Artes
Salvador recebe Mostra Nacional de Negras Autoras dias 21 e 22 de janeiro

Mais de 20 mulheres negras – artistas, compositoras, poetas – estarão reunidas durante dois dias, em Salvador, para a I Palavra Preta – Mostra Nacional de Negras Autoras, produzida pela cantora e compositora soteropolitana Luedji Luna e da poeta/cantautora brasiliense Tatiana Nascimento. A mostra acontecerá na Casa Preta, bairro do Dois de Julho e ingressos serão vendidos a R$5 no local (para cada dia), começando às 16h.
A Mostra Palavra Preta tem como objetivo ser mais um espaço negro de confluência, compartilhamento e visibilização do protagonismo de artistas afrobrasileiras com ênfase na produção cultural poética, musical, performática e plástica. Na ocasião, comidas serão vendidas pelo projeto La Frida e terá também exposição da artista, Annie Gonzaga.

Tatiana Nascimento Foto: Priscilla Bertolucci
“A primeira Palavra Preta traz pra Salvador a confluência do sonho de muitas que trouxeram, de longe e de antes, nossos passos até aqui: sendo donas da nossa voz, da nossa palavra, do nosso canto e de nossa poesia, alimentamos a nós mesmas, e nutrimos também umas às outras” – Tatiana Nascimento.
As organizadoras pretendem lançar um olhar crítico ao silenciamento e invisibilização que historicamente tem sido impostos às mulheres negras e seus fazeres culturais. Por meio do encontro, serão postos em diálogo – através das diversas artes – os papeis subalternos, exotizados, e/ou estereotipados associados às mulheres.

Luedji Luna – Foto Joice Prado
“Com Palavra Preta materializamos uma recusa frutífera e criativa aos lugares rasos que o racismo, o cissexismo, a lesbofobia, o classismo nos destinam: ao mercado artístico que nos carnavaliza, à mídia corporativa que exibe nosso sangue como troféu, respondemos com nossa própria voz, nossa própria canção, nossa própria poesia” – Tatiana Nascimento.
Confira a programação:
Dia 21/1 – Sábado
Compositoras:
Alexandra Pessoa
Aline Lobo
Aryani Marciano (SP)
Tatiana Nascimento (DF)
Emillie Lapa
Zinha Franco
Poetas:
Cidinha da Silva (MG)
Maiara Silva
Natália Soares
Sol (Dricca Silva)
Dia 22/1 – Domingo
Compositoras:
Jadsa Castro
Verona Reis
Luedji Luna
Marília Sodré
Vanessa Melo
A Intêra
Poetas:
Lívia Natália
Jamile Santana
Sys Fagundes
SERVIÇO
I Palavra Preta – Mostra Nacional de Negras AutorasQuanto:
Onde: Casa Preta (Rua Areal de Cima, 40 – Dois de Julho)
Quanto: R$5/dia
Horário: 16h
Artes
Shopping Bela Vista realiza o projeto AfroBela

O Shopping Bela Vista realiza o projeto AfroBela neste mês de novembro. Tem rodas de conversas que acontecerão no Palco do Bela, pré-estreia do filme Ó Paí Ó 2, o projeto multimídia Arte Afro Urbana, uma iniciativa do artista Marcos Costa (Cabuloso), e a operação Afrocentrados Colab, localizada no L2 Asa Norte. Além disso, o Bela sediou a 3ª edição da Feira Afro Criativa, de 10 a 12 de novembro, que reuniu empreendedores negros do Cabula aliando moda, gastronomia, música e arte.
Acontece nesta sexta (17/11), às 18h, a roda ‘Fala Preta – A força do Empreendedorismo Feminino’, moderada pela articuladora cultural e CEO da Afrocentrados Colab, Cynthia Paixão. O encontro contará com a presença da artesã capilar e CEO do salão Cia das Tranças Gerusa Menezzes, a bióloga e CEO da Iyà OMI Cosmética Natural Dra. Sueli Conceição e a terapeuta quântica e empreendedora digital Priscila Monifa.
Já na segunda, 20 de novembro, a programação terá abertura especial com o Cortejo Confraria das Deusas. A roda de conversa irá debater ‘Consciência ou Resistência? Com que cor eu vou pro Shopping’, também moderada por Cynthia Paixão, com as convidadas Gessica Santos, assistente social e co-fundadora da Ibajus, e Milla Costa, CEO da Empedrados Moda Inclusiva. Para encerrar o evento, acontecerá o desfile: Empoderados Moda Inclusiva Infanto-juvenil.
Na próxima sexta (24/11), a roda Fala Preta! irá abordar ‘Mulheres de Matriz Africana no mundo dos negócios’, com as convidadas Gisele Matamba, Iyalorisà, multiartista e CEO da Matamba Cerimonial; Cecília Cadile, Iyalasè e fashion designer de moda; Mayra Correia, CEO da Armô e Mayara Correia, designer e CEO da Armô, com a mediação de Cynthia Paixão.
Todos os encontros são abertos ao público e acontecem a partir das 18h no Palco do Bela, localizado na Praça de Alimentação (piso L2).
Pré-estreia de Ó Paí Ó 2
Neste sábado (18/11), às 20h, o Bela Vista vai realizar o evento de pré-estreia do filme Ó Pai, Ó. Sequência de Ó Pai, Ó (2007), o longa dirigido por Viviane Ferreira será exibido no cinema Cineflix, localizado no piso L3, e seguirá em cartaz aberto ao público.
Em paralelo, o Bela Vista irá receber no dia 24 de novembro a mostra multimídia do projeto Arte Afro Urbana Salvador com exposição de obras e intervenções artísticas de diferentes gerações de artistas afro urbanxs, como Marcos Costa – O Cabuloso, a designer Raiana Brito, a artista visual Niiny e o artista visual, desenhista e caricaturista Marcos Lima, entre outros.
Aberto ao público, o projeto multimídia instalado no piso L2 Norte é uma iniciativa do multiartista Marcos Costa, grafiteiro com 25 anos de experiência, bacharel em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, cenógrafo, professor e gestor do Cabuloso Atelier de Arte Urbana, no Pelourinho.
Entre os destaques da programação, estão as performances de pintura corporal e as Jam sessions com Live paints (pinturas ao vivo) unindo música e artes visuais, além de espaço interativo e oficinas de desenhos e pinturas.
Afrocentrados Colab
A Afrocentrados apresenta um formato mais acessível para empreendedores que estão buscando se (re)posicionar no mercado pós pandemia. Localizada no L2 Norte do Shopping Bela Vista, a loja acolhe mais de 30 empreendedores de diversos bairros da periferia de Salvador, região metropolitana e até mesmo fora do Nordeste.
“É grande a dificuldade de estar com seu produto exposto em um espaço físico, que lhe dê condições de se manter. Assim, a Afrocentrados Colab tem como missão acolher afro empreendedores e inseri-los na Economia Colaborativa da cidade, valorizando seu potencial autoral, crescendo juntos e firmando parcerias”, destaca a CEO da Afrocentrados Colab, Cynthia Paixão.
Artes
Novembro Negro Sussuarana terá série de eventos na comunidade

A comunidade de Sussuarana vai realizar mais uma edição do “Novembro Negro Sussuarana”, com destaque para a XXI Caminhada da Consciência Negra. Neste ano, a celebração virá com o projeto “Danças Negras e Periferia – Intersecção do Bicentenário e Suas Conexões”, iniciativa que visa fortalecer a cultura negra e promover o diálogo sobre questões sociais e raciais.
Sob o tema “Intersecções Ancestrais – Danças Negras e Periferia”, a Rede sociocultural de Sussuarana se prepara para uma série de eventos.
A XXI Caminhada da Consciência Negra, marcada para o dia 19 de novembro, às 9h30, terá início na Unidade de Saúde da Família (USF) Sussuarana Raimundo Agripino, na Av. Ulysses Guimarães, em Sussuarana Velha, e se estenderá até a Praça do Colégio Estadual Ruth Pacheco, em Nova Sussuarana. O desfile contará com a presença de rainhas, príncipes e princesas das Noites da Beleza Negra em Sussuarana.
Além disso, a caminhada será acompanhada por diversas apresentações culturais, incluindo capoeira, a tradicional ala das baianas e grupos de dança, transformando as ruas em um grande palco cultural.
A inovação deste ano do Novembro Negro Sussuarana é o projeto “Danças Negras e Periferia”, desenvolvido pelo Núcleo Artístico de Favela (NAF), em parceria com o Coletivo Negritude Sussuarana. O projeto busca dialogar sobre questões de conduta social e racial.
Uma das atrações mais aguardadas do projeto é a mostra artística itinerante que será realizada em novembro, coincidindo com a XXI Caminhada da Consciência Negra. A mostra exibirá os resultados das oficinas realizadas durante o projeto.
O Novembro Negro Sussuarana procura promover a expressão cultural nas comunidades periféricas da capital baiana e valorizar a cultura afro-brasileira.
O projeto “Danças Negras e Periferia” foi contemplado pelo Edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa).
Artes
Novembro Negro 2023 será lançado na Concha Acústica

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), abre oficialmente o Novembro Negro 2023, nesta terça-feira (7), às 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do local, a partir das 15h, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível para o Programa Bahia Sem Fome.
A programação conta com apresentação do Bando de Teatro Olodum e shows de Cortejo Afro, com participação de Tonho Matéria; Banda Didá; Yayá Muxima; e Ilê Aiyê, que recebe Dão e Ana Mametto como convidados.
O público poderá conhecer a agenda de atividades do Novembro Negro 2023, realizadas ou apoiadas pela gestão estadual ao longo deste mês, para fortalecer a luta antirracista e contribuir na garantia de direitos da população negra. As ações incluem shows, debates, atos públicos, inaugurações, festivais, feiras e caminhadas.
Serviço
O quê? Abertura oficial do Novembro Negro 2023
Quando? 7 de novembro, terça-feira, às 18h
Onde? Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Como? Retirada de ingressos na bilheteria do local, através da doação de 1kg de alimento.