Connect with us

Artes

Salvador recebe Mostra Nacional de Negras Autoras dias 21 e 22 de janeiro

Jamile Menezes

Publicado

on

Arte de Annie Gonzaga

 

Mais de 20 mulheres negras – artistas, compositoras, poetas – estarão reunidas durante dois dias, em Salvador, para a I Palavra Preta – Mostra Nacional de Negras Autoras, produzida pela cantora e compositora soteropolitana Luedji Luna e da poeta/cantautora brasiliense Tatiana Nascimento. A mostra acontecerá na Casa Preta, bairro do Dois de Julho e ingressos serão vendidos a R$5 no local (para cada dia), começando às 16h.

A Mostra Palavra Preta tem como objetivo ser mais um espaço negro de confluência, compartilhamento e visibilização do protagonismo de artistas afrobrasileiras com ênfase na produção cultural poética, musical, performática e plástica. Na ocasião, comidas serão vendidas pelo projeto La Frida e terá também exposição da artista, Annie Gonzaga.

 

 

tatiana nascimento

Tatiana Nascimento Foto: Priscilla Bertolucci

“A primeira Palavra Preta traz pra Salvador a confluência do sonho de muitas que trouxeram, de longe e de antes, nossos passos até aqui: sendo donas da nossa voz, da nossa palavra, do nosso canto e de nossa poesia, alimentamos a nós mesmas, e nutrimos também umas às outras” – Tatiana Nascimento. 

As organizadoras pretendem lançar um olhar crítico ao silenciamento e invisibilização que historicamente tem sido impostos às mulheres negras e seus fazeres culturais. Por meio do encontro, serão postos em diálogo – através das diversas artes – os papeis subalternos, exotizados, e/ou estereotipados associados às mulheres.

Luedji Luna

Luedji Luna – Foto Joice Prado

“Com Palavra Preta materializamos uma recusa frutífera e criativa aos lugares rasos que o racismo, o cissexismo, a lesbofobia, o classismo nos destinam: ao mercado artístico que nos carnavaliza, à mídia corporativa que exibe nosso sangue como troféu, respondemos com nossa própria voz, nossa própria canção, nossa própria poesia” – Tatiana Nascimento.

 

Confira a programação:

 

Dia 21/1 – Sábado

Compositoras:

Alexandra Pessoa

Aline Lobo

Aryani Marciano (SP)

Tatiana Nascimento (DF)

Emillie Lapa

Zinha Franco

 

Poetas:

Cidinha da Silva (MG)

Maiara Silva

Natália Soares

Sol (Dricca Silva)

 

Dia 22/1 – Domingo

Compositoras:

Jadsa Castro

Verona Reis

Luedji Luna

Marília Sodré

Vanessa Melo

A Intêra

 

Poetas:

Lívia Natália

Jamile Santana

Sys Fagundes

 

SERVIÇO

I Palavra Preta – Mostra Nacional de Negras AutorasQuanto:

Onde: Casa Preta (Rua Areal de Cima, 40 – Dois de Julho)

Quanto: R$5/dia

Horário: 16h

 

 

Artes

Shopping Bela Vista realiza o projeto AfroBela

Jamile Menezes

Publicado

on

Shopping Bela Vista

O Shopping Bela Vista realiza o projeto AfroBela neste mês de novembro. Tem rodas de conversas que acontecerão no Palco do Bela, pré-estreia do filme Ó Paí Ó 2, o projeto multimídia Arte Afro Urbana, uma iniciativa do artista Marcos Costa (Cabuloso), e a operação Afrocentrados Colab, localizada no L2 Asa Norte. Além disso, o Bela sediou a 3ª edição da Feira Afro Criativa, de 10 a 12 de novembro, que reuniu empreendedores negros do Cabula aliando moda, gastronomia, música e arte.

Acontece nesta sexta (17/11), às 18h, a roda ‘Fala Preta – A força do Empreendedorismo Feminino’, moderada pela articuladora cultural e CEO da Afrocentrados Colab, Cynthia Paixão. O encontro contará com a presença da artesã capilar e CEO do salão Cia das Tranças Gerusa Menezzes, a bióloga e CEO da Iyà OMI Cosmética Natural Dra. Sueli Conceição e a terapeuta quântica e empreendedora digital Priscila Monifa.

Já na segunda, 20 de novembro, a programação terá abertura especial com o Cortejo Confraria das Deusas. A roda de conversa irá debater ‘Consciência ou Resistência? Com que cor eu vou pro Shopping’, também moderada por Cynthia Paixão, com as convidadas Gessica Santos, assistente social e co-fundadora da Ibajus, e Milla Costa, CEO da Empedrados Moda Inclusiva. Para encerrar o evento, acontecerá o desfile: Empoderados Moda Inclusiva Infanto-juvenil.

Na próxima sexta (24/11), a roda Fala Preta! irá abordar ‘Mulheres de Matriz Africana no mundo dos negócios’, com as convidadas Gisele Matamba, Iyalorisà, multiartista e CEO da Matamba Cerimonial; Cecília Cadile, Iyalasè e fashion designer de moda; Mayra Correia, CEO da Armô e Mayara Correia, designer e CEO da Armô, com a mediação de Cynthia Paixão.

Todos os encontros são abertos ao público e acontecem a partir das 18h no Palco do Bela, localizado na Praça de Alimentação (piso L2).

Pré-estreia de Ó Paí Ó 2

Neste sábado (18/11), às 20h, o Bela Vista vai realizar o evento de pré-estreia do filme Ó Pai, Ó. Sequência de Ó Pai, Ó (2007), o longa dirigido por Viviane Ferreira será exibido no cinema Cineflix, localizado no piso L3, e seguirá em cartaz aberto ao público.

Em paralelo, o Bela Vista irá receber no dia 24 de novembro a mostra multimídia do projeto Arte Afro Urbana Salvador com exposição de obras e intervenções artísticas de diferentes gerações de artistas afro urbanxs, como Marcos Costa – O Cabuloso, a designer Raiana Brito, a artista visual Niiny e o artista visual, desenhista e caricaturista Marcos Lima, entre outros.

Aberto ao público, o projeto multimídia instalado no piso L2 Norte é uma iniciativa do multiartista Marcos Costa, grafiteiro com 25 anos de experiência, bacharel em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, cenógrafo, professor e gestor do Cabuloso Atelier de Arte Urbana, no Pelourinho.

Entre os destaques da programação, estão as performances de pintura corporal e as Jam sessions com Live paints (pinturas ao vivo) unindo música e artes visuais, além de espaço interativo e oficinas de desenhos e pinturas.

Afrocentrados Colab

A Afrocentrados apresenta um formato mais acessível para empreendedores que estão buscando se (re)posicionar no mercado pós pandemia. Localizada no L2 Norte do Shopping Bela Vista, a loja acolhe mais de 30 empreendedores de diversos bairros da periferia de Salvador, região metropolitana e até mesmo fora do Nordeste.

“É grande a dificuldade de estar com seu produto exposto em um espaço físico, que lhe dê condições de se manter. Assim, a Afrocentrados Colab tem como missão acolher afro empreendedores e inseri-los na Economia Colaborativa da cidade, valorizando seu potencial autoral, crescendo juntos e firmando parcerias”, destaca a CEO da Afrocentrados Colab, Cynthia Paixão.

Continue Reading

Artes

Novembro Negro Sussuarana terá série de eventos na comunidade

Jamile Menezes

Publicado

on

Novembro Negro Sussuarana procura promover a expressão cultural nas comunidades periféricas de Salvador.

A comunidade de Sussuarana vai realizar mais uma edição do “Novembro Negro Sussuarana”, com destaque para a XXI Caminhada da Consciência Negra. Neste ano, a celebração virá com o projeto “Danças Negras e Periferia – Intersecção do Bicentenário e Suas Conexões”, iniciativa que visa fortalecer a cultura negra e promover o diálogo sobre questões sociais e raciais.

Sob o tema “Intersecções Ancestrais – Danças Negras e Periferia”, a Rede sociocultural de Sussuarana se prepara para uma série de eventos.

A XXI Caminhada da Consciência Negra, marcada para o dia 19 de novembro, às 9h30, terá início na Unidade de Saúde da Família (USF) Sussuarana Raimundo Agripino, na Av. Ulysses Guimarães, em Sussuarana Velha, e se estenderá até a Praça do Colégio Estadual Ruth Pacheco, em Nova Sussuarana. O desfile contará com a presença de rainhas, príncipes e princesas das Noites da Beleza Negra em Sussuarana.

Além disso, a caminhada será acompanhada por diversas apresentações culturais, incluindo capoeira, a tradicional ala das baianas e grupos de dança, transformando as ruas em um grande palco cultural.

A inovação deste ano do Novembro Negro Sussuarana é o projeto “Danças Negras e Periferia”, desenvolvido pelo Núcleo Artístico de Favela (NAF), em parceria com o Coletivo Negritude Sussuarana. O projeto busca dialogar sobre questões de conduta social e racial.

Uma das atrações mais aguardadas do projeto é a mostra artística itinerante que será realizada em novembro, coincidindo com a XXI Caminhada da Consciência Negra. A mostra exibirá os resultados das oficinas realizadas durante o projeto.

O Novembro Negro Sussuarana procura promover a expressão cultural nas comunidades periféricas da capital baiana e valorizar a cultura afro-brasileira.

O projeto “Danças Negras e Periferia” foi contemplado pelo Edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa).

Continue Reading

Artes

Novembro Negro 2023 será lançado na Concha Acústica

Jamile Menezes

Publicado

on

Novembro Negro 2023 terá bandas negras na Concha Acústica

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), abre oficialmente o Novembro Negro 2023, nesta terça-feira (7), às 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do local, a partir das 15h, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível para o Programa Bahia Sem Fome.

A programação conta com apresentação do Bando de Teatro Olodum e shows de Cortejo Afro, com participação de Tonho Matéria; Banda Didá; Yayá Muxima; e Ilê Aiyê, que recebe Dão e Ana Mametto como convidados.

O público poderá conhecer a agenda de atividades do Novembro Negro 2023, realizadas ou apoiadas pela gestão estadual ao longo deste mês, para fortalecer a luta antirracista e contribuir na garantia de direitos da população negra. As ações incluem shows, debates, atos públicos, inaugurações, festivais, feiras e caminhadas.

Serviço

O quê? Abertura oficial do Novembro Negro 2023

Quando? 7 de novembro, terça-feira, às 18h

Onde? Concha Acústica do Teatro Castro Alves

Como? Retirada de ingressos na bilheteria do local, através da doação de 1kg de alimento.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA