Artes
Salvador recebe Mostra Nacional de Negras Autoras dias 21 e 22 de janeiro

Mais de 20 mulheres negras – artistas, compositoras, poetas – estarão reunidas durante dois dias, em Salvador, para a I Palavra Preta – Mostra Nacional de Negras Autoras, produzida pela cantora e compositora soteropolitana Luedji Luna e da poeta/cantautora brasiliense Tatiana Nascimento. A mostra acontecerá na Casa Preta, bairro do Dois de Julho e ingressos serão vendidos a R$5 no local (para cada dia), começando às 16h.
A Mostra Palavra Preta tem como objetivo ser mais um espaço negro de confluência, compartilhamento e visibilização do protagonismo de artistas afrobrasileiras com ênfase na produção cultural poética, musical, performática e plástica. Na ocasião, comidas serão vendidas pelo projeto La Frida e terá também exposição da artista, Annie Gonzaga.

Tatiana Nascimento Foto: Priscilla Bertolucci
“A primeira Palavra Preta traz pra Salvador a confluência do sonho de muitas que trouxeram, de longe e de antes, nossos passos até aqui: sendo donas da nossa voz, da nossa palavra, do nosso canto e de nossa poesia, alimentamos a nós mesmas, e nutrimos também umas às outras” – Tatiana Nascimento.
As organizadoras pretendem lançar um olhar crítico ao silenciamento e invisibilização que historicamente tem sido impostos às mulheres negras e seus fazeres culturais. Por meio do encontro, serão postos em diálogo – através das diversas artes – os papeis subalternos, exotizados, e/ou estereotipados associados às mulheres.

Luedji Luna – Foto Joice Prado
“Com Palavra Preta materializamos uma recusa frutífera e criativa aos lugares rasos que o racismo, o cissexismo, a lesbofobia, o classismo nos destinam: ao mercado artístico que nos carnavaliza, à mídia corporativa que exibe nosso sangue como troféu, respondemos com nossa própria voz, nossa própria canção, nossa própria poesia” – Tatiana Nascimento.
Confira a programação:
Dia 21/1 – Sábado
Compositoras:
Alexandra Pessoa
Aline Lobo
Aryani Marciano (SP)
Tatiana Nascimento (DF)
Emillie Lapa
Zinha Franco
Poetas:
Cidinha da Silva (MG)
Maiara Silva
Natália Soares
Sol (Dricca Silva)
Dia 22/1 – Domingo
Compositoras:
Jadsa Castro
Verona Reis
Luedji Luna
Marília Sodré
Vanessa Melo
A Intêra
Poetas:
Lívia Natália
Jamile Santana
Sys Fagundes
SERVIÇO
I Palavra Preta – Mostra Nacional de Negras AutorasQuanto:
Onde: Casa Preta (Rua Areal de Cima, 40 – Dois de Julho)
Quanto: R$5/dia
Horário: 16h
Artes
Cineclube Kalunga realiza sessão para crianças na Vila Brandão

Neste sábado, 14 de junho, a Comunidade da Vila Brandão recebe uma sessão especial de cinema voltada para o público infantil, promovida pelo Cineclube Kalunga Bahia, em parceria com a Associação da Comunidade Vila Brandão (ASCOMVIBRA). A exibição faz parte da programação do Arraiá das Crianças 2025, que acontece a partir das 17h, com entrada gratuita.
O evento, realizado no alto da Ladeira da Barra, próximo ao Largo da Vitória, combina festa junina com cinema e tem como proposta oferecer uma experiência educativa e divertida para as crianças da comunidade. Além de danças, comidas típicas e brincadeiras, o destaque da noite será a exibição do curta “Disque Quilombola”, do diretor David Reeks, protagonizado por crianças.
Após a sessão, haverá um bate-papo com o público sobre o tema central do filme: as brincadeiras das infâncias da cidade e da zona rural. A iniciativa é uma realização do Cineclube Kalunga Bahia com apoio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), por meio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Cinema como ferramenta de transformação
Criado com o objetivo de promover o acesso ao cinema em comunidades periféricas e cidades sem salas de exibição, o Cineclube Kalunga Bahia tem como missão utilizar o audiovisual como instrumento de educação cultural, conscientização política e promoção do bem-estar. O foco é a exibição de filmes com protagonismo negro e com direção e/ou produção assinadas por pessoas negras, abordando temáticas como racismo, religiosidades de matriz africana, questões LGBTQIAPN+, mercado de trabalho, entre outros.
Desde sua criação, o projeto já percorreu diversos municípios baianos — como Aratuípe, Cachoeira, Camaçari, Itacaré, Nazaré das Farinhas, Cruz das Almas, Santo Amaro e Salvador —, além de Belém do Pará, levando cinema e debate a locais muitas vezes excluídos do circuito tradicional.
SERVIÇO
O quê: Sessão do Cineclube Kalunga Bahia no Arraiá das Crianças 2025
Quando: Sábado, 14 de junho, às 17h
Onde: Comunidade Vila Brandão – Graça (Salvador/BA)
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: @cineclubekalungaba
Artes
Coral do Colégio Manoel Novaes realiza sarau no Teatro Martim Gonçalves

O Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA, recebe no dia 17 de junho, às 17h30, o sarau poético-musical “Abrir todas as portas do coração”, protagonizado pelo Coral Estudantil do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes. Com entrada franca, o espetáculo convida o público a uma vivência sensível e coletiva em torno do amor, da beleza e da presença, por meio de interpretações musicais e poéticas.
A apresentação marca o encontro entre jovens cantores do coral e estudantes da Escola de Teatro da UFBA, que se unem para costurar, em cena, clássicos da música popular brasileira e poemas de diferentes épocas. O repertório inclui canções consagradas de artistas como Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Toquinho e Roberto Carlos — entre elas “Pela luz dos olhos teus”, “Corcovado”, “Água de beber”, “Leãozinho”, “Roda Viva” e “Aquarela”.
Entre uma música e outra, o público será conduzido por versos de Carlos Drummond de Andrade, Luís de Camões e Zé da Luz, interpretados pelos estudantes João Vitor Sobral e Maribá Mendins, da Escola de Teatro da UFBA. A costura entre canções e poemas propõe uma reflexão artística sobre as muitas formas do amor, com leveza, emoção e lirismo.
O sarau conta com regência da professora Carla Motta e direção artística de George Mascarenhas (Escola de Teatro da UFBA) e Deborah Moreira (Cia. Mimus), além da assistência de direção da artista Roama. A produção integra o projeto de extensão Cenas Mímicas (im) Permanências, coordenado por Mascarenhas, com apoio do Programa de Apoio à Extensão (PAEX – 2024), da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA.
Criado no ano 2000, o Coral Estudantil do Colégio Manoel Novaes nasceu como alternativa após a extinção do Curso Técnico em Instrumento Musical. A partir de 2006, com a reintegração do Curso Profissionalizante em Música, passou a contar também com estudantes dessa formação. Desde então, o coral tem se apresentado em diversos eventos culturais e educacionais, a exemplo do projeto internacional Bela Adormecida da Amazônia (2023), promovido pela associação francesa La Clef Enchantée.
SERVIÇO
O quê: Sarau musical Abrir todas as portas do coração
Quando: Terça-feira, 17 de junho de 2025, às 17h30
Onde: Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA
Av. Araújo Pinho, 292 – Canela – Salvador – BA
Quanto: Entrada franca
Foto: Roama
Artes
MUNCAB recebe Aldri Anunciação em conferência sobre literatura, teatro e cinema

Neste sábado, 14 de junho, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), localizado no Centro Histórico de Salvador, recebe o dramaturgo, roteirista e ator Aldri Anunciação para mais uma edição do projeto Porto dos Saberes. A partir das 14h, o público poderá participar de uma programação gratuita que une visita mediada e palestra com o autor de Namíbia, Não!, obra já adaptada para o teatro e o cinema.
Com o tema “Das Letras para as Imagens”, o encontro propõe uma reflexão crítica sobre os processos de adaptação de textos teóricos e literários para as linguagens cênica e audiovisual, sempre a partir de uma perspectiva negra e autoral. A conferência de Aldri Anunciação começa às 15h e abordará os bastidores criativos de adaptações que realizou em obras como Pele Negra, Máscaras Brancas, Torto Arado, Pequeno Manual Antirracista e Namíbia, Não!. O artista também comentará sobre seus trabalhos mais recentes, como a performance Encruzilhada Fanon_Kafka e seu novo longa-metragem, A Solidez da Água, protagonizado por Antônio Pitanga.
Antes da palestra, às 14h, será realizada uma visita mediada às exposições em cartaz no museu: Òná Ìrìn: Caminhos de Ferro e Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira. O encontro articula três eixos fundamentais — literatura, teatro e cinema — como territórios de criação e resistência, propondo um espaço de confabulação e partilha entre o público e um dos principais nomes da dramaturgia contemporânea brasileira.
Com apenas 20 vagas disponíveis, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do MUNCAB. A iniciativa integra o projeto Porto dos Saberes, realizado pela AMAFRO por meio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, com apoio da SEFAZ, SECULT e Fundação Gregório de Mattos.
Mais do que uma palestra, o encontro se configura como uma vivência que valoriza o patrimônio afro-brasileiro, estimula o pensamento crítico e fortalece o museu como espaço de formação cidadã e fruição cultural.
SERVIÇO
O quê: Palestra Das Letras para as Imagens, com Aldri Anunciação
Quando: Sábado, 14 de junho de 2025
Horário: Visita mediada às 14h | Palestra às 15h
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) – Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, Salvador (BA)
Vagas: 20
Inscrições: Gratuitas, via link
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho