AfroEmpreendedorismo
Alunos de Comunicação participam de palestra com especialistas em Webjornalismo
Empreendedorismo em Jornalismo Digital foi o tema do debate realizado pelos estudantes de Jornalismo da Faculdade Unime Salvador, ao final do último mês. O evento reuniu, no auditório do Campus II da instituição, localizada no Imbuí, vários nomes do Webjornalismo da capital baiana, que contaram suas experiências e desafios aos mais de 30 alunos que estiveram presentes no local, segundo os organizadores.
A jornalista Jamile Menezes, do portal Soteropreta, website que aborda notícias voltadas, prioritariamente, a produção cultural soteropolitana construída, formada, mobilizada e destinada à comunidade negra de Salvador, contou que depois de 10 anos trabalhando em assessoria de comunicação, sentiu a vontade de se dedicar ao que realmente a entusiasmava.
“Encontrei no portal a oportunidade de escrever sobre o que eu gosto. Mas, ainda estou no processo de descobrir a melhor forma de me dedicar ao portal, pois sou eu quem cuido de todas as etapas do desenvolvimento das matérias, desde a criação das pautas até a edição”, explica a profissional, que se preocupa com a atualização constante de notícias no site.
Já o jornalista João Paulo Costa, do portal Opinião e Política, disse que a mudança no mercado da comunicação, o atraiu para o webjornalismo. “Observei o aumento do acesso da população às redes sociais, sites e a diminuição da leitura, principalmente, dos jornais tradicionais”, expressa.
De acordo com Costa, a imprensa baiana não abre espaço para o diálogo político, e, por isso, ele resolveu criar este lugar. “Temos visto um jornalismo de política sectário, partidário, que passa até informação, mas não dá espaço para o debate entre a população, o que é importante”, inteira.
O publicitário Gabriel Carvalho, do São João na Bahia, junto aos colaboradores Donjorge Almeida e Marcelo Seixas, consegue espalhar a cultura do interior da Bahia para todo estado e para o país através do site. “Trouxe o amor pelo São João e pelo Forró para o meu trabalho.
Mas o sucesso do portal está no conteúdo com isenção e na credibilidade que adquirimos dos leitores”, revela. Carvalho explica também o valor de um bom relacionamento com o público. “As atualizações no site devem ser frequentes, assim como nas redes sociais, onde temos muitos leitores. Outro ponto, é saber ouvir e responder as críticas e sugestões dos seguidores”.
O coletivo do Flor de Dendê é formado pelas jornalistas Cleidiana Ramos, Meire Oliveira e Susana Rebouças e pela designer Ludmila Cunha, e trata da cultura afro-sertaneja.
“A ideia inicial era produzir uma revista em papel. Depois, o projeto tomou um rumo diferente. A oportunidade de usar a multimídia em uma única reportagem fortaleceu o nosso interesse pelo Jornalismo Digital”, conta Susana. Mesmo com o sucesso do empreendimento, elas afirmam a relevância da preparação. “Fiz um curso específico à distância, voltado para jornalistas de plataformas digitais”, relata Cleidiana.
Matéria colaborativa para a disciplina de webjornalismo: por Nailan Brasil, Welber Santiago, Daniel Batista, Antonio Carlos
Fotos de Jamim Gois
AfroEmpreendedorismo
Mercado Iaô Primavera agita Cidade Baixa neste domingo (29)
A Fábrica Cultural realiza a 3ª edição do Mercado Iaô Primavera, no dia 29 de setembro (domingo), das 10h às 21h, na Ribeira. Será um dia inteiro de muita diversão, com apresentações simultâneas de shows musicais, manifestações culturais e empreendedorismo com produtos artesanais, moda, beleza, autocuidado, decoração, acessórios e gastronomia. Com entrada gratuita, o evento coloca a Cidade Baixa em destaque na programação do Festival da Primavera de Salvador, celebrando a economia criativa e incentivando a conexão entre os empreendedores e o público.
A diversidade de ritmos é uma das principais características do Mercado Iaô Primavera, que promete contagiar as pessoas com shows em todos os espaços da Fábrica Cultural. No Palco Diva, o axé e o samba reggae se destacam no repertório de Sarajane e Jau; o samba na performance de Sambaiana, comandado pela cantora Ju Moraes; no arrasta-pé do forró de Del Feliz e na batida eletrônica da DJ Milla.
Desde a primeira edição, o evento se orgulha em abrir espaço para talentos independentes, como os shows da DJ Belle, acelerada do Programa Acelera Iaô, com sua batida moderna, e o cantor e poeta Ricardo Boa Sorte, que se apresentarão no Galpão das Artes. Já na Praça dos Saveiros, o samba de roda dá o tom na abertura da festa, a partir das 11h30, com Samba da Leoah e Samba Ohana.
No balanço do samba junino, Jorge Fogueirão vai arrastar o público em um animado cortejo, percorrendo todos os espaços do evento. A artista e dançarina Ágatha Simões, conhecida pelas suas performances de dança com coreografias autorais, também se apresenta no espaço. O público ainda terá a oportunidade de prestigiar a Premiação do Programa Acelera Iaô, a celebração finaliza a etapa de aceleração do projeto, onde 8 empreendimentos serão contemplados com o Investimento Semente, patrocinado pelo Grupo Carrefour Brasil.
Durante todo o dia, visitantes e turistas poderão conhecer de perto os produtos desenvolvidos pelos empreendedores qualificados pelo Programa Acelera Iaô e Rede Iaô. No Galpão das Artes serão comercializadas peças artesanais dos mais diversos segmentos. A gastronomia terá como destaque um cardápio variado da culinária nordestina e baiana, comida de rua e massas. Os chefs selecionados também são empreendedores da Rede Iaô e do Programa Acelera
Iaô. Além do Acelera Sobre Rodas, equipamento que tem levado a gastronomia dos afroempreendedores baianos para os eventos da cidade.
Assim como acontece nas edições de Verão, o Mercado Iaô Primavera colocou a Cidade Baixa no roteiro cultural da cidade, atraindo turistas e um público de todas as regiões. Muito além de um festival de música, é um encontro de comunidades, uma vitrine para a arte e a cultura que pulsa nas veias da cidade. Reconhecido como um verdadeiro ecossistema de Economia Criativa, ele foi criado para promover a inovação, o aprendizado e o empreendedorismo. O evento tem como propósito principal fomentar a geração de renda, oportunizando e fortalecendo os empreendedores das comunidades de Salvador.
SERVIÇO
MERCADO IAÔ PRIMAVERA
Data: 29 de setembro (domingo)
Horário: Das 10h às 21h
Local: Fábrica Cultural – Largo da Ribeira, 33 – Final de linha da Ribeira
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Praça dos Saveiros: Samba da Leoah e Samba Ohana
Galpão das Artes: DJ Belle e Ricardo Boa Sorte
Itinerante: Performance de Dança com Agatha Simas e samba junino de Jorge Fogueirão
Palco Diva: Sarajane, Sambaiana, Jau, Del Feliz e DJ Milla
AfroEmpreendedorismo
Empreendedora Cynthia Paixão integra ‘A Feira TALKS’
A CEO da Afrocentrados, Cynthia Paixão, faz uma participação especial no “A Feira TALKS”, evento de networking e desenvolvimento profissional que reúne mulheres de sucesso do cenário baiano, no próximo dia 8 de setembro. O encontro que tem como objetivo compartilhar experiências que inspirem o protagonismo feminino em diversos setores, acontece na Cafeteria Botânica, Ruas das Hortências, 478, Pituba.
No domingo, Cynthia debaterá o tema “O sonho de sucesso coletivo x os desafios do gerir uma comunidade feminina”, a convite da Estrategista de Imagem Cecília Cadile. A conversa explora assuntos como liderança, desafios para manter empreendimentos colaborativos, os preconceitos enfrentados pela comunidade feminina afroempreendedora, o conceito de sucesso coletivo dentro de comunidades empreendedoras, dentre outros.
Junto à empreendedora estará Renata Silva, terapeuta e psicóloga das mulheres de negócios, com o tema “Entre as Realizações e Frustrações: Construindo um Lugar de Equilíbrio para as Mulheres”. O objetivo da conversa é oferecer insights e estratégias para as mulheres lidarem com as frustrações e desafios do empreendedorismo, especialmente ao gerirem ou participarem de comunidades empreendedoras femininas.
“No ‘A Feira TALKS’, teremos a oportunidade de trocar experiências e estimular o empreendedorismo e protagonismo feminino em diversos setores. Assim, poder falar sobre a Afrocentrados e minhas vivências enquanto empreendedora é muito positivo, principalmente por ser um lugar destinado a criar novas conexões. Minha expectativa é de um evento que contribua para o desenvolvimento pessoal dessas mulheres, fornecendo os direcionamentos necessários”, destaca Cynthia Paixão.
O evento conta ainda com outras duas convidadas. No sábado, dia 07, a mentora de negócios Rebeca Rosa conversa sobre “Produtividade Para Todas – Um olhar para além da sobrevivência”, e Camila Reis, CEO da Óleos da Mi e mentora de vendas, fala sobre “Quanto Vale o seu Propósito? – Superando obstáculos e explorando novos horizontes”.
Com entrada a R$80,00, o encontro é voltado para mulheres empreendedoras e profissionais de Salvador que expõem seus produtos em feiras, como a Feira da Cidade, além de lojas colaborativas. O “A Feira TALKS” é assinado pela Feira da Cidade, com produção da Agência Agosto, e coprodução da Cadile Curadoria e Consultoria de Imagem e Cafeteria Botânica.
AfroEmpreendedorismo
Mercado Iaô Primavera encerra inscrições nesta quinta-feira (22)
As inscrições para empreendedores de moda, artesanato, alimentação e serviços criativos, interessados em expor seus produtos no Mercado Iaô Primavera, encerram nesta quinta-feira (22). A terceira edição do evento acontece no dia 29 de setembro, das 10h às 20h, na sede da Fábrica Cultural, na Ribeira. As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário, disponível no site da Fábrica Cultural: fabricacultural.org.br
A seleção levará em conta os produtos que refletem as tradições culturais baianas, trazendo elementos que celebrem essa herança rica e diversificada, além da originalidade e a criatividade, que também serão fatores determinantes. Após o período de inscrições, será iniciado o processo de seleção em duas etapas. Na primeira, os empreendimentos pré-selecionados deverão apresentar seus produtos, em data e hora marcada, na Fábrica Cultural. No final deste processo, será publicada a lista final dos expositores selecionados.
Os escolhidos terão a oportunidade de exporem e comercializarem seus produtos. Durante o evento, os empreendedores devem apresentar produtos que serão comercializados na forma original apresentada na inscrição. O Mercado Iaô Primavera é uma proposta para empreendedores conectar-se com novos clientes e fazer parte de um evento vibrante que celebra a economia criativa e o empreendedorismo local.
Mercado Iaô é um Centro de Arte, de Educação, de Cultura e de Negócios Criativos. Localizado na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia, surge com a desafiadora meta de se constituir como um espaço de referência para o Artesanato e para a Cultura da Bahia, na busca por maior inclusão social, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. O objetivo é contribuir para o fomento da Economia Criativa, criando vitrines e oportunidades de comercialização para os segmentos do artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e artístico.