Beleza
II Encontro Maníacas por Lace Salvador reúne blogueiras famosas neste domingo (29)
![](https://portalsoteropreta.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Roberta-Ormezinda.jpg)
Mona Bamburusema
Neste domingo (29), Salvador sediará o II Encontro Maníacas por Lace, destinado aos interessados no mercado das perucas, hoje mais conhecidas como “wigs” ou “laces”. O encontro será no espaço Maison Piatã, a partir das 16h e tem como objetivo elevar a autoestima da mulher através do uso de wigs. Criado pela youtuber e empresária do setor Mona Bamburusema, o encontro vai reunir fornecedores, usuários e especialistas do segmento, entre eles, Irlaine Tavares, Roberta Ormezinda e Iza Marques.
“Extensões, mega-hair, alisantes e demais produtos e técnicas fizeram muitas mulheres terem os seus cabelos maltratados. As wigs possibilitam criar um look à beira da perfeição, sem prejudicar nem adoecer seu cabelo. Temos o poder de mudar de estilo, tamanho ou cor dos cabelos sem a necessidade de um profissional ao lado. E tudo isso sem gastos altíssimos”, explica Mona Bamburusema.
![wigs percucas](https://portalsoteropreta.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Irlaine-Tavares.jpeg)
Irlaine Tavares
As wigs são perucas usadas já há bastante tempo por muitas mulheres nos Estados Unidos, entre elas, muitas famosas como Naomi Campbell, Beyoncé e Rihanna, artistas que estão antenadas com essa nova tecnologia em perucas que vem transformando a vida de muitas mulheres por todo o mundo.
“É muito importante nos reunirmos, mas o mais relevante é incentivarmos as mulheres a usarem as wigs sem preconceito. Não é só uma questão de camuflar os efeitos de uma doença, mas as perucas são acessórios que podem ser usados para que elas se sintam diferentes, que elas usem quando tiverem vontade de ser loira, ruiva ou qualquer outra coloração. Muita gente não pinta o cabelo por medo do estrago que a tintura pode causar. Com as wigs fica tudo mais fácil!”, diz Irlaine Tavares.
![tiama](https://portalsoteropreta.com.br/wp-content/uploads/2016/10/tiama.jpg)
Tia Má
“Vimos diversos depoimentos de mulheres que mudaram sua vida, seja depois da quimioterapia, da alopecia genética ou adquirida, ou simplesmente usuárias comuns, sobre como a vida profissional, sexual ou social mudou depois de se sentirem mais bonitas e mais seguras para enfrentar os desafios. Depois disso, entendemos que o nosso Encontro vai muito além do que a venda de perucas”, destaca Mona.
Para participar do II Encontro Maníacas por Lace, ingressos serão vendidos a R$10 na portaria do evento e no Portal Sympla. O encontro vai contar com a presença de expositores do segmento das wigs, oficinas de maquiagem e moda, consultoria com a Tia Má (também usuária de wigs), além de shows musicais dos artistas Sérgio Dau, Van Divo e Luana Assiz.
![wigs percucas](https://portalsoteropreta.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Iza-Marques.jpg)
Iza Marques
“Vamos abrir a cabeça das mulheres e tirar o preconceito delas. O encontro proporcionará um momento de transformação, de mudanças. As mulheres quando decidem usá-las, imediatamente recebem elogios. Queremos criar mais usuárias e dar a elas esse poder de transformação!” – Iza Marques
PROGRAMAÇÃO
16h – Abertura do II Encontro das Maníacas por Lace Salvador-Bahia 2017
Palestrante: Mona Bamburusema
16h20 – Wigs, empoderamento e valorização da beleza negra
Palestrante: Irlaine Tavares
17h – Buffet + Sorteios
17h15: Consultoria com Tia Má (Maíra Azevedo)
17h30 – Feira de Expositores + Show de Sérgio Dau – Visitação aos stands dos fornecedores de wigs, moda e estética com um super show ao vivo.
18h – Oficinas
AutoMaquiagem com Priscila Souza Ramos;
Trançado e Manutenção de Wigs com Alberto Alves;
Tranças com Ana Cláudia Telles.
19h40 – Show da Drag Queen Van Divo
20h – Show de Luana Assiz
DATA: 29 de Janeiro de 2017
LOCAL: Maison Piatã
INGRESSO: R$10
Fotos: Divulgação
Beleza
Ilê Aiyê divulga as 15 finalistas da Deusa do Ébano 2025
![](https://portalsoteropreta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Candidatas-Deusa-do-Ebano-2025-Foto-Andre-Frutuoso-3-1_Easy-Resize.com_.jpg)
As 15 candidatas ao título de Deusa do Ébano 2025 foram anunciadas. No dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza, Adriane, Camila, Caroline, Cecilia, Ivana, Isis, Lorena, Maria Victoria, Nayara, Rafaela, Stephanie, Tainã, Thuane, Wania e Yasmin irão disputar o posto de Rainha do Ilê Aiyê, carregando o nome do Mais Belo dos Belos. As finalistas selecionadas vão mostrar no palco sua beleza, gingado e carisma em busca da tão almejada coroa, que será entregue em mãos pela atual Rainha Larissa Valéria Sá Sacramento.
A grande vencedora fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador e vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. São 15 mulheres, entre 19 e 35 anos, algumas na primeira, outras já na quinta vez concorrendo, cada uma com sua história de resistência e motivação pessoal para lutar pelo sonho de ser a Deusa do Ébano.
O concurso demonstra o poder da ancestralidade e dos valores que são passados de geração em geração de pais para filhos, que crescem sob a influência do Ilê Aiyê em suas vidas desde cedo. Todas as candidatas têm em comum o desejo de empoderar outras mulheres pretas e mostrar que a competição vai muito além da valorização dos traços e da estética negra. O primeiro bloco afro do Brasil cumpre, desde a primeira edição da Noite da Beleza Negra, o papel de destaque na luta por igualdade racial e resgate da autoestima da mulher negra, com a implantação de uma política pioneira de Ação Afirmativa.
A Deusa do Ébano da 44ª edição vai liderar o Carnaval do Ilê Aiyê de 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a Rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa.
Beleza
Seletiva da Beleza Negra do Ilê Aiyê acontece nesta quarta-feira (15)
![](https://portalsoteropreta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-15-at-12.26.31_Easy-Resize.com_.jpg)
A seleção das 15 finalistas que concorrem ao título de Deusa do Ébano 2025 do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 15h. Com cerca de 180 inscritas de diversos lugares do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Barreiras e Feira de Santana, a seletiva vai avaliar a performance de dança afro de cada candidata para, enfim, o júri anunciar quais delas voltarão para casa mais próximas de realizar o sonho de brilhar no posto de Rainha do Ilê.
A grande vencedora será revelada no dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza Negra, uma das festas mais esperadas do verão de Salvador. A Rainha eleita de 2025 vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. Além de ocupar uma posição de destaque na luta por igualdade racial e tornar-se ícone do empoderamento da mulher negra e da sua atuação transformadora na sociedade, a Deusa do Ébano é uma exaltação à estética negra, sendo o concurso uma das ações afirmativas mais importantes do Ilê Aiyê.
![](https://portalsoteropreta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-15-at-12.26.32_Easy-Resize.com_.jpg)
Foto: André Frutuoso
A vencedora da 44ª edição fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa. Atualmente, o cargo de Deusa do Ébano está muito bem representado pela empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento.
Serviço
Seletiva finalistas Deusa do Ébano 2025
Data: 15 de janeiro (quarta-feira)
Horário: A partir das 15h
Local: Senzala do Barro Preto – Curuzu
Beleza
Teatroescola abre inscrições para curso de maquiagem gratuito
![Teatroescola](https://portalsoteropreta.com.br/wp-content/uploads/2024/10/teatroescola_cursomaquiagem.jpg)
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso gratuito de maquiagem, voltado para jovens de comunidades periféricas de Salvador, oferecido pelo Teatroescola em parceria com a Avon. O projeto busca promover inclusão e diversidade no mercado da beleza, com foco na capacitação de jovens a partir de 15 anos, especialmente negros, indígenas e pessoas LGBTQIAPN+. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de outubro, pelo Instagram oficial (@teatroescolaoficial), pelo site teatroescola.org ou no link.
Esta formação faz parte do Laboratório de Estética Negra, que oferece conteúdos teóricos e práticos sobre a cultura negra, destacando a importância da representatividade e da diversidade no universo da beleza. Os participantes aprenderão técnicas como higienização, identificação de pincéis, colorimetria e preparação de pele, capacitando-se para atuar como profissionais qualificados na área de maquiagem. Ao final do curso, os alunos receberão um kit de produtos da Avon, que servirá como apoio inicial para a carreira.
![](https://portalsoteropreta.com.br/wp-content/uploads/2024/10/teatroescola_cursomaquiagem_2-300x207.jpeg)
Foto: Divulgação
Nesta edição, serão oferecidas 50 vagas para aulas presenciais de duas semanas no Teatroescola, localizado no Teatro Jorge Amado. O espaço é conhecido por oferecer experiências artísticas enriquecedoras, contando com infraestrutura moderna e orientação de profissionais renomados de Salvador. A parceria com a Avon reforça o compromisso da marca em promover a diversidade e quebrar paradigmas de beleza, criando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para jovens que desejam se especializar na área.
Na primeira edição, cerca de 100 jovens foram capacitados, com destaque para a especialização em maquiagem para pele negra, fortalecendo a representatividade no setor. A formação anterior também se destacou pela inclusão de uma turma acessível para pessoas surdas, reforçando o compromisso do Teatroescola com a inclusão. A instituição é pioneira no Nordeste ao oferecer uma formação bilíngue em Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltada para o contexto artístico.
Sobre o Teatroescola
O Teatroescola é uma instituição artística inclusiva e pioneira no Nordeste, com foco nos estudos da cultura afro-brasileira e indígena. Desde 2017, já formou mais de 900 jovens, oferecendo oportunidades de educação e profissionalização para afrodescendentes de Salvador e região metropolitana.