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Opinião

“Confraternização sobre o capital que não cabe no bolso da favela”, Por Hisan Silva.

Jamile Menezes

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natal capitalismo
natal população negra

Foto: Fabio Teixeira / Folhapress

O processo histórico sobre cultura, construído em torno de pessoas brasileiras, mais especificadamente negras e faveladas, foi agressivo e incisivo. Grande parte dos itens que hoje se caracteriza como parte da cultura brasileira foi imposta. Com isso, negros favelados passaram a viver e reproduzir um cenário que não os representa e que não se ajusta a sua realidade. O Natal é um dos grandes pontos característicos dessa discussão.
A construção sobre cultura no Brasil se ergueu lado a lado com o capital. Então é cultural o ato de gastar deliberadamente em épocas como o Natal. Atrelado a essa noção, vem a ideia de dever social, que diz à população que você só se forma como indivíduo quando atende demandas que a cultura capitalizada te impõe, como por exemplo oferecer em todo Natal uma mesa farta de comida com peru, bacalhau e todos os exageros que esse dever social te pede.
Isso significa que pessoas à margem da sociedade devem se esforçar ainda mais para colocar comida dentro de casa, já que isso deixa de significar simplesmente alimentar seus filhos e filhas, para significar alimentar sua família e os desejos exagerados do capitalismo.
A imagem construída nas mentes de pessoas negras e faveladas sobre o Natal não se aproxima nem um pouco da realidade. A ideia sobre o Natal, em forma de imagem, gira em torno de uso de gorros, neve, trenós, flocos de neves caindo do céu e pinheiros enormes enfeitados.
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Origem: Folha de São Paulo

As  cidades ficam enfeitadas com flocos de neve pendurados por toda parte, com animais característicos de lugares de frio, com vestimentas que representam lugares que fazem frio. Quando, no entanto, a maioria esmagadora dessa população nunca nem viu esses artefatos em matéria, então constroem tudo baseados em suposições e vivem como se fosse uma verdade absoluta. A forma em que as pessoas são introduzidas nessa realidade foge do âmbito de ”fantasia” e ”entrar no personagem” , para um nível de alienação absurdo.
A cultura do Natal vende uma ideia tão usurpadora que quebra símbolos importantes do nosso bem estar, como os laços familiares. Tornou-se parte da cultura natalina medir a importância de sua relação com seus parentes pelo presente que se recebe na data. Isso capitaliza, de forma extrema, os laços entre os entes.
Então, para uma pessoa à margem da sociedade, conseguir abranger todos os laços entre família de forma que todos fiquem confortáveis – segundo os conceitos do natal moderno – é um grande desafio. Tanto antes, com a preocupação em deixar sua família ”feliz” e de bem, quanto depois quando as dívidas estão feitas, com parcelamentos absurdos e outras maneiras que o capitalismo fantasia como ”saída” para a falta de dinheiro.
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Favela Natal -Brazil Europe JuWe

Tendo isso, o natal representa um confraternização extremamente tendenciosa, feita e vivida para uma realidade que não se passa nas comunidades, mas que é imposta a ela como o único caminho que se deve ser seguido. Algumas famílias quebram esse padrão e tentam se adaptar com outras formas de confraternizar fora da redoma natalina norte-americana.
Uma das formas alternativas de confraternização que vem se popularizando no Brasil se chama Kwanzaa, um ritual pan-africanista que se baseia na união, reflexão e sobre colheitas dos frutos ao longo do ano. O natal tornou-se uma confraternização sobre capital e a favela é obrigada a juntar as migalhas que o capitalismo oferece para se adequar as demandas que a data exige.
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Hisan Silva

Hisan Silva é colaborador do Portal SoteroPreta formado em Produção Cultural pela PRACATUM, diz que não é modelo, mas por favor, né? (como não?), criador da Fanpage Meu Crespo.

Opinião

#Opinião: O sentido oculto da sexta-feira 13 – Por Januário

Ana Paula Nobre

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Foto: Divulgação

Em 13 de outubro de 1307, Filipe IV, rei da França, ordenou que os Cavaleiros Templários fossem presos, sob a acusação de heresia. A maioria dos membros desta ordem foi para a fogueira, entre eles, o grão-mestre Jacques de Molay. Ante a morte, de Molay lançou uma maldição sobre a linhagem de Filipe IV: todos os seus três filhos homens morreriam, o que viria a se concretizar, ao longo de 13 anos seguidos.

Na mitologia nórdica, vemos Loki, o 13º deus adentrar ao banquete em Valhalla, morada dos deuses, sem ser convidado. Ardiloso, ele incita seu irmão Hoder, que era cego, a matar Balder, um deus amado por todos. Igualmente ardiloso foi Judas Iscariotes, que, de acordo com o relato bíblico (Mateus 26), trai Jesus por 30 moedas de prata, valor pago para comprar uma pessoa escravizada, de acordo com a Lei Mosaica (Êxodo 21:32). Judas também era a 13ª pessoa presente na Última Ceia, haja vista, os 11 apóstolos estarem ao lado de Jesus, quando Iscariotes come o pão dado pelas próprias mãos do Mestre.

Tanto os eventos históricos, quanto aqueles narrados pelas tradições religiosas, deixaram uma profunda marca cultural no Ocidente: a sexta-feira 13 é considerado um dia amaldiçoado, em que precisamos estar mais atentos a possíveis ataques espirituais. Contudo, a Numerologia nos oferece outra perspectiva: o número 13 é formado por 1 e 3, que, respectivamente, simbolizam a coragem e a iniciativa, a autoconfiança e a liberdade. A soma desses números resulta em 4, símbolo da estabilidade, em contraposição ao azar. Por sua vez, encontramos A Morte, na Carta 13 do Tarot; longe de ser um símbolo negativo, esse arcano indica o necessário fim de um ciclo e a abertura de outro. Devemos deixar o passado para trás, a fim de iniciar um novo estágio em nossas vidas.

Um dia de passagem abençoado pela Espiritualidade, a sexta-feira 13 nos oferece a oportunidade de recomeço, de vivificação de novos projetos. Para quem busca A Verdade, é uma excelente ocasião de se conectar com O Todo, intrínseco e universal. Desfrutemos desse ponto de virada, com a mensagem do Grande Avatar da Era de Peixes. Ela caminha pelas águas do nosso ser: “Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual” (João 3:6 – Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

Armando Januário dos Santos é Trabalhador da Luz, Mestre em Psicologia, Psicólogo (CRP-03/20912) e Palestrante. Contato: (71) 98108-4943 (WhatsApp).

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Opinião

#Opinião: O que falta para existir R4cism0 R3vers0: Um breve histórico para o letramento racial – Por Aline Lisbôa

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Aline Lisbôa
Foto: Divulgação

Combater o racismo no Brasil, é diariamente ter que falar o óbvio, e nessa missão, por vezes, desmistificar o conceito de que o racismo neste país, que vendeu, matou e escravizou pessoas negras, é apenas um preconceito contra a raças — seja ela qual for–. O fato, é que o pacto do grupo opressor, conhece o lugar que subverte a opressão de um povo em emancipação, O LUGAR DA LUTA, e por isso, dissemina a não existência de um protagonismo negro nessa luta que é nossa.

Um breve histórico da construção social do racismo estrutural, pode explicar, o que falta, para a suposta existência de um racismo contra br4nc0s no Brasil.

O racismo se estabelece através do conceito de raça, que surge para classificar grupos naturalmente contrastados. Na história da ciência, esse termo serve para a classificação de determinados grupos da zoologia e da botânica, com a finalidade de contrastar categorias maiores subdivididas em categorias menores, em seguida subcategorias e assim por diante, conforme os estudos de Kabengele Munanga (2003).

Munanga ainda afirma, que para toda classificação, é necessário utilizar critérios de diferenças e semelhanças, assim, no século XVIII, a cor da pele foi utilizada como critério de divisão em raças e no século seguinte, outros critérios como forma do nariz, lábios, formato do crânio, foram utilizados para aperfeiçoar essa classificação. Entretanto, sabe-se que essa classificação não se limitou apenas às características físicas e sim a utilização destas como forma de hierarquização, estabelecendo uma relação desvinculadas entre o biológico e as qualidades morais, intelectuais e psicológicas, decretando desta forma a raça branca como superior à raça negra. Isso justificou a colonização e o imperialismo das nações europeias sobre outras sociedades humanas, fenotipicamente, diferentes, sobretudo as pessoas indígenas nas Américas e as negras do continente africano.

Assim, muito além dos traços físicos de determinado grupo, o conceito de raça exprime a ideia de que esse grupo e seus traços culturais, religiosos, linguísticos, etc. são naturalmente inferiores aos “traços brancos”, além disso, a ideia de que características biológicas, são capazes de explicar as diferenças morais, psicológicas e intelectuais entre as raças foi uma teoria que teve muito prestígio no século XIX, chamada racismo científico, difundido no Brasil por figuras como Raimundo Nina Rodrigues e Sílvio Romero.

Ainda que se tenha o contexto histórico vergonhoso da branquitude do Brasil, que pode ser ilustrado nas teorias de Nina Rodrigues, mostrando o nível de brutalidade “incivilizada”, do suposto povo superior e civilizado, esta hierarquia do conceito de raça segue elegendo a esta branquitude, como superior e “normal”, desumanizando a população negra que não se assemelha fisicamente com essa normalidade eurocêntrico, constituindo a base de uma estrutura social.

Desta forma, entendendo o processo estrutural que hierarquiza as raças através dos traços biológicos, entende-se racismo como:

(…) uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento, e que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertençam. (ALMEIDA, Silvio, 2019, p.23).

Pode-se então, considerar que o racismo não é um problema negro no Brasil e sim um problema na relação de dominação e supremacia da branquitude para com os negros do Brasil, que mantém os privilégios de um grupo, enquanto nega as mínimas condições de vida a outros.

Raça, Racialização, Racismo científico e racismo estrutural. No Brasil o racismo tem e sempre teve um alvo, corpos negros.

Artigo de Aline Lisbôa

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Opinião

#Opinião: A figura paterna – Por Ana Paula Nobre

Ana Paula Nobre

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Ana Paula Nobre
Foto: Bruna Bahia

Todo mundo tem pai. Mesmo quem não o conhece, não convive, não tem a sua presença física. Mesmo quem nunca ouviu falar dele, não se deparou com ele ou não concebe a sua existência. Não existem erros no universo. Tudo é milimetricamente articulado nos planos divinos.

De ausência paterna, eu entendo. Não tenho contato físico com o meu pai biológico há 28 anos. De certa forma, tive a possibilidade de conviver com meu pai até os 12 anos, portanto, conheço o seu rosto. Há quem nunca o tenha visto, mas seus traços revelam. Pra quem não o conhece, olhe para o seu rosto. Ele tá aí.

Há quem tenha pai presente fisicamente e ausente na disponibilidade afetiva e de proteção. Isso configura ausência também. Há quem tenha o pai já em outro plano, mas ele foi tão importante que se torna presente no presente.

O fato é que a figura paterna – principalmente no Brasil, onde na maioria das casas brasileiras existe um vácuo da presença masculina -, muitas vezes é expoente de dor, carências emocionais, afetivas e memórias traumáticas. Falar de pai chega a ser desafiador.

Como olhar para essa relação de um lugar maduro e ressignificado? Não existe outra forma a não ser se olhando. Falar de pai é falar da gente. Eu não existiria se não fosse esse pai, Paulo. Minha mãe não seria mãe se não fosse o meu pai.

O pai biológico tem o seu lugar, e aqui falo como consteladora. Falar do meu pai sem revisitar sofrimentos só é possível graças a muita terapia. Compreender a mulher que sou hoje é herança da força que vem dele e da superação de muitas dessas questões.

A carga genética, o espermatozoide e o óvulo, nesse cruzamento mágico, faz com que sejamos quem somos. Reconhecer nosso pai em nós e dar-lhe um lugar no coração para além dos seus equívocos apazigua a alma.

Nós, assim como o universo, dispomos de energias duais: a masculina e a feminina. Fora de nós, os primeiros referenciais materializados são painho e mainha. Sigo inteira com todas as minhas partes em reintegração. Não é fácil, mas é alcançável.

O Sol representa o masculino, o pai. Deus, o Grande Espírito, o Pai Céu, o Criador de Tudo que É, meu pai divino, contempla a paternidade da minha essência.

Ana Paula Nobre é jornalista, repórter do Portal Soteropreta, terapeuta integrativa, consteladora xamânica, artista e trabalha unindo comunicação, espiritualidade e arte em seus atendimentos.

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