Connect with us

Música

Debate na Biblioteca dos Barris terá Juliana Ribeiro e Nelson Rufino

Jamile Menezes

Publicado

on

julianaribeiroacenatapreta

julianaribeiroacenatapreta

O samba e a identidade baiana serão os assuntos abordados na próxima edição do Conversando com a sua História, que acontece na próxima segunda – dia 05 de dezembro, às 17h, na Biblioteca Pública dos Barris. Os convidados para essa edição serão os sambistas baianos Juliana Ribeiro e Nelson Rufino.

Com a temática “O Samba da Minha Terra: música e identidade baiana”,os dois palestrantes participantes irão abordar o assunto baseados no que descobriram ao longo de suas carreiras, além do que vivenciaram crescendo na cidade de Salvador.

Juliana Ribeiro é natural de Salvador e iniciou sua carreira em 2001. Desde o início, a cantora une seu trabalho de criação artística com a pesquisa. Também historiadora, a musicista foi aluna especial da Faculdade de Canto Popular da UNICAMP e tem formação técnica em canto lírico pela UFBA. Com seu timbre de voz marcante, Juliana foi indicada ao Troféu Caymmi 2007 na categoria Cantora Revelação.

Em seu trabalho, traz um repertório de variações rítmicas do samba, como Lundu, o Batuque, Jongos, Sambas Angolanos, Maxixe, Samba-de-Umbigada, entre outros gêneros. É mestra em Cultura e Sociedade (UFBA) com a Dissertação ‘Quando canta o Brasil: uma análise do samba urbano carioca na Rádio Nacional nos anos 1950’.

Nelson Rufino

Foto: Rosilda Cruz

Nelson Rufino nasceu em Salvador, no bairro do Garcia, mas escreveu a sua primeira música, “Bahia, meu 1º travesseiro”, quando morava no Rio de Janeiro e estava inspirado pela saudade que sentia da mãe. Sua carreira foi iniciada nas Quadras de Escolas de Samba de Salvador, mais precisamente na Escola “Filhos do Tororó”, onde ganhou o seu primeiro prêmio com a canção “Veneno”.

Com 22 anos, desfilou com seu primeiro samba-enredo, “Postais da Bahia”, em Salvador, ganhando o primeiro lugar. Na década de 60, começou a trabalhar com Blocos de Carnaval, compondo o seu primeiro Samba de Bloco, o “Apache não é de Guerra”, e, nos próximos anos, “O Machado que trago na mão” e “Blusão do Ano Passado”, que venceu o 1º Festival de Samba de Bloco, em 1971.

 

Música

Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul arrecada doações neste domingo

Amanda Moreno

Publicado

on

Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul arrecada doações neste domingo | Foto: Divulgação

Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul arrecada doações neste domingo. No dia 26 de Maio (domingo), o Largo Quincas Berro D’Água (Pelourinho), será palco do Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul. O evento, que visa agregar os 5 elementos da cultura Hip Hop (MC, DJ, Breaking, Grafite e Conhecimento), tem por objetivo a arrecadação de doações para o estado do Rio Grande do Sul (que sofre nesse momento com as enchentes e a crise climática).

O estado, que enfrenta a pior tragédia político-climática de sua história, conta com uma importante rede de solidariedade nacional e internacional auxiliando no seu reerguimento em meio a catástrofe. No Brasil, artistas de diversos estados, como por exemplo São Paulo, Minas Gerais, dentre outros, estão realizando igualmente ações beneficentes para, através de sua arte e visibilidade, contribuírem na reconstrução das milhares de famílias afetadas.

Na Bahia, o Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul destinará para o estado do Rio Grande do Sul todas as doações arrecadadas (sejam quantias em dinheiro, roupas, alimentos, materiais de higiene, etc) utilizando como meios o “Espaço Cultural Marlon e Marcelinho” (Porto Alegre) e a “Casa de Cultura Hip Hop em Esteio” (região metropolitana) que receberão as doações encaminhando-as a quem mais precisa.

A programação do evento contará com diversas atrações do movimento Hip Hop de Salvador, e de todo estado da Bahia, como Mr Armeng, Ravi Lobo, Léo Soulza, Wall Cardozo, DJ Kbça, Áurea Semiseria, Tas MC, Sista Katia, Makonnen Tafari, DJ Akani, Rafael Porrada, Oderie, Preta Chave, Brianny, Suiky, Biel Gomez, 888Rec, Dossiê Rap, DJ DMT, Leonino, Batalha de mcs, Certoh Peloh Certoh, dentre outros.

SERVIÇO:

O quê: Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul

Quando: 26 de maio (domingo), das 14h até as 19h

Onde: Largo Quincas Berro D’água (Pelourinho)

Ingressos: O ingresso pode ser adquirido doando qualquer valor acima de 15 reais para a Associação Cultural de Hip Hop Esteio (pix: achesteio@gmail.com) ou levando algum dos kits listados abaixo: Kit Limpeza (A partir de 3 itens de limpeza) / Kit Higiene Pessoal (A partir de 4 itens de higiene pessoal) / Kit Pets (Ração pacote a partir de 3kg) / Kit Agua (mínimo 12 garrafas de 500ml) / Kit Bebê (1 pacote fralda descartável com no minimo 30 unidades)

Continue Reading

Música

Ju Santos e Vitêra animam o Farol da Barra neste domingo

Amanda Moreno

Publicado

on

Ju Santos e Vitêra animam o Farol da Barra neste domingo
Ju Santos e Vitêra animam o Farol da Barra neste domingo | Foto: Reprodução / Instagram Ju Santos

Ju Santos e Vitêra animam o Farol da Barra neste domingo. A edição do Fora de Rota, que acontece no dia 26 de maio, das 10h às 20h, no Farol da Barra, traz uma programação diversificada que vão desde shows até brincadeiras entre as famílias. Entre as atrações estão os shows de Ju Santos e Vitêra.

A programação do evento inclui uma variedade de atividades para toda a família. As crianças poderão participar de oficinas de pipa às 10h, seguidas de uma sessão de pinturinha às 11h. Às 12h, o Trio Fuxiqueiras sobe ao palco para animar o público, seguido por uma oficina criativa às 13h. O Grupo Stripulia se apresenta às 14h30, e às 15h30, os personagens animados farão um encontro especial com as crianças. Às 16h, o Tio Van conduzirá uma sessão de recreação.

Às 16h30 o público vai poder acompanhar o show de Ju Santos, seguido por uma apresentação do Mágico Loran às 17h30. O encerramento da programação musical fica por conta do show de Vitêra às 18h30, prometendo fechar o evento com muita energia.

Outro destaque do Fora de Rota é a acessibilidade. Quem visitar o evento no Farol da Barra vai contar com espaço exclusivo para PCD, libras nas atividades infantis, e disponibilização de protetores auriculares.

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Salvador, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além do apoio da Empreenda Salvador e do Grupo Metrópole.

Serviço

Evento: Ju Santos e Vitêra animam o Farol da Barra neste domingo

Data: 26 de maio

Local: Farol da Barra

Horário: Das 10h às 20h

Continue Reading

Música

Márcia Short homenageia de Ângela Maria com show no Pelourinho

Amanda Moreno

Publicado

on

Márcia Short homenageia de Ângela Maria com show no Pelourinho
Márcia Short homenageia de Ângela Maria com show no Pelourinho | Foto: Divulgação

Márcia Short homenageia de Ângela Maria com show no Pelourinho. Em celebração ao mês das mães, a cantora Márcia Short transformará o Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em palco de um emocionante espetáculo em homenagem à eterna voz de Ângela Maria, no dia 31 de maio, às 19h. O acesso é gratuito.

Márcia levará ao público o projeto “Sapoti”, repleto de releituras de clássicos que marcaram a carreira da saudosa artista. O repertório da apresentação contará com grandes hits que ficaram eternizados na voz de Ângela, como “A noite do meu bem”, “Vá, mas volte” e “Um tango para Teresa”.

O tributo é uma ode à memória e ao legado de Ângela Maria, figura ímpar da Era do Rádio e Rainha do Rádio em 1954. Dirigido artisticamente por Andrezão Simões, o espetáculo já recebeu a bênção da própria Ângela Maria e contou com participações ilustres, como Ivete Sangalo e Margareth Menezes. O show terá a direção musical de Gerson Silva.

Com mais de 30 anos de trajetória musical, Márcia Short é conhecida por sua voz versátil que transita entre o samba-reggae, a MPB e o axé. Para a cantora, “Sapoti” é uma forma de homenagear não apenas Ângela Maria, mas também sua mãe, inspiração e companheira de vida. A artista promete levar conforto, alegria e muita emoção em uma apresentação especial voltada para o público acima de 60 anos.

Desde 2013, quando teve estreia no Teatro Sesc Casa do Comércio, o show já foi visto por mais de 3 mil pessoas. Sucesso de público e crítica, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e site Dois Terços, com patrocínio da Bahiagás, tornam possível a realização desse evento.

Serviço

Show “Sapoti” com Márcia Short

Data: 31 de maio (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Largo Quincas Berro D’Água – Pelourinho

Gratuito

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA