Connect with us

Música

Guiguio volta aos palcos para show com convidados no Pelourinho

Jamile Menezes

Publicado

on

guiguio
guiguio

Foto – Max Gaggino

São 34 anos de carreira. Anos de história passados por espaços de resistência cultural negra na cidade, como o Badauê, Apaches do Toróró, Olodum e Ilê Aiyê, onde passou mais de 26 anos nos vocais. Era o “gogô de diamante do Ilê Aiyê”

Ele é Agnaldo Pereira da Silva – Guiguio -, e no dia 17 de dezembro (sábado), voltará aos palcos da cidade para celebrar. O Show “Guiguio Pérola Negra & Convidados” acontecerá na Praça Tereza Batista, Pelourinho. Ingressos estão sendo vendidos – antecipadamente – com desconto: R$15 (veja local abaixo)

O show é uma homenagem ao cantor e compositor com mais de três décadas de negritude em sua arte, a música. Na bagagem, um currículo de lutas refletidas em suas letras e canto.

Suas canções ultrapassam fronteiras de idioma, idades e gerações. Guiguio é dono de uma voz marcante, forte, inconfundível, com maestria no estilo Afro. Seu bordão “Shewell” ficou conhecido em suas apresentações e, até hoje, é usado por seus admiradores. 

No repertório que será apresentado dia 17, esarão sucessos como “O Mais Belo dos Belos”, “Por Amor ao Ilê”, “Adeus Bye Bye”, “Negra Baila”, “Negrice Cristal”, “Poeira” , “Sou Preto da Cor de Carvão”, “População Magoada”, dentre outros negros hits. A noite terá convidados especiais, ainda não divulgados pela produção. mas uma coisa é certa: Todos fizeram parte de sua carreira.

A cantora e compositora Vanessa Borges abrirá o evento, ocasião em que lançará seu novo projeto Remixtura – proposta sonora percussiva e poética que mescla o afro, reggae, eletrônico e tantas outras modalidades.

 

SERVIÇO

Show “Guiguio Pérola Negra & Convidados”

Dia 17 de dezembro (sábado), 20h
Onde: Praça Tereza Batista Pelourinho
Quanto: Antecipado  ($15) nos lojas Black Atitude (Baixa de Quintas), CrespoSim (CrespoSim) e Salão Negra Jho (pelourinho). No dia, R$30 (bilheteria). 

Música

Espelho lança clipe de música sobre paixão pelo Favellê Music

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

A nova música de Espelho intitulada “Sal”, levanta pontos como autoestima, paixão, orgulho e um toque de sedução do baiano. Lançada pelo selo Favellê Music, que tem apresentado semanalmente singles de artistas das periferias de Salvador, a faixa é um trap que tem participação de Luar e composição em parceria com o multi-instrumentista baiano reconhecido internacionalmente, Marivaldo dos Santos. “Sal” está disponível no link com clipe no YouTube.

“Este é o meu primeiro grande lançamento como cantor e espero que o público se identifique com essa linguagem, que traga bons momentos curtindo esse som que fiz com muito carinho e amor”, declara Espelho, que tem como referência musical nomes como The Weeknd, Cynthia Luz e Cartola.

O Favellê Music nasceu do desejo de Marivaldo — produtor musical e compositor nascido e criado nas periferias da capital baiana — e da produtora Fernanda Mello de potencializar artistas das periferias de Salvador, dando os instrumentos necessários para o lançamento de suas músicas e clipes. Para conhecer mais sobre o projeto, basta acessar o perfil do Instagram: @favellemusic.


Continue Reading

Música

Gil Félix lança álbum Ubalafon em show gratuito com DJ Tau

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Gil Félix
Foto: Divulgação

O cantor, compositor e multi-instrumentista baiano, Gil Félix, que mora há seis anos em Estocolmo, na Suécia, apresenta o show de lançamento do seu mais novo álbum, Ubalafon, no Parador Z1, Rio Vermelho, em Salvador. A abertura terá discotegem do DJ Tau e promete ser uma celebração única, reunindo a rica sonoridade afro-brasileira com a vibração do afrobeat nigeriano, em um estilo batizado pelo artista como afropop, no próximo sábado (25), às 21h. A entrada é gratuita.

“Ubalafon é uma celebração das nossas conexões ancestrais, unindo o calor do Recôncavo Baiano com a energia contagiante do afropop da África Ocidental. É um convite para mergulhar em nossas raízes e dançar ao som de um swing polirrítmico que atravessa continentes”, declara Gil Félix.

O 7º álbum de Gil Félix, Ubalafon, já conquistou atenção internacional. A revista britânica Songlines destacou o disco como “uma destilação polirrítmica da experiência afro-brasileira”, com grooves dançantes e uma fusão irresistível de gêneros como bossa nova, samba, reggae e afrobeat. As músicas também trazem narrativas sobre as raízes africanas e reflexões poéticas sobre o cotidiano. O disco foi gravado em duas etapas: uma em Estocolmo e outra em Salvador, e contou com o apoio do Conselho de Arte da Suécia.

Sobre o artista

Natural de Salvador-Bahia, atualmente reside em Estocolmo, na Suécia. É um artista e compositor com uma trajetória marcada pela fusão de ritmos e culturas. Líder de uma banda tricontinental, combina elementos da música brasileira, africana e caribenha para criar um som pan-étnico único, inspirado em ícones como Gilberto Gil, Bob Marley, Jimmy Cliff, Olodum e Salif Keita. Sua música é um reflexo de sua vivência transcontinental e suas raízes afro-brasileiras, trazendo um groove que conecta a ancestralidade africana com sonoridades globais contemporâneas.

Serviço

O quê: Show de lançamento do álbum Ubalafon com Gil Félix

Show de abertura: DJ Tau

Quando: Dia 25 de janeiro (sábado), às 20h

Onde: Parador Z1 – Largo de Santana, Rio Vermelho

Mais informações: https://linktr.ee/gilfelix

Continue Reading

Música

Gerônimo lança musicbook na Reitoria da UFBA

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Edgar de Souza

Com produção de Rowney Scott e prefácio de Gil Vicente Tavares, a obra do cantor e compositor Gerônimo vai ganhar um musicbook. A realização é da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e apresenta grandes canções deste que é um dos maiores artistas do Brasil. O lançamento acontece nesta quarta-feira (22), às 17h, na Reitoria da UFBA. 

O evento contará com a presença de artistas, comunidade acadêmica e nomes da cena cultural soteropolitana. Além da cerimônia institucional de lançamento, a noite será brindada com a apresentação de uma banda composta por estudantes da Escola de Música. No repertório, grandes hinos de Gerônimo cujas partituras podem ser encontradas no e-book.

Com download gratuito, o livro traz a escrita de todos os instrumentos presentes nas músicas de Gerônimo. Além de uma homenagem ao artista, o livro é um instrumento potente de estudo e fortalecimento da Música Popular Brasileira. “Eu quero dizer que a universidade agora está de frente para o povo. Antes, não existia muito essa sintonia entre o que o povo produzia e o que era estudado lá. Então, ter minha obra como motivo de estudo hoje, eu me sinto muito honrado”, declarou Gerônimo.

Rowney Scott, idealizador e produtor do projeto, explica que o livro é consequência de um trabalho atravessado pelos três pilares que sustentam a Universidade Federal da Bahia: ensino, pesquisa e extensão. O professor, que estuda e trabalha com a obra de Gerônimo desde 2015, conta como a criação do bacharelado em Música Popular na UFBA foi importante para a ampliação do repertório, das referências e das possibilidades de trabalho na instituição.

Gerônimo e Rowney Scott | Foto: Divulgação

“Tudo começou com a disciplina Oficina de Estilos, onde a cada semestre escolhemos um autor, tema ou gênero para estudar. Nessa investigação de obras artísticas, fazíamos o exercício de transcrever as músicas, na riqueza de cada instrumento. Em 2018, segui com essa pesquisa em um pós-doc que fiz na Holanda. Portanto, esse musicbook é um trabalho de muitos anos, exigiu bastante dedicação e acho que é uma contribuição real para o legado da música baiana”, relatou Rowney. O professor ressaltou a participação de Ricardo Sibaldi, com quem dividiu ao longo de 2024, um processo intenso e detalhado de revisão e lapidação do livro.

Dentre as músicas do musicbook, alguns clássicos sem os quais não existiria a música baiana: É d’Oxum, Abafabanca, Eu Sou Negão e Jubiabá. Gravado por artistas como Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Gal Gosta, Margareth Menezes e tantos grandes nomes da música brasileira, Gerônimo completou 50 anos de carreira em 2023. Neste mesmo ano, retomou o projeto na escadaria do Passo, no Pelourinho, a cada última terça-feira do mês, aquecendo baianos e turistas com o melhor da música afro-latina e aquela energia que simplesmente “irradia magia”.

Serviço

O quê: Lançamento do Musibook de Gerônimo

Onde: Escola de Música da Universidade Federal da Bahia

Quando: 22/01/25, às 17h

Onde: Reitoria da UFBA (R. Dr. Augusto Viana – Canela, Salvador)

 

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA