento antes de ver na TV alguém como ela. Eu já estava em processo de transição capilar desde janeiro deste ano e aquele diálogo me tocou porque eu já fui aquela criança, só que sem referências de uma estética negra como aparecia ali no episódio do seriado. E pensei, mais uma vez, no quanto a representatividade é importante, porque, após passar a maior parte da minha vida alisando os cabelos por ter me habituado a esse padrão estético, no final do ano passado passei a me incomodar com essa prática e notei que não fazia mais sentido me submeter a esse procedimento que agredia não apenas a saúde dos meus cabelos, mas a minha natureza. E esse processo de reencontro com as minhas raízes me trouxe inspiração para escrever e também para compor essa música, que nasceu de uma experiência pessoal, mas com certeza dialoga com muitas outras mulheres e meninas que passaram e passam pelas mesmas questões que eu. Por isso, decidi levar essa música adiante, daí a gravação em estúdio e o clipe.
O que o clipe significa pra você?
Luana Assiz – Esse clipe representa um processo muito bonito de autoconhecimento e empoderamento. É o resumo artístico de um momento marcante em minha vida, em que aprofundei a minha consciência como mulher negra. E nesse caminhar, tenho tido ao meu lado pessoas importantes, principalmente os meus parceiros neste trabalho: meu namorado, Peu Teles, e as amigas Dominique Meirelles e Lorena Dias. Então agora é assistir, clica aqui!
Ficha Técnica
Música “Encrespei”
Composição: Luana Assiz
Arranjo e direção musical: Ataualba Meirelles
Violão: Jurandir Santana
Trombone: Hugo Sambone
Percussão: Giba Conceição
Vocal: Luana Assiz
Backing Vocal: Lorena Dias
Clipe “Encrespei”
Imagens, roteiro, fotografia, edição e direção geral: Peu Teles
Maquiagem e direção artística: Dominique Meirelles
Produção: Luana Assiz e Peu Teles
Beleza
Pretas Têm Dendê abre inscrições para o Miss Federação 2025

Estão abertas as inscrições para o concurso Miss Federação 2025, que será realizado durante a próxima edição do evento Pretas Têm Dendê. A iniciativa, que celebra a beleza e a cultura das mulheres negras, é voltada para participantes a partir dos 14 anos de idade e tem inscrições abertas até o dia 8 de maio, por meio do formulário ou das redes sociais do perfil @pretastemdende.
O Pretas Têm Dendê é um evento anual que reúne moda, cultura, arte e empoderamento, com foco na valorização da identidade negra e na promoção da diversidade. Este ano, o tema escolhido é o Afrofuturismo, conceito que une elementos da cultura africana e afro-diaspórica com inovação, tecnologia e projeções de futuros possíveis.
Para a produtora e idealizadora do evento, Daianne Silva, o Pretas Têm Dendê vai além das passarelas.
“É mais do que um evento de moda; é uma plataforma para a transformação social. Queremos que cada participante se sinta empoderada e orgulhosa de sua identidade”, afirma.
Daniel Silva, também na produção do evento, reforça a importância do tema desta edição:
“Este ano, com o tema Afrofuturismo, estamos incentivando todos a pensarem além do presente e a imaginarem um futuro onde a cultura negra é celebrada e integrada em todos os aspectos da vida.”
Atual detentora do título de Miss Federação, Carla Silva compartilhou o impacto da experiência em sua trajetória:
“Participar do Pretas Têm Dendê foi transformador. O evento me deu confiança e visibilidade para abraçar minha identidade e inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo.”

Foto: Pixote
A programação do evento ainda conta com rodas de conversa sobre a importância da data, manifestações artísticas culturais e a escolha da miss que representará o território em um conjunto de beleza, simpatia e empoderamento. O concurso Miss Federação e o evento Pretas Têm Dendê consolidam-se como espaços fundamentais de expressão, pertencimento e protagonismo para mulheres negras da capital baiana.
Beleza
Ilê Aiyê divulga as 15 finalistas da Deusa do Ébano 2025

As 15 candidatas ao título de Deusa do Ébano 2025 foram anunciadas. No dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza, Adriane, Camila, Caroline, Cecilia, Ivana, Isis, Lorena, Maria Victoria, Nayara, Rafaela, Stephanie, Tainã, Thuane, Wania e Yasmin irão disputar o posto de Rainha do Ilê Aiyê, carregando o nome do Mais Belo dos Belos. As finalistas selecionadas vão mostrar no palco sua beleza, gingado e carisma em busca da tão almejada coroa, que será entregue em mãos pela atual Rainha Larissa Valéria Sá Sacramento.
A grande vencedora fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador e vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. São 15 mulheres, entre 19 e 35 anos, algumas na primeira, outras já na quinta vez concorrendo, cada uma com sua história de resistência e motivação pessoal para lutar pelo sonho de ser a Deusa do Ébano.
O concurso demonstra o poder da ancestralidade e dos valores que são passados de geração em geração de pais para filhos, que crescem sob a influência do Ilê Aiyê em suas vidas desde cedo. Todas as candidatas têm em comum o desejo de empoderar outras mulheres pretas e mostrar que a competição vai muito além da valorização dos traços e da estética negra. O primeiro bloco afro do Brasil cumpre, desde a primeira edição da Noite da Beleza Negra, o papel de destaque na luta por igualdade racial e resgate da autoestima da mulher negra, com a implantação de uma política pioneira de Ação Afirmativa.
A Deusa do Ébano da 44ª edição vai liderar o Carnaval do Ilê Aiyê de 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a Rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa.
Beleza
Seletiva da Beleza Negra do Ilê Aiyê acontece nesta quarta-feira (15)

A seleção das 15 finalistas que concorrem ao título de Deusa do Ébano 2025 do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 15h. Com cerca de 180 inscritas de diversos lugares do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Barreiras e Feira de Santana, a seletiva vai avaliar a performance de dança afro de cada candidata para, enfim, o júri anunciar quais delas voltarão para casa mais próximas de realizar o sonho de brilhar no posto de Rainha do Ilê.
A grande vencedora será revelada no dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza Negra, uma das festas mais esperadas do verão de Salvador. A Rainha eleita de 2025 vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. Além de ocupar uma posição de destaque na luta por igualdade racial e tornar-se ícone do empoderamento da mulher negra e da sua atuação transformadora na sociedade, a Deusa do Ébano é uma exaltação à estética negra, sendo o concurso uma das ações afirmativas mais importantes do Ilê Aiyê.

Foto: André Frutuoso
A vencedora da 44ª edição fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa. Atualmente, o cargo de Deusa do Ébano está muito bem representado pela empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento.
Serviço
Seletiva finalistas Deusa do Ébano 2025
Data: 15 de janeiro (quarta-feira)
Horário: A partir das 15h
Local: Senzala do Barro Preto – Curuzu
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho