Connect with us

AfroEmpreendedorismo

Empreendimentos jornalísticos serão tema de debate na Unime

Jamile Menezes

Published

on

jornalismo-digital
jornalismo-digital

Banco de Imagens

As novas narrativas jornalísticas na internet serão debatidas durante o evento Empreendedorismo em Jornalismo Digital, nos dias 28 e 29 de novembro, das 19 às 21h, no auditório da Unime Salvador. O evento é voltado para profissionais e estudantes de Comunicação, com inscrições gratuitas.

Dia 28/11

Participam do evento Paulo Oliveira, jornalista e membro Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que falará sobre as possibilidades de empreendedorismo em jornalismo no ambiente digital; Antônio Freitas Netto, que falará sobre o que é essencial em termos tecnológico para empreender em jornalismo digital; Ellen Guerra, mostrando os modelos de negócios em jornalismo digital, tema da pesquisa que realiza como mestranda na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Dia 29/11

Para pautar o jornalismo com foco na Cultura Negra, em Salvador, terá o coletivo Flor de Dendê, composto pelas jornalistas Cleidiana Ramos, Meire Oliveira, Susana Rebouças e a designer Ludmila Cunha e a também jornalista Jamile Menezes, que falará sobre a experiência do Portal Soteropreta, portal de notícias voltado, prioritariamente, para a produção cultural soteropolitana construída, formada, mobilizada e destinada à comunidade negra de Salvador. Terá também João Paulo Costa, ex-diretor geral do IRDEB, ex-secretário de Comunicação da Bahia e criador do portal Opinião e Política, que abordará o desafio de fazer jornalismo político no estado e Gabriel Carvalho, criador do site São João na Bahia.

O evento é aberto ao público e a programação completa pode ser obtida por meio do portal www.unime.edu.br. A Unime Salvador está localizada na Rua Prof. Jairo Simões, 3172, Imbuí.

AGENDA
Unime | Empreendedorismo em Jornalismo Digital
Data: 28 e 29 de novembro
Horário: das 19 às 21h
Local: Unime Salvador
Rua Prof. Jairo Simões, 3172, Imbuí

AfroEmpreendedorismo

AJE Bahia realiza VI Vozes do Afroempreendedorismo

Jamile Menezes

Published

on

AJE Bahia Vidal

O Vozes do Afroempreendedorismo, realizado pela AJE Bahia, chega a sua 6ª edição no dia 12 de novembro, propondo diálogo, formação e conexão entre empreendedores negros, lideranças sociais, criadores e agentes de inovação da Bahia e do Brasil. Com o tema “Afroempreender para Transformar: Potências Negras, Futuros Possíveis”, o evento acontece no auditório do Sebrae Bahia, localizado no bairro Costa Azul, em Salvador.

O Vozes 2025 propõe uma reflexão sobre o afroempreendedorismo como força criadora de novas realidades. A proposta é destacar o papel de empreendedores e empreendedoras negras na transformação de mercados, na geração de impacto social e no fortalecimento de uma economia mais inclusiva e representativa.

“O Vozes nasceu como um espaço de visibilidade e fortalecimento do protagonismo negro nos negócios. Em 2025, queremos reafirmar que afroempreender é criar caminhos próprios e coletivos, transformando ideias em impacto real”, destaca Jaqueline Oliveira, presidente da AJE Bahia e fundadora do Vozes.

Entre os palestrantes confirmados está Douglas Vidal, fundador da conferência nacional Future in Black, referência no debate sobre inovação, tecnologia e diversidade.

A programação acontece das 17h às 21h30 e contará com palestra magna, painéis, talks, estandes da Feira Preta e o tradicional Prêmio Mário Nelson de Carvalho, que homenageia quatro personalidades negras — duas mulheres e dois homens — por suas contribuições pela transformação social, cultural e econômica do país.

Também haverá sorteios de brindes, oferecidos por marcas parceiras.

Eixos

Entre os eixos que nortearão os debates estão: inovação e tecnologia afrocentrada, finanças e sustentabilidade econômica, economia criativa e narrativas negras, liderança e impacto social, e políticas públicas e ecossistema de apoio ao afroempreendedorismo.

O evento é gratuito, e as inscrições podem ser realizadas pela plataforma Sympla.

Serviço:

Vozes do Afroempreendedorismo 2025
Data: 12 de novembro de 2025
Horário: 17h às 21h30
Local: Auditório do Sebrae Bahia – Costa Azul, Salvador
Ingressos: Gratuitos (disponíveis pelo Sympla)
Redes oficiais: @ajebahia

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Projeto Banjo Novo promove ‘Dia D do Empreendorismo Negro’

Ana Paula Nobre

Published

on

Foto: Divulgação

O Banjo Novo abre suas redes sociais nesta quinta (27), até às 17h, transformando-as em um palco virtual para empreendedores negros. A ação intitulada “Empreendedores Ocupem o Banjo” é um convite aberto para que esses profissionais compartilhem seus produtos e serviços, fortalecendo não apenas suas marcas individuais, mas também a teia de conexões dentro da comunidade negra.

Para participar da ação, os empreendedores devem publicar seus produtos nas redes sociais e marcar o perfil do projeto, @banjo_novo. Esta estratégia, além de ampliar o alcance de seus negócios, busca também promover o conceito de Black Money – um movimento que incentiva o consumo dentro da própria comunidade negra, gerando riqueza e oportunidades de maneira autossustentável.

O Projeto Banjo Novo surge não apenas como um evento musical, mas como um impulsionador cultural que reflete na valorização da cultura negra e no empoderamento do empreendedorismo afro-brasileiro. Em uma sociedade onde a representatividade e a inclusão são mais necessárias do que nunca, este projeto destaca-se por sua inovação e impacto social.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Nell Araújo, gestor cultural do Teatroescola, participa de painel no Rio de Janeiro

Ana Paula Nobre

Published

on

Foto: Divulgação

A convite da Fundação Roberto Marinho, o gestor cultural Nell Araújo, do Teatroescola, vai participar da 2ª edição do Co.liga Fest, evento que promove reflexões sobre economia criativa, dia 19 de dezembro, no Museu de Arte do Rio (MAR).

Ao lado de Cláudia Leitão, secretária nacional de Economia Criativa do Governo Federal e do também palestrante Junior Perim, Nell integrará a mesa de discussão sobre os desafios e oportunidades no campo da economia criativa. O coordenador de projetos do Teatroescola, Mateus Estrela, também acompanhará o evento.

O Co.liga Fest reúne, nos dias 18 e 19 de dezembro de 2024, 50 entidades da rede co.ligada para oficinas, painéis de discussão e planejamento estratégico de atividades para o próximo ano.

Promovido pela Co.liga, escola livre de Tecnologia, Cultura e Economia Criativa de abrangência nacional, o encontro visa fortalecer o diálogo entre atores do setor e ampliar a inclusão produtiva das juventudes brasileiras.

A iniciativa é da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), com apoio do Museu de Arte do Rio e da Gol Linhas Aéreas.

Com uma programação diversa, o evento é uma oportunidade de convergência de ideias e práticas voltadas para o fomento da economia criativa no Brasil.

Durante o painel de discussão, que acontece na manhã do dia 19 de dezembro, os convidados abordarão temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, incluindo a valorização de saberes, o papel da juventude e as possibilidades de inclusão social e produtiva através da cultura e da tecnologia.

Continue Reading

EM ALTA