Connect with us

Beleza

#21DiasAtivismo – Ação leva beleza e cuidado a detentas do Presídio Feminino

Jamile Menezes

Publicado

on

mulheres presas

mulheres presas

Os olhos brilhavam ao se ver no espelho, invariavelmente um abraço e um beijo marcavam a despedida entre a encarcerada que havia acabado de ser maquiada e a pessoa que a estava maquiando ou fazendo seu cabelo. Gestos de afetividade assim marcaram a ação especial Dia de Cuidado, promovida pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN), em parceria com o Instituto AVON. A parceria resultou em uma série de atividades em torno dos  21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que acontecem em Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas. Nesta segunda, 28, a ação foi Presídio Feminino de Salvador.

Esta ação visou trabalhar a noção do resgate da auto-estima de mulheres, em sua maioria, encarceradas por motivos de certa forma ligados às mais distintas formas de violência contra a mulher.

mulheres presas

Andréa Mércia, coordenadora geral da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa), falou de sua emoção em participar desta atividade atuando pela primeira vez como maquiadora. “O contato, o tocar, a troca de energia, tudo isso faz parte de um elo de confiança que acho fundamental que seja construído com essas mulheres. No trabalho que faço, a busca pela reassocialização é constante e acho extremamente significativo que ações como essas sejam cada vez mais desenvolvidas”, ressaltou.

Estavam presentes, a diretora do Presídio, Luz Marina Ferreira Lima, a professora Iole Macedo Vanim, da Ufba e integrantes do CEN. Mais de 20 mulheres foram maquiadas com produtos da AVON e tiveram seus cabelos feitos.

Joselita Gavião, uma das detentas que está há mais tempo na unidade falou da importância de eventos como estes “para ocupar a mente, aprender e se capacitar quando cumprir a pena”. Joselita afirmou que participa de todas as atividades, sonha em estudar Literatura – para isso fez o Enem neste ano – e escreve sobre o cotidiano da prisão e dos eventos mais marcantes.do seu período no sistema.

AVON

Em agradecimento, ela presenteou a equipe com este escrito:

“Consciência Negra

“O negro sofre diversos tipos de violência e o mecanismo de inclusão da sociedade nas práticas sociais ainda são pouco consideradas. A melhora das condições de vida das pessoas negras são de compromisso político que assegure o enfrentamento do racismo. O cabelo pixaim e a cor da pele infelizmente ainda é colocada como empecilho até para conseguir um bom emprego e, com o passar do tempo e a luta constante seremos vencedores, porque o negro é lindo e acima de tudo merece todo respeito”. (Joselita G47).

Ao fim da atividade foram distribuídas gargantilhas às detentas e agentes, com o símbolo da campanha. No dia 5 de dezembro, 25 mulheres que cumprem pena alternativa participarão de roda de conversa na OAB/BA, sobre racismo e violência de gênero. Confira toda a campanha aqui. 

Texto de Marcio Gualberto – Coordenador Nacional de Política Institucional do CEN

Fotos: Ivana Flores

Beleza

Pretas Têm Dendê abre inscrições para o Miss Federação 2025

Iasmim Moreira

Publicado

on

Pretas Têm Dendê

Estão abertas as inscrições para o concurso Miss Federação 2025, que será realizado durante a próxima edição do evento Pretas Têm Dendê. A iniciativa, que celebra a beleza e a cultura das mulheres negras, é voltada para participantes a partir dos 14 anos de idade e tem inscrições abertas até o dia 8 de maio, por meio do formulário ou das redes sociais do perfil @pretastemdende. 

O Pretas Têm Dendê é um evento anual que reúne moda, cultura, arte e empoderamento, com foco na valorização da identidade negra e na promoção da diversidade. Este ano, o tema escolhido é o Afrofuturismo, conceito que une elementos da cultura africana e afro-diaspórica com inovação, tecnologia e projeções de futuros possíveis.

Para a produtora e idealizadora do evento, Daianne Silva, o Pretas Têm Dendê vai além das passarelas.

“É mais do que um evento de moda; é uma plataforma para a transformação social. Queremos que cada participante se sinta empoderada e orgulhosa de sua identidade”, afirma.

Daniel Silva, também na produção do evento, reforça a importância do tema desta edição:

“Este ano, com o tema Afrofuturismo, estamos incentivando todos a pensarem além do presente e a imaginarem um futuro onde a cultura negra é celebrada e integrada em todos os aspectos da vida.”

Atual detentora do título de Miss Federação, Carla Silva compartilhou o impacto da experiência em sua trajetória:

“Participar do Pretas Têm Dendê foi transformador. O evento me deu confiança e visibilidade para abraçar minha identidade e inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo.”

Pretas Têm Dendê

Foto: Pixote

A programação do evento ainda conta com rodas de conversa sobre a importância da data, manifestações artísticas culturais e a escolha da miss que representará o território em um conjunto de beleza, simpatia e empoderamento. O concurso Miss Federação e o evento Pretas Têm Dendê consolidam-se como espaços fundamentais de expressão, pertencimento e protagonismo para mulheres negras da capital baiana.

Continuar lendo

Beleza

Ilê Aiyê divulga as 15 finalistas da Deusa do Ébano 2025

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: André Frutuoso

As 15 candidatas ao título de Deusa do Ébano 2025 foram anunciadas. No dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza, Adriane, Camila, Caroline, Cecilia, Ivana, Isis, Lorena, Maria Victoria, Nayara, Rafaela, Stephanie, Tainã, Thuane, Wania e Yasmin irão disputar o posto de Rainha do Ilê Aiyê, carregando o nome do Mais Belo dos Belos. As finalistas selecionadas vão mostrar no palco sua beleza, gingado e carisma em busca da tão almejada coroa, que será entregue em mãos pela atual Rainha Larissa Valéria Sá Sacramento.

A grande vencedora fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador e vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. São 15 mulheres, entre 19 e 35 anos, algumas na primeira, outras já na quinta vez concorrendo, cada uma com sua história de resistência e motivação pessoal para lutar pelo sonho de ser a Deusa do Ébano.

O concurso demonstra o poder da ancestralidade e dos valores que são passados de geração em geração de pais para filhos, que crescem sob a influência do Ilê Aiyê em suas vidas desde cedo. Todas as candidatas têm em comum o desejo de empoderar outras mulheres pretas e mostrar que a competição vai muito além da valorização dos traços e da estética negra. O primeiro bloco afro do Brasil cumpre, desde a primeira edição da Noite da Beleza Negra, o papel de destaque na luta por igualdade racial e resgate da autoestima da mulher negra, com a implantação de uma política pioneira de Ação Afirmativa.

A Deusa do Ébano da 44ª edição vai liderar o Carnaval do Ilê Aiyê de 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a Rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa.

 

Continuar lendo

Beleza

Seletiva da Beleza Negra do Ilê Aiyê acontece nesta quarta-feira (15)

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: André Frutuoso

A seleção das 15 finalistas que concorrem ao título de Deusa do Ébano 2025 do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 15h. Com cerca de 180 inscritas de diversos lugares do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Barreiras e Feira de Santana, a seletiva vai avaliar a performance de dança afro de cada candidata para, enfim, o júri anunciar quais delas voltarão para casa mais próximas de realizar o sonho de brilhar no posto de Rainha do Ilê.

A grande vencedora será revelada no dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza Negra, uma das festas mais esperadas do verão de Salvador. A Rainha eleita de 2025 vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. Além de ocupar uma posição de destaque na luta por igualdade racial e tornar-se ícone do empoderamento da mulher negra e da sua atuação transformadora na sociedade, a Deusa do Ébano é uma exaltação à estética negra, sendo o concurso uma das ações afirmativas mais importantes do Ilê Aiyê.

Foto: André Frutuoso

A vencedora da 44ª edição fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa. Atualmente, o cargo de Deusa do Ébano está muito bem representado pela empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento.

Serviço

Seletiva finalistas Deusa do Ébano 2025
Data: 15 de janeiro (quarta-feira)
Horário: A partir das 15h
Local: Senzala do Barro Preto – Curuzu

Continuar lendo

EM ALTA